Diferenças entre KPIs e SLA

Diferenças entre KPIs e SLA

Vamos descobrir as diferenças entre KPI´s e SLA?

O que é KPI´s?

KPI é uma sigla de Key Performance Indicator. Ou seja, traduzindo, é o Indicador Chave de Performance.

Assim, é uma forma de mensurar a efetividade das ações que você anda fazendo ou uma empresa produz.

Temos uma matéria que explica melhor sobre KPI´s, para acessar clique aqui.

O que é SLA?

SLA é uma sigla de Service Level Agreement, traduzindo é o Acordo de Nível de Serviço. Portanto, trata-se de um acordo onde empresas e clientes se alinham em função da prestação de serviços.

Nesses acordos são definidas questões contratuais referentes as responsabilidades que estarão envolvidos na prestação de serviço. Ou seja, tudo que esteja relacionado entre empresa (contratado) e cliente (contratante) deve estar neste acordo.

Além disso, também podemos dizer que a SLA é tudo que um prestador de serviços se propõem a entregar para um cliente.

Portanto, nele contem algumas regras e ações previstas em um contrato. Adicionalmente, são inseridas questões como o tempo que será realizado o serviço, as garantias de qualidade, os processos de execução do serviço e outros procedimentos necessários quando ocorrerem percalços.

As principais diferenças entre KPI´s e SLA são:

  • O SLA é um acordo onde os lados envolvidos (empresa e cliente) fazem parte de um acordo de serviços maiores.
  • O KPI é um indicador que é materializado na forma de avaliação ou relatório de performance.
  • O relatório que descreve os KPI´s não é um contrato ou acordo. Por conta disso ele cria direito ou obrigações para nenhuma das partes envolvidas (empresa e cliente).

Para explicar melhor vou gerar um exemplo:

Por exemplo, uma empresa de suporte em TI. O SLA dessa empresa com o cliente pode incluir:

  • A quantidade de horas de atendimento;
  • O tempo de médio previsto de resolução dos chamados;
  • Quais serão os procedimentos à serem realizados.

Além disso podemos dizer de forma hipotética que essa empresa no SLA tem definido: o tempo de resolução dos problemas deve ser de 98% e a duração máxima de 180 minutos.

Portanto, podemos definir como KPI´s nesta SLA:

  • O tempo de atividade médio do atendimento;
  • A quantidade de problemas atendidos em um período de tempo;
  • O número de profissionais disponíveis e outros itens.

Em conclusão podemos dizer que o SLA se refere a qualidade (mínima) esperada e acordada dos serviços prestados entre empresa e cliente. Já os KPI´s se referem aos indicadores de performance e eficiência de operação e aos objetivos contratados.

Ainda tem dúvidas? Então confira o nosso vídeo sobre o que é SLA e as diferenças com KPI´s.

Aproveite e conheça nosso canal no YouTube.

Outros textos que você pode curtir:

O que é Inbound Marketing?

Growth Hacking: o que é? Como utilizar?

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
Surpreendentemente, cerca...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo...

Rota Digital

O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
A publicidade moderna...
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais

Rota Digital

O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.