Escolha uma Página

A otimização da performance do seu site precisa ser prioridade. Ninguém gosta de clicar em um link e ficar esperando um longo tempo para ele abrir – isso quando o site abre.

Dependendo da demora, o resultado é um só: a empresa perde uma venda.

Afinal, um website representa a empresa e a sua marca na internet. Um site com problemas é, definitivamente, uma das coisas que mais prejudicam a sua autoridade e o seu reconhecimento.

Imagine que a maioria das pessoas que visitam a sua página se depara com um carregamento lento, falhas no layout ou até mesmo links que não levam a lugar nenhum. Não dá, né?

O desempenho desse site faz toda a diferença na captação e retenção de clientes, porque nós encaramos uma página em pleno funcionamento como um reflexo direto do funcionamento da empresa.

Então, continue lendo este texto se quiser melhorar a performance do seu site, fazendo jus ao comprometimento do seu negócio.

O que é a performance do site?

Primeiro, eu preciso definir exatamente o que é considerada a “performance” do site.

De maneira bem simplificada, a performance do site tem a ver com seu desempenho. Ou seja, quanto tempo ele leva para abrir, se ele carrega totalmente as páginas, se está bem construído ou está cheio de links quebrados, etc.

Problemas na performance do seu site podem advir de diversos fatores, como:

  • Um erro no servidor; 
  • Erros no código HTML; 
  • Falhas de configuração do website;
  • Tamanho e qualidades das imagens carregadas.

Qual a importância da boa performance do seu site?

Até agora, eu falei sobre a importância de uma boa performance do site para o cliente que entra em contato com ele, especialmente em relação à imagem e autoridade da empresa.

Porém, existem muitos outros motivos que fazem dele um recurso importante.

A seguir, vamos citar e descrever algumas das suas diversas vantagens.

1 – Melhora o ranking no Google

Primeiro, a performance do site é um dos principais aspectos verificados pelos algoritmos dos mecanismos de busca para definir o ranqueamento de páginas.

Por isso, um site com bom desempenho também é um site com uma posição melhor nas pesquisas do Google. Isso é um grande trunfo para as técnicas de SEO.

2 – Aumenta o tráfego no site

A posição no ranking das ferramentas de pesquisa é essencial para aumentar o seu tráfego e as suas vendas a partir de uma abordagem que nós chamamos de orgânica.

Nesse sentido, quanto mais rápido o site carrega, mais tempo as pessoas tendem a passar realmente navegando por ele, pela comodidade e facilidade.

3 – Mantém os clientes satisfeitos

E se é sobre comodidade e facilidade que estamos falando, também é essencial levar em conta que o tempo que o usuário gasta pesquisando, navegando pelo site e fazendo o check-out compõe toda a experiência.

É óbvio: quanto mais veloz é o processo, mais satisfeito fica o seu cliente.

4 – Reduz gastos

Sim, é meio contra intuitivo dizer que melhorar o seu site, que é algo que você às vezes você precisa investir tempo e dinheiro, seja importante para reduzir gastos.

Mas é o mesmo princípio do “melhor prevenir do que remediar”. Quando uma empresa investe na qualidade do site, ela está trabalhando para reduzir as despesas lá na frente.

E por investir na qualidade do site, eu estou falando em servidores de hospedagem melhores, em uma manutenção mensal para atualização das ferramentas e algumas outras coisas que eu já vou falar melhor logo abaixo.

Isso porque, agora que você já entendeu a importância da performance do seu site, está na hora de entrar na parte do artigo em que eu detalho como você faz para melhorá-la.

Como melhorar a performance do seu site

Como melhorar a performance do seu site?

Um website é basicamente composto por vários elementos: plugins, códigos, imagens, animações, seções, etc. 

O requisito básico para que ele tenha uma boa performance é uma boa organização de todos os seus componentes. Tudo precisa estar bem coordenado.

Por isso, eu vou citar aqui alguns elementos que costumam prejudicar a performance do site quando ficam “fora do padrão”. Itens que você pode ajustar por conta própria sem um esforço tão grande.

1 – Imagens e vídeos

O que dá vida a um site são com certeza as imagens, vídeos e animações que você usa para construí-los.

Entretanto, o problema é que eles podem acabar prejudicando o funcionamento do site. O tamanho, o tipo de arquivo e o local onde você coloca esses elementos no site podem se tornar um problema.

Assim, o que você pode fazer é otimizar esse uso de recursos gráficos. Tente reduzir tamanhos muito grandes e deixe tudo o mais leve possível.

2 – Cache do navegador

O cache do navegador serve para salvar os dados principais de um site. Se uma pessoa acessar o seu site novamente, ele vai carregar muito mais rápido.

Por isso, coloque a opção para que o usuário permita o uso de cache. Boa parte dos servidores faz isso automaticamente, mas é bom ficar atento.

Sem o salvamento em cache, a pessoa que acessar o seu site vai ter que esperar tudo carregar do zero, o que vai deixar a sensação de lentidão ainda pior.

3 – HTTP

As solicitações HTTP são feitas sempre que alguém acessa a página.

Elas são solicitações de dados que o navegador faz para o servidor que hospeda o site e, quanto maior o número dessas solicitações, maior a lentidão do seu site.

Por isso, para que as solicitações não atrapalhem o desempenho, evite ao máximo que elas sejam numerosas.

Se quiser menos solicitações, você precisa fazer um site mais “clean” na sua composição. Diminua os tipos de fontes, use menos plugins – ou os substitua por plugins mais leves – e exclua imagens que não sejam estritamente necessárias. 

Nesse caso, menos é mais.

4 – JavaScript e HTML

O JavaScript e o HTML fazem parte dos “bastidores” do seu site. Mesmo que os usuários não vejam essa parte, elas também afetam a experiência deles.

Por isso, revise esses códigos e procure por problemas. Delete espaços a mais, diminua a quantidade de arquivos de estilo (CSS) e, se possível, contrate profissionais para ajudar a deixar seus arquivos mais leves e compactos.

5 – Tamanho da página

Especialistas de desenvolvimento de sites dizem que o tamanho ideal de uma página da web é de cerca de 1MB.

Como exemplo, o que costuma pesar mais são vídeos e plugins. Fique atento a eles.

Fora isso, use ferramentas para descobrir o tamanho do seu site, tem várias disponíveis com apenas uma pesquisa no Google. Eu uso o GTMetrix, que me dá, além do tamanho, uma nota de desempenho.

6 – Hospedagem

Por fim, se nada do que eu falei antes estiver resolvendo, é bem provável que você esteja no momento de contratar um servidor melhor.

A qualidade do serviço de hospedagem é essencial para a performance de um site. Ela fica responsável pela rapidez de carregamento, da segurança e da capacidade de visitas simultâneas.

Pesquise bastante as empresas de servidores que atuam no mercado, estude os planos e vantagens oferecidos e não tenha pressa: é melhor levar mais tempo pesquisando a fundo cada um dos serviços do que fazer uma contratação corrida que vai dar prejuízo no futuro.

Conclusão

Em suma, não faltam motivos para você investir na melhora da performance do seu site.

Espero que este texto tenha auxiliado a entender melhor sua importância e a promover uma melhor experiência para o usuário.

Caso você queira ficar sempre por dentro das melhores estratégias para melhorar a sua marca, continue sempre acompanhando o Canal do Consultor.

Acesse também o meu canal do YouTube e, se precisar esclarecer alguma dúvida, deixe um comentário ou mande uma mensagem no meu Instagram.

Até a próxima!