A importância do uso de Metáforas e Parábolas na nossa comunicação

A importância do uso de Metáforas e Parábolas na nossa comunicação

Porque usar metáforas e parábolas em uma comunicação?

O princípio básico da comunicação é que o emissor (quem vai se comunicar) envie o sua mensagem (o objeto da comunicação) de forma clara para o receptor (quem irá receber a informação), e este a receba sem ruídos ou com perda de informação.

Ou seja, quem se propor a falar tem de ser claro, informativo e didático para que quem for ouvir receba a mensagem de forma que entenda a mesma em sua plenitude. E é aí que está a importância das metáforas e parábolas, como falaremos adiante.

Parece fácil?

Mas não é! O maior problema do ser humano é se comunicar, pois boa parte das confusões e perda de desempenho é porque as partes envolvidas no processo de comunicação (emissor e receptor) não se alinham de forma sinérgica, ou seja, não se entendem por completo.

Certa vez, em um treinamento corporativo, ouvi do trainer que ensinar algo para alguém não significa que quem está por aprender, aprende. Ficou confuso? Simplifico! O que ele quer dizer é que nem sempre o conteúdo disponibilizado é aderente ao ouvido de quem está por receber essa informação. Ou seja, a linguagem, os exemplos e a dinâmica não está atrativo e didático para quem precisa aprender.

Por isso a principal dificuldade de profissional de treinamento é se comunicar. Pois buscar conhecimento do que irá ensinar, muitas vezes, é mais fácil do que repassar isso para outras pessoas. Nas empresas, existem profissionais excelentes executores e autoridades nos seus ramos. Mas que não sabem multiplicar e compartilhar esse conhecimento para crescimento de outros. Com isso a empresa acaba gerando uma dependência e prejudicando o crescimento da mesma.

Isso ocorre também nas relações comerciais, pois se quem está disposto a vender não souber apresentar o produto de forma clara e atraente para o cliente, onde o mesmo consiga entender e se interessar pela compra, a chance de perder a venda é enorme.

Portanto, para ajudar na comunicação entre pessoas, fiz essa matéria para mostrar algumas ferramentas bastante poderosas, sendo elas:

O que são Metáforas?

Metáfora é uma figura de linguagem onde se usa uma palavra ou uma expressão em um sentido que não é muito comum, revelando uma relação de semelhança entre dois termos.

Do latim, Metáfora significa algo (meta) sem sentido (phora) e é traduzida como transposição. No caso, transposição de sentido. Ela é uma das figuras de linguagem de comparação subjetiva, qual preza pela aproximação de duas coisas (ou seres). Isso a partir de uma característica semelhante entre elas. Por exemplo:

“O meu amigo é um um touro, levou o móvel pesado sozinho”

Obviamente que ele não é um touro e muito menos se parece fisicamente com o animal, mas a comparação esta para lhe mostrar que: tamanha é a força do amigo, que faz lembrar um touro. Neste exemplo usamos seres, sendo um animal e um humano. Mas podemos utilizar comparação entre seres, animais, plantas, humanos e coisas, como neste outro exemplo:

“Ele é forte como uma rocha”

Neste caso, colocamos ser humano comparado com uma coisa (a rocha).

Porque usar Metáforas?

A metáfora tem uma carga poética muito grande, uma vez que ela aumenta os possíveis significados das palavras e da informação que está passando. Facilitando de forma mais simples o entendimento das pessoas que recebem esta informação.

Sem contar que, sem perceber, falamos metáforas diariamente, como por exemplo, quando estamos sendo teimosos, dizemos ao próximo que “estamos dando murro em ponta de faca” ou, quando estamos cansados e sobrecarregados, dizemos que “carregamos o mundo em nossos ombros”.

O que são Parábolas?

Uma parábola é uma história contada para explicar uma verdade complexa. Ou seja, é uma pequena narrativa que usa alegorias para transmitir uma lição moral. Uma parábola não narra coisas que realmente aconteceram, e sim histórias inventadas mas que revelam verdades profundas ou passam mensagens para serem refletidas. Essas histórias pretendem trazer algum ensinamento de vida, pois possuem simbolismo, onde cada elemento da história tem um significado específico.

O uso comum de parábola é na religiosidade. Pois isso vem desde Jesus Cristo, que pregava utilizando essas histórias para melhor ensinar. E esse uso hoje é mantido por quase todas as religiões.

No mundo corporativo é muito utilizado em treinamentos, pois facilita o entendimento de quem está buscando aprimorar e aprender de forma mais rápida, motivar, diminuir ruídos e elevar sempre as reflexões.

E aí, ajudou? Ainda ficaram dúvidas sobre como e por que utilizar metáforas e parábolas? Assista o vídeo abaixo e entenda mais! Caso ainda tenha dúvidas, não se acanhe e entre em contato.

Conheça o nosso canal no YouTube também!

Outros textos que você pode curtir:

Follow Up: O que é?

CTA: O que é? Como aplicar?

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
No universo das vendas,...
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...

Marketing

Marketing de performance x marketing de valor
Marketing de performance x marketing de valor: qual estratégia sua empresa deve seguir?
Nos últimos anos, o mercado...
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Sabia que empresas que...

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Gerar leads é o coração...
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Vivemos uma era em que...

Ações Comerciais

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Vivemos uma era em que...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Imagine montar uma loja...
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...
A verdade sobre vender todos os dias o que ninguém conta
A verdade sobre vender todos os dias: o que ninguém conta
Falar sobre vender todos...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
o que é target
O que é Target?

Marketing

Marketing de performance x marketing de valor
Marketing de performance x marketing de valor: qual estratégia sua empresa deve seguir?
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como aplicar técnicas de inbound marketing no seu negócio
Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas de pequenas empresas
Como o marketing de conteúdo pode aumentar as vendas de pequenas empresas

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados

Ações Comerciais

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A verdade sobre vender todos os dias o que ninguém conta
A verdade sobre vender todos os dias: o que ninguém conta
Redes sociais em 2026: quais plataformas apostar e como se preparar para o futuro
Redes sociais em 2026: quais plataformas apostar e como se preparar para o futuro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.