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Multichannel: Saiba o que é e confira dicas de estratégias

Multichannel é uma maneira de oferecer ao cliente escolhas. Assim, ele pode comprar onde e quando quiser. Confira como e porque implantar essa estratégia no seu negócio.

A solução Multichannel é uma estratégia do marketing que combina vários canais, online e offline. Desse modo, ela ajuda as empresas a divulgarem produtos e serviços ao público-alvo, no lugar e na hora certa. Fazendo isso ela oferece ao cliente diversas escolhas que facilitam a compra.

Parece simples, certo? Bom, na verdade, a estratégia Multichannel é um pouco mais complexa do que isso. Mas você não precisa se preocupar. Pois o Canal do Consultor trouxe informações que vão te ajudar a desvendar esse conceito. Além de trazer dicas especiais para implantar essa solução no seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é Multichannel?

A ação Multichannel é muito ampla e, certamente, possui várias definições. Portanto, vamos começar pelo significado do termo. Vinda do inglês, essa expressão comporta duas palavras.

O primeiro é “Multi” que quer dizer muitos ou vários. E o segundo é “Channel”, que significa canal. Portanto, podemos traduzir Multichannel para multicanal. Assim, fica mais fácil entender seu conceito.

Em termos simples, o marketing Multichannel é a implementação de uma única estratégia em vários canais ou plataformas. Tudo isso com o objetivo de maximizar as oportunidades de interagir com clientes em potencial.

Desse modo, um canal pode ser, por exemplo, os do meio digital. Como e-mail, sites, aplicativos, redes sociais e mensagens SMS.  

Além disso, o Multichannel também inclui os canais físicos do marketing convencional. Por exemplo, um anúncio impresso, um local de varejo, um evento promocional, ou o famoso boca a boca.

Assim, o cliente pode comprar usando o canal de sua escolha. Ou seja, em termos mais simples, o marketing Multichannel é uma questão de escolha.

Por que a estratégia Multichannel é importante?

A importância do marketing Multichannel é simples: você precisa estar onde seus clientes estão! E, acredite, eles estão por toda parte. Outra razão para usar essa estratégia é quando consideramos o perfil das pessoas que estão em vários canais.

O fato é que o Brasil é o segundo país que mais passa tempo nas redes sociais. Nesse sentido, os consumidores que estão em vários canais também gastam mais do que os outros. De três a quatro vezes mais do que quem está em um único canal, para ser mais preciso.

Sem dúvida, hoje em dia existem muitos canais disponíveis. Assim, o consumidor tem mais controle sobre o processo de compra. Em outras palavras, os clientes procuram mais informações sobre um produto ou serviço antes de adquiri-los. Para ser exato, 96% dos brasileiros fazem pesquisas online antes de comprar algo.

Logo, o seu marketing deve fornecer as informações que eles buscam, quando e onde eles preferem. Dessa forma, à medida em que o número de canais continuar aumentando, seu marketing Multichannel também deve aumentar.

Como criar uma boa estratégia Multichannel?

Então, o que é preciso para criar uma estratégia Multichannel de sucesso? Certamente, as campanhas dessa ação requerem um pouco mais de atenção do que as campanhas em um único canal.

Mas tudo se resume a 3 pilares que, quando bem feitos, é sucesso garantido. Entre eles está o estudo do público para entender melhor o comportamento e preferências dos consumidores.

Depois, é preciso escolher os canais mais vantajosos, com base no público. Por fim, é hora de pensar no modo como conectar essas plataformas para oferecer a melhor experiência ao cliente.

Tudo isso requer uma compreensão mais profunda do mercado e do marketing, além de ações chaves. Então, para descomplicar o processo, reuni aqui algumas dicas de como aplicar essas estratégias. Confira:

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1) Entendendo seu público-alvo

Para criar uma estratégia Multichannel, primeiro você deve entender o seu comprador. Então, pesquise e analise seu cliente para saber quem ele é. Nesse sentido, definir uma persona é a chave para criar ações de bons resultados. Assim, você consegue ter uma visão única do público.

Inclusive, estudar o modo como o cliente se comporta em todos os canais é muito importante. Isso porque muitas vezes o público interage de maneiras diferentes em cada ponto de contato. Logo, é fundamental ter uma visão do cliente em todos os canais.

Para obter essa visão e definir sua persona, é preciso reunir e organizar os diversos dados dos clientes. Mas cuidado, pois ter muitos dados do cliente não é o mesmo que ter um entendimento do cliente. Ou seja, não são apenas os dados em si que são importantes. É o que você faz com ele.

Outra dica é sempre acompanhar as mudanças. Afinal os clientes e os negócio mudam constantemente. Logo, sua estratégia deve mudar junto com eles. Isso significa trazer novos dados, atualizar informação, construir novos ações, e o que mais julgar necessário.

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2) Escolhendo plataformas

Na hora de escolher as plataformas da sua estratégia Multichannel, é preciso integrar canais tradicionais e emergentes. Em outras palavras, você deve simplificar a criação e a execução das suas campanhas para encaixar em vários canais.

Assim, a sua equipe de marketing consegue criar uma única campanha que pode ser replicada em vários canais. Mas para ter bons resultados você não deve em hipótese alguma pular a criação da persona. Pois a análise do público ajuda a sua equipe a avaliar o caminho que levou o consumidor à compra.

Além disso, entender o público é essencial para saber em quais canais os seus clientes estão. Desse modo, você realmente coloca a suas estratégias nos lugares mais relevantes para o seu público.

Além disso, você também deve pensar em canais onde é possível coletar dados dos clientes e gerar relatórios. Por exemplo, sites são ótimos indicadores de usuários. Com esse tipo de plataforma você consegue estimar seus resultados. Além de ter acesso a informações que te ajudam a melhorar sua estratégia Multichannel.

Tudo isso coloca o Santo Graal do marketing ao seu alcance. Ou seja, você alcança a pessoa certa, com a oferta certa, através do canal certo e no momento certo. Sendo que ainda reduz custos e melhora a eficácia e o desempenho dos seus esforços.

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3) Criando conexões

Sem dúvida, a experiência do cliente é um dos diferenciais competitivos mais poderosos que existe. E embora a qualidade da experiência do cliente seja importante, é fundamental ter uma mensagem consistente em todos os canais. Ou seja, você precisa manter a qualidade em cada plataforma da sua estratégia Multichannel.

Isso ocorre porque seus clientes experimentam sua marca como um todo. Seja através de interações online, em uma loja física, por telefone ou em alguma combinação dos dois. Nesse sentido, de que adianta proporcionar uma boa experiência online se a experiência na loja for negativa?

Logo, quando você trata cada canal como entidades distintas, o tiro sai pela culatra. Portanto, sempre pense na integração dos canais, visando a experiência do consumidor. Certamente, existem várias formas de melhorar a experiência do cliente. Mas em uma estratégia Multichannel, a integração é o primeiro passo.

Conclusão

Conforme as expectativas do cliente aumentam e a tecnologia evolui, a estratégia Multichannel se torna mais importante. Afinal, os consumidores querem ter escolhas. E uma experiência de compra contínua em várias plataformas é fundamental para isso.

Mas outra estratégia que pode ser melhor ainda é a Omnichannel. Pois ela interliga diferentes canais de comunicação de uma maneira mais eficaz. Ficou na dúvida sobre algum desses conceitos?

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Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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