Share of Mind é a participação de uma marca, empresa ou produto na memória das pessoas. Sobretudo, isso é muito importante, pois o sonho de quem trabalha no mundo do marketing e empresarial. Portanto, é que sua marca seja sempre lembrada pelo consumidor.

O Share of Mind traz esse dado estatístico. Porque, ele mede como as pessoas pensam sobre determinadas marcas, empresas ou produtos em suas categorias.

Portanto, para entender de forma mais simples este processo, basta saber se um consumidor pensa com mais frequência na marca X do que na Y, Z e outras na hora de comprar um produto. Como resultado, se assim for, a marca X alcançou um Share of Mind maior.

Em conclusão, para se ter esse dado e a conquista dessa lembrança do consumidor, os profissionais de marketing buscam incessantemente novas ideias, novos benefícios e recursos inovadores para que determinado produto conquiste a mente ou memória do cliente (consumidor). Finalmente, gerando um bom posicionamento da marca junto ao mercado.

O meio mais importante para isso é a qualidade do produtos, benefícios e vantagens, o valor agregado, qual a comunicação que é feita para se chegar até ao consumidor e o que ela lhe transmite. Porque, é preciso convencer de que essa marca (empresa ou produto) é a melhor opção nesta categoria.

Sobretudo, outro ponto importante é a imagem e identidade visual que o seu produto (marca ou empresa) apresenta. Porque, nela deve gerar confiança, desejo e fidelidade. Acima de tudo. é importante que profissionais de marketing e agencias participem deste processo. Pois eles saberão pesquisar o mercado e buscar a melhor forma de se apresentar ao consumidor.

Como calcular o Share of Mind?

Vou utilizar como base um exemplo do Livro Planejamento de Propaganda do autor Roberto Correia, ilustrada nesta tabela abaixo.

Marca
Citadas em 1º
Citadas em 2º
Citadas em 3º
Pontos
% – Share
A
10 menções
12 menções
18 menções
72
35,6
B
13 menções
13 menções
11 menções
61
30,2
C
15 menções
15 menções
21 menções
69
34,2
Ponderação
Peso 3
Peso 2
Peso1
202
100

 

E o que é Top of Mind?

Em primeiro lugar, para descobrirmos basta analisar o exemplo. Em especial a marca C, pois ela é a Top of Mind (a primeira opção em mente). Portanto, foi a mais lembrada e ocupou a primeira posição. Da mesma forma, a marca A é a que conquistou o melhor Share of Mind. Portanto, tem a maior participação na memória dos consumidores (ou possíveis). Sobretudo, podemos então afirmar que a marca C tem uma fatia de lembrança na mente das pessoas equivalente a 35,6% quando foi comparada com as outras marcas (empresas ou produtos) concorrentes.

Consequentemente, o grande desafio do marketing e das empresa é construir uma marca que seja Top of Mind. Pois assim será a primeira opção a ser lembrada pelo consumidor.

Existem casos que uma marca atinge um status e reconhecimento tão forte perante aos consumidores que se torna referência ou termos genéricos para suas categorias. Ou seja, invés de lembrar do que é o produto lembra-se da marcas, exemplos como: Band-aid, Bombril, Durex e outros.

Talvez você possa estar se perguntando se uma marca for Share of Mind significa que a participação em vendas/faturamento é igual da sua lembrança no mercado?

A minha resposta é que nem sempre. Porque, por mais que as pessoas lembrem desta marca, nem sempre irão comprar. Pois poderão optar por comprar produtos concorrentes por conta de condições comerciais, sendo elas: preço, distribuição ou outros fatores. Portanto, neste caso o Share of Mind irá medir apenas a profundidade que essa marca chegará e não a amplitude (ou absorção) comercial desta empresa no mercado que atua.

Dúvidas? Assiste o vídeo abaixo e veja se as esclarece. Caso não deixe uma mensagem que retornaremos.

 

Comentários

Comentários