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Fulfillment: o que é e como funciona para o e-commerce?

Ter um bom fulfillment é uma das práticas logísticas que podem impulsionar as suas vendas na internet e dar os resultados que você espera do seu e-commerce.

À primeira vista, você pode até estranhar o nome, mas saiba que você está sempre lidando com o fulfillment, seja como vendedor ou como consumidor.

Esse termo vem de “order fulfillment”, termo da língua inglesa que, se traduzido ao pé da letra, seria “cumprimento do pedido”. 

Nesse sentido, fulfillment é o processo que compreende todas as ações integradas realizadas ao longo do envio de um produto, especialmente as que envolvem o atendimento e satisfação do cliente.

Por isso, para que você consiga fidelizar o seu público alvo e comece a vender mais, o fulfillment é um dos principais aspectos do seu negócio que você precisa se atentar.

Continue aqui comigo que eu vou te explicar tudo que você pode fazer para otimizar seu fulfillment e realizar o cumprimento do pedido dos seus clientes com excelência.

O que é fulfillment?

A princípio, o fulfillment engloba todos os processos envolvidos entre o momento do pagamento do cliente até a última etapa de entrega do pedido.

Dessa forma, é uma operação logística essencial para qualquer e-commerce, mas que muitas vezes acaba sendo colocada em segundo plano pela gerência das lojas.

Por sua vez, a consequência natural de tratar o fulfillment com pouca importância e tentar economizar demais nesses processos é gerar uma insatisfação generalizada dos consumidores pelo seu serviço e a sua marca.

 

Estoque

No período de armazenamento dos produtos, é importante manter a quantidade de produtos sempre atualizada e posicionada em localizações estratégicas. Dessa maneira, há um melhor controle do estoque, de sua seleção e reposição.

Separação (Picking)

A separação do pedido é feita a partir da aprovação do pagamento.
Nesse momento, a eficiência da organização do estoque dos processos internos fica evidente. Se você consegue separar o produto de forma ágil, é porque a loja possui uma boa organização.

Empacotamento (Packing)

Empacotar o produto de maneira correta é essencial para evitar prejuízos e garantir a sua integridade durante as etapas posteriores.
Além disso, a embalagem também impacta a percepção do cliente. Quanto mais segura, melhor é a reputação da marca e menores são os custos extras, como o de logística reversa e troca de produto.

Transporte

Para um bom fulfillment, é imprescindível que a entrega do produto cumpra os prazos estabelecidos. Além disso, soluções tecnológicas durante a entrega, como a disponibilização de rastreamento em tempo real, são muito bem-vindas.

Pós-entrega

Algumas das medidas para assegurar ao seu cliente que você está comprometido um bom fulfillment da venda é através de pesquisas de satisfação e oferecimento de suporte ao consumidor.

As etapas do fulfillment no e-commerce

As etapas do processo de fulfillment podem variar bastante. Isso porque dependem de diversos fatores, como o tamanho da empresa, do tipo de sistemas e estratégias, ou  se houve a escolha pela terceirização do serviço.

Porém, existem algumas etapas gerais, que qualquer empresa deve considerar para a sua logística. São elas:

A importância de ter uma boa “order fulfillment”

A importância de ter um bom fulfillment é clara quando você se coloca na posição de consumidor.

Afinal, acredito que você, assim como eu, também fica ansioso para o dia da entrega de um pedido ou fica bravo quando o produto chega danificado.

Em outras palavras, o fulfillment é basicamente a experiência que o cliente terá com a sua loja.

Por isso, desde o atendimento, passando pelo processamento do pedido e separação do estoque, até a entrega: tudo é essencial para a boa experiência do cliente.

Nesse sentido, o preço não é mais o principal fator na hora de fidelizar clientes. Um bom fulfillment, que supera expectativas, é o diferencial para o sucesso do seu negócio.

Otimizando o fulfillment no e-commerce

Antes de tudo, nós precisamos reconhecer a complexidade de tudo o que envolve um bom fulfillment

Apesar de englobar tarefas de rotina para empresas que trabalham com e-commerce, cada processo logístico precisa de sua capacitação e cuidado.

Por isso, os custos de realizar esses serviços por conta própria costumam ser altos, especialmente para empresas de médio porte.

Nesses casos, a estocagem, o manuseio e a expedição de produtos são atividades que, além de consumir o tempo da empresa, podem pegar uma fatia considerável dos rendimentos.

Dessa forma, a principal medida para cortar gastos, sem prejudicar a eficiência do fulfillment, tem sido a terceirização.

Parceiros e serviços: a tendência da terceirização

Recentemente, a terceirização dos serviços tem sido a aposta para a otimização do fulfillment.

Logo, existem diversas empresas conhecidas por realizar esses processos que se tornam parceiros de fulfillment

Alguns dos exemplos mais famosos no país são a Amazon (FBA – Fulfillment by Amazon), o Mercado Livre (Mercado Envios Full) e a B2W (B2W Fulfillment).

Também são algumas das parceiras mais vantajosas. Afinal, grandes empresas como essas têm operações logísticas bem estruturadas, que garantem a eficiência da operação.

Conclusão

Com tudo o que eu falei até aqui, deu para perceber que a relação entre um fulfillment eficiente e o sucesso de um negócio é diretamente proporcional. 

Portanto, há cada vez menos espaço para o e-commerce que não está focado em um bom fulfillment.

Por isso, se você quer melhorar sua performance de vendas, esse é o principal ponto de melhoria.

Entretanto, se você também quiser saber como melhorar o seu negócio em vários outros aspectos, não se esqueça de sempre conferir o Canal do Consultor e se inscrever também no meu canal do YouTube.

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Até a próxima!

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Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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