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Os profissionais da área de vendas certamente já conhecem ou até mesmo utilizaram o termo “follow up”. E sabem que pode ser uma estratégia desgastante. Porém, saber utilizá-lo com seus potenciais clientes, é mais importante do que você imagina.

Devido a dinâmica incompreendida do follow up, diversos profissionais de vendas acabam por perder grandes oportunidades ao começarem a etapa com baixa qualidade. E, as vezes, isto acaba sendo um problema entre gestores e equipe. Por isso, é importante saber o que é e seus benefícios.

Conheça o Follow Up

O Follow up  não é nada mais do que o acompanhamento entre o vendedor e seu prospect ou lead. E pode ser feito através de telefonemas, redes sociais,  aplicativos de mensagens ou qualquer outro meio que ele preferir. Durante os processo de vendas, não existe uma fase específica para ser estabelecido.

Ou seja, precisa ser feito durante todo o processo de venda, em meio a um alinhamento entre as expectativas do cliente e as da empresa. Para que, desta forma, não ocorra nenhum tipo de problema ao final do processo e seu cliente mantenha-se satisfeito.

Exemplos comuns:

  • Vendedores que fazem o follow up com os leads. O objetivo é fazer com que o processo caminhe, se qualifique e tenha expectativas cliente e empresa alinhadas. Mostrando-se assim verdadeiros vendedores consultivos.
  • Área de Compras. O procedimento de follow up também é muito comum nesta área. Onde o departamento liga para seus fornecedores e obtém melhores informações e entendimento sobre prazos, satisfação do serviço e etc.
  • Assessores de imprensa que trabalham para determinados artistas. Estes fazem o follow up com diversos meios de comunicação e mensagem através de ligações, e-mails e derivados. E, geralmente, fornecendo informações com os objetivos de convencê-los a publicar algo sobre.
  • Mídias Sociais. Estas são grandes aliadas na hora de fazer o follow up. Pois facilita o contato direto e instantâneo com o cliente, principalmente o Whatsapp. Porém, é válido lembrar que tais interações por redes sociais devem ser permitidas pelo cliente. Se não o processo não será bem sucedido.

 Os benefícios

Através da prática, podemos gerar inúmeros benefícios.

Sendo fechamento da venda com o cliente o primeiro deles. Num follow up bem aplicado, a venda não guarda surpresa desagradáveis. Visto que você o acompanhou durante todas as fases da venda. Desta maneira, o cliente sairá satisfeito e consequentemente aumentando suas chances de fidelizá-lo e assim conquistar indicações, de maneira considerável.

Com essa prática, existem também as oportunidades de negócios e melhora do relacionamento com o cliente. Desde que suas interações e contatos com o mesmo  gere sempre um valor a ele, como soluções para problemas e dúvidas, e informações relevantes. Portanto, não envie apenas a oferta de produtos.

E aí, aprendeu um pouco sobre o Follow Up e sua importância num processo de vendas? São muitos os benefícios e as vantagens de se utilizar.

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