o que é kpi
o que é kpi

O que é KPI?

O que é KPI?

A palavra KPI vem da sigla em inglês para Key Performance Indicator. A tradução dessa expressão é: Indicador Chave de Performance.

KPI = Indicador de Performance

Como todo indicador ele é uma forma de medir ações ou um conjunto de objetivos propostos pela organização. Ou seja, é uma maneira de saber se tudo o que fora planejado ainda está dentro do escopo inicial.

Em todas funções corporativas, existem milhares de indicadores que podem ser medidos, o que é muito importante em momentos de crise, como o que estamos passando atualmente. Uma vez que o fluxo de informação é imenso e constante, acompanhar os números ajuda a melhorar performance profissional, reduzir custo e, principalmente, evitar surpresas desagradáveis.

Para isso, é importante saber escolher quais são os indicadores que devem ser medidos, e como buscar essas informações.

É importante saber que o KPI pode ser um número inteiro ou um percentual. Por exemplo, se você quer medir a meta estabelecida pela empresa, você terá percentuais (70%, 90% e acima de 100%). Mas, se for medir ações diárias, o número pode ser somado como pontos definidos pelo grau de dificuldade, como:

  • Ligar para clientes e fazer pós vendas como valor 1 e reverter insatisfações como valor 2;
  • Vender um novo produto 3;
  • Fazer Pós-vendas e assim por diante

Todas essas ações podem ser somadas ao final do dia, e acumuladas durante o período predefinido pela empresa (semanal, quinzenal, mensal e até trimestral).

Fizemos um vídeo sobre esse tema e com o intuito de explicar melhor sobre essa ferramenta de mensuração de resultados. Veja-o abaixo!

Você também pode conferir nossos outros textos:

Importância do Uso de Metáforas e Parábolas na nossa Comunicação

Neuromarketing: o que é e como utilizar?

E nos acompanhar no Facebook e Instagram para ficar por dentro de todas as novidades! 

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
No universo das vendas,...
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...

Marketing

Marketing de performance x marketing de valor
Marketing de performance x marketing de valor: qual estratégia sua empresa deve seguir?
Nos últimos anos, o mercado...
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Sabia que empresas que...

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Gerar leads é o coração...
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Vivemos uma era em que...

Ações Comerciais

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Vivemos uma era em que...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Imagine montar uma loja...
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...
A verdade sobre vender todos os dias o que ninguém conta
A verdade sobre vender todos os dias: o que ninguém conta
Falar sobre vender todos...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
o que é target
O que é Target?

Marketing

Marketing de performance x marketing de valor
Marketing de performance x marketing de valor: qual estratégia sua empresa deve seguir?
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas de pequenas empresas
Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas de pequenas empresas

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados

Ações Comerciais

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A verdade sobre vender todos os dias o que ninguém conta
A verdade sobre vender todos os dias: o que ninguém conta
Redes sociais em 2026: quais plataformas apostar e como se preparar para o futuro
Redes sociais em 2026: quais plataformas apostar e como se preparar para o futuro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.