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Toda empresa lança seus produtos acreditando que eles irão dominar o mercado. Em um primeiro momento, isso pode até se concretizar, com um ganho rápido de popularidade e vendas. Então por que muitos desses produtos famosos da década de 80 e 90 acabaram falindo?

Essa é uma pergunta que acabamos fazendo constantemente, seja pela nostalgia ou pelo medo de repetir fracassos que poderiam ser evitados.

Por isso, acompanhe comigo uma lista de produtos que deixaram saudade nas prateleiras dos mercados e os motivos que podem ter feito isso acontecer. Foi sempre o marketing que falhou?

Sandália Samoa

A marca de sandálias, Samoa, obteve sucesso em seu lançamento com as suas campanhas com a temática das Olimpíadas de 1988.

Entretanto, o segmento de mercado em que a marca estava tentando se estabelecer já tinha duas gigantes: as Havaianas e a Rider.

Por isso, a sandália Samoa é um bom exemplo de produto famoso que veio à falência rapidamente, uma vez que não soube justificar os seus benefícios em relação à concorrência. Sendo lançada no fim dos anos 80, perdeu espaço no mercado e desapareceu em meados da década de 1990

Chiclete Ping Pong

O chiclete Ping Pong era um produto muito famoso entre as crianças, principalmente por ser muito barato e vir acompanhado de figurinhas colecionáveis.

Entretanto, esse é o segundo exemplo de produto que viu o seu sucesso ser comprometido devido à forte concorrência.

No sentido contrário das sandálias Samoa, que tentou se estabelecer em um mercado com concorrentes fortes, o Ping Pong, mesmo estabelecido, amargou a entrada de outros chicletes que souberam criar um público fiel.

Assim, produtos famosos como o Big Big e o Bubbaloo investiram em um marketing certeiro para cair no imaginário das crianças e fizeram o Ping Pong sair do mercado.

Esse é um produto que, apesar de ter o diferencial de preço e um brinde colecionável, era mais duro e não tinha o recheio açucarado que os outros tinham. 

Mesmo assim, não houve tentativa de reformulação do produto ou lançamento de uma nova linha dentro da marca.

Bebida Supligen

O Supligen foi um novo achocolatado dos anos 1990, investindo pesado em sua estratégia de marketing para diferenciá-lo dos concorrentes, a Nescau e a Toddy.

Dessa forma, era divulgado que esse achocolatado poderia ser misturado na água, e não apenas no leite. 

Isso poderia ser o suficiente para garantir seu sucesso. Entretanto, ele encontrou um grande problema para as suas vendas: o preço elevado.

Portanto, esse é um exemplo de produto que, apesar de ter um diferencial em relação aos concorrentes e um bom marketing, seu valor não justificava a troca. Como resultado, o produto faliu rapidamente.

Philco Dueto – TV e videocassete

Nos anos 90, era essencial para o entretenimento da família ter dois eletrônicos: uma TV de tubo e um aparelho de videocassete.

Logo, a Philco decidiu trazer para o Brasil um dos produtos famosos desse setor do exterior, a TV com videocassete acoplado, chamada de Dueto.

Entretanto, essa moda não pegou da mesma forma que a bebida Supligen: o preço não justificava a comodidade da compra conjunta.

Era mais barato comprar uma TV e um videocassete separados, além de ter toda uma preocupação caso uma das funcionalidades parasse de funcionar.

Você, como vendedor, pode tomar frente e fazer perguntas como: “gostaria de alinhar alguns pontos, tudo bem? Para eu poder entender melhor quais são os seus objetivos”

Quik e Smarties

Agora, vou falar sobre dois produtos da Nestlé que ainda existem e são produtos famosos até hoje. Só que não no Brasil.

O Quik da Nestlé você deve conhecer hoje como Nesquik, um pó para o preparo da bebida de morango. 

Entretanto, o produto foi lançado na década de 80 também com o sabor chocolate, que ainda existe e é o mais popular no exterior.

Já o Smarties é a alternativa da Nestlé para o M&M’s, com a mesma proposta de confeitos coloridos. 

Porém, a campanha de marketing no Brasil foi limitada, com alguns anúncios em gibis da época. Logo, as vendas nunca chegaram a decolar.

Esses dois exemplos de produtos mostram que só porque um produto tem certa fama em seus países de origem, não é certeza que eles irão se comportar da mesma forma em nosso país. 

Todo o preparo de mercado e de evidenciar os diferenciais, variedade e qualidade do produto são resultado de uma boa campanha de marketing.

Kolynos

A Kolynos foi uma das principais pastas de dente do Brasil por décadas. Não havia indícios de que o produto deveria sair de linha, então por que ele sumiu?

Bom, esse é um caso de produto que não faliu, exatamente, mas foi renomeado.

Logo após a compra da marca pela Colgate-Palmolive, em 1997, o órgão responsável por evitar monopólios no país exigiu que a marca Kolynos não fosse utilizada por 4 anos.

Em resposta, a Colgate renomeou o produto e fez o seu relançamento como Sorriso

Por fim, as campanhas de marketing e as vendas deram tão certo que o produto nunca precisou voltar ao seu nome original.

Conclusão

Em síntese, mesmo produtos famosos e de grandes marcas podem vir a sair de linha caso não seja feita uma boa gestão.

Essa gestão envolve tanto o marketing dos produtos quanto suas próprias características, como qualidade e preços.

Nesse sentido, devemos sempre estar cientes que o mercado e o perfil de consumidores está sempre em constante mudança. E exemplos de produtos que saem de linha e marcas que sucumbem à concorrência são muito importantes como aprendizado. 

Por fim, se você quiser aprender mais sobre estratégias de marketing para ter sucesso nas suas vendas e evitar virar mais um desses casos, não se esqueça de sempre conferir o Canal do Consultor e se inscrever também no meu canal do YouTube.

Se você ficou com alguma dúvida, me conta nos comentários abaixo ou me chama no Instagram.

Até a próxima!