Fulfillment: o que é e como funciona para o e-commerce?

Fulfillment: o que é e como funciona para o e-commerce?

[et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” admin_label=”section” _builder_version=”4.16″ custom_padding=”6px|0px|54px|0px||” custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ custom_padding_phone=”” transparent_background=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”off” custom_width_px=”1080px” custom_width_percent=”80%” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.16″ custom_padding=”0px||14px|||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” custom_margin=”13px|||||” global_colors_info=”{}”]

Ter um bom fulfillment é uma das práticas logísticas que podem impulsionar as suas vendas na internet e dar os resultados que você espera do seu e-commerce.

À primeira vista, você pode até estranhar o nome, mas saiba que você está sempre lidando com o fulfillment, seja como vendedor ou como consumidor.

Esse termo vem de “order fulfillment”, termo da língua inglesa que, se traduzido ao pé da letra, seria “cumprimento do pedido”. 

Nesse sentido, fulfillment é o processo que compreende todas as ações integradas realizadas ao longo do envio de um produto, especialmente as que envolvem o atendimento e satisfação do cliente.

Por isso, para que você consiga fidelizar o seu público alvo e comece a vender mais, o fulfillment é um dos principais aspectos do seu negócio que você precisa se atentar.

Continue aqui comigo que eu vou te explicar tudo que você pode fazer para otimizar seu fulfillment e realizar o cumprimento do pedido dos seus clientes com excelência.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” min_height=”218.8px” custom_margin=”39px||-2px|22px||” custom_padding=”||16px|12px||” global_colors_info=”{}”]

O que é fulfillment?

A princípio, o fulfillment engloba todos os processos envolvidos entre o momento do pagamento do cliente até a última etapa de entrega do pedido.

Dessa forma, é uma operação logística essencial para qualquer e-commerce, mas que muitas vezes acaba sendo colocada em segundo plano pela gerência das lojas.

Por sua vez, a consequência natural de tratar o fulfillment com pouca importância e tentar economizar demais nesses processos é gerar uma insatisfação generalizada dos consumidores pelo seu serviço e a sua marca.

 

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” min_height=”218.8px” custom_margin=”39px||-2px|22px||” custom_padding=”||18px|12px||” global_colors_info=”{}”]

Estoque

No período de armazenamento dos produtos, é importante manter a quantidade de produtos sempre atualizada e posicionada em localizações estratégicas. Dessa maneira, há um melhor controle do estoque, de sua seleção e reposição.

Separação (Picking)

A separação do pedido é feita a partir da aprovação do pagamento.
Nesse momento, a eficiência da organização do estoque dos processos internos fica evidente. Se você consegue separar o produto de forma ágil, é porque a loja possui uma boa organização.

Empacotamento (Packing)

Empacotar o produto de maneira correta é essencial para evitar prejuízos e garantir a sua integridade durante as etapas posteriores.
Além disso, a embalagem também impacta a percepção do cliente. Quanto mais segura, melhor é a reputação da marca e menores são os custos extras, como o de logística reversa e troca de produto.

Transporte

Para um bom fulfillment, é imprescindível que a entrega do produto cumpra os prazos estabelecidos. Além disso, soluções tecnológicas durante a entrega, como a disponibilização de rastreamento em tempo real, são muito bem-vindas.

Pós-entrega

Algumas das medidas para assegurar ao seu cliente que você está comprometido um bom fulfillment da venda é através de pesquisas de satisfação e oferecimento de suporte ao consumidor.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” min_height=”114.5px” custom_margin=”39px||-2px|22px||” custom_padding=”||16px|12px||” global_colors_info=”{}”]

As etapas do fulfillment no e-commerce

As etapas do processo de fulfillment podem variar bastante. Isso porque dependem de diversos fatores, como o tamanho da empresa, do tipo de sistemas e estratégias, ou  se houve a escolha pela terceirização do serviço.

Porém, existem algumas etapas gerais, que qualquer empresa deve considerar para a sua logística. São elas:

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” min_height=”218.8px” custom_margin=”39px||-2px|22px||” custom_padding=”||16px|12px||” global_colors_info=”{}”]

A importância de ter uma boa “order fulfillment”

A importância de ter um bom fulfillment é clara quando você se coloca na posição de consumidor.

Afinal, acredito que você, assim como eu, também fica ansioso para o dia da entrega de um pedido ou fica bravo quando o produto chega danificado.

Em outras palavras, o fulfillment é basicamente a experiência que o cliente terá com a sua loja.

Por isso, desde o atendimento, passando pelo processamento do pedido e separação do estoque, até a entrega: tudo é essencial para a boa experiência do cliente.

Nesse sentido, o preço não é mais o principal fator na hora de fidelizar clientes. Um bom fulfillment, que supera expectativas, é o diferencial para o sucesso do seu negócio.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” min_height=”218.8px” custom_margin=”39px||-2px|22px||” custom_padding=”||16px|12px||” global_colors_info=”{}”]

Otimizando o fulfillment no e-commerce

Antes de tudo, nós precisamos reconhecer a complexidade de tudo o que envolve um bom fulfillment

Apesar de englobar tarefas de rotina para empresas que trabalham com e-commerce, cada processo logístico precisa de sua capacitação e cuidado.

Por isso, os custos de realizar esses serviços por conta própria costumam ser altos, especialmente para empresas de médio porte.

Nesses casos, a estocagem, o manuseio e a expedição de produtos são atividades que, além de consumir o tempo da empresa, podem pegar uma fatia considerável dos rendimentos.

Dessa forma, a principal medida para cortar gastos, sem prejudicar a eficiência do fulfillment, tem sido a terceirização.

[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” min_height=”218.8px” custom_margin=”39px||-2px|22px||” custom_padding=”||18px|12px||” global_colors_info=”{}”]

Parceiros e serviços: a tendência da terceirização

Recentemente, a terceirização dos serviços tem sido a aposta para a otimização do fulfillment.

Logo, existem diversas empresas conhecidas por realizar esses processos que se tornam parceiros de fulfillment

Alguns dos exemplos mais famosos no país são a Amazon (FBA – Fulfillment by Amazon), o Mercado Livre (Mercado Envios Full) e a B2W (B2W Fulfillment).

Também são algumas das parceiras mais vantajosas. Afinal, grandes empresas como essas têm operações logísticas bem estruturadas, que garantem a eficiência da operação.

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.16″ custom_margin=”|auto|11px|auto||” custom_padding=”0px||0px|||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2022/06/458-scaled.jpg” alt=”venda e compra e-commerce” title_text=”Order fulfillment e-commerce business outline concept vector illustration” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”91.8%” module_alignment=”center” custom_margin=”-16px|||||” custom_padding=”49px||0px|||” global_colors_info=”{}”]

Conclusão

Com tudo o que eu falei até aqui, deu para perceber que a relação entre um fulfillment eficiente e o sucesso de um negócio é diretamente proporcional. 

Portanto, há cada vez menos espaço para o e-commerce que não está focado em um bom fulfillment.

Por isso, se você quer melhorar sua performance de vendas, esse é o principal ponto de melhoria.

Entretanto, se você também quiser saber como melhorar o seu negócio em vários outros aspectos, não se esqueça de sempre conferir o Canal do Consultor e se inscrever também no meu canal do YouTube.

Se você ficou com alguma dúvida, me conta nos comentários abaixo ou me chama no Instagram ou LinkedIn.

Até a próxima!

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”]

Canal do Consultor no YouTube:

[/et_pb_text][et_pb_video src=”https://www.youtube.com/watch?v=VSEWR3HJw8Q” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″][/et_pb_video][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” link_text_color=”#e09900″ global_colors_info=”{}”]

Leia também:

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
No universo das vendas,...

Marketing

Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
O ambiente digital está...
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
No mundo digital, criar...

Empreendedorismo

A ciência por trás da conversão gatilhos, padrões e tomada de decisão
A ciência por trás da conversão: gatilhos, padrões e tomada de decisão
A conversão é um dos...
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Gerar leads é o coração...

Ações Comerciais

Métricas que não geram vendas como evitar ilusões que sabotam resultados
Métricas que não geram vendas: como evitar ilusões que sabotam resultados
O marketing digital sempre...
Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Young men are broadcasting online clothing sales
O futuro do social commerce: como transformar redes sociais em máquinas de venda
As redes sociais evoluíram...
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
O ambiente digital está...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

Aprendizado contínuo o hábito que define os líderes do futuro
Aprendizado contínuo: o hábito que define os líderes do futuro
Os líderes do futuro...
retenção digital
A nova retenção digital: o que faz o cliente voltar quando tudo é descartável
A retenção digital se...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
banner de um bom vendedor de sucesso
3 Perguntas que Todo Bom Vendedor Deve Saber Responder

Marketing

Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
Métricas que não geram vendas como evitar ilusões que sabotam resultados
Métricas que não geram vendas: como evitar ilusões que sabotam resultados

Empreendedorismo

A ciência por trás da conversão gatilhos, padrões e tomada de decisão
A ciência por trás da conversão: gatilhos, padrões e tomada de decisão
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca

Ações Comerciais

Métricas que não geram vendas como evitar ilusões que sabotam resultados
Métricas que não geram vendas: como evitar ilusões que sabotam resultados
Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Young men are broadcasting online clothing sales
O futuro do social commerce: como transformar redes sociais em máquinas de venda
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

Aprendizado contínuo o hábito que define os líderes do futuro
Aprendizado contínuo: o hábito que define os líderes do futuro
retenção digital
A nova retenção digital: o que faz o cliente voltar quando tudo é descartável
A estratégia dos 3 Cs do marketing moderno: Contexto, Clareza e Conversão
A estratégia dos 3 Cs do marketing moderno: Contexto, Clareza e Conversão
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.