relacionamento vendendo por delivery
relacionamento vendendo por delivery

Como gerar Relacionamento e fidelizar clientes vendendo por Delivery?

Como gerar Relacionamento e fidelizar clientes vendendo por Delivery?

Sejam bem-vindos a mais um artigo da nossa série de Dicas do Consultor. As orientações de hoje são para atender ao pedido da nossa querida seguidora Débora. Ela tem um restaurante e neste momento de pandemia está sendo difícil fazer vendas somente através do delivery. Assim, ela nos fez uma pergunta: Como gerar Relacionamento vendendo por Delivery?

Portanto, hoje a minha missão é responder esta pergunta e ajudar você a vencer a crise. Sem dúvidas, as dicas que preparei para hoje podem ser um auxílio para quem vende por delivery. Mas também para quem possui um e-commerce, ou alguma outra forma de comércio que permite pouco contato com o cliente.

Então, vem comigo, siga a leitura e descubra formas incríveis de se posicionar à frente da concorrência durante a crise. Assim você terá sucesso ao oferecer um bom atendimento e gerar um relacionamento vendendo por delivery, ou à distância.

Dicas para gerar relacionamento vendendo por Delivery

Certamente, é muito importante se relacionar com os clientes e parceiros em todos os formatos de venda ou comércio. Com o delivery não é diferente. Mesmo através da entrega em casa, seu negócio deve igualmente ter um cuidado com o consumidor.

Em um restaurante físico que se destaca dos outros, os clientes são atendidos na porta com muito carinho e empatia. Fora que outro diferencial é no momento de pagar a conta. Na saída o atendente pergunta, de forma delicada, sobre quais foram os pontos fortes e os pontos fracos do serviço. Essa despedida também é uma boa oportunidade para oferecer um brinde de presente.

Tudo isso é essencial para criar engajamento e fidelizar o cliente. Ou seja, fazer com que ele volte a consumir o seu serviço, se tornando um parceiro fiel do seu negócio. Mas como criar esse relacionamento vendendo por delivery?

É um pouco mais difícil criar uma relação direta com o consumidor quando o serviço é feito à distância. Seja através de um serviço próprio de entregas, ou por aplicativos como, por exemplo, o iFood ou Rappi. Mesmo assim, ainda temos soluções para se aproximar e fidelizar o cliente por delivery. Confira as dicas do Consultor:

1) Escreva recados personalizados

Primeiramente, para aumentar sua relação com os consumidores, que tal mandar recadinhos exclusivos feitos a mão? Com certeza, escrever algo personalizado aproxima o cliente do restaurante, pois ele se sente mais acolhido.

Acima de tudo, é preciso ser empático, afinal a palavra do momento é empatia. Aliás, essa palavra significa se colocar no lugar do outro e compreendê-lo emocionalmente, de forma afetiva. Ou seja, demonstrar empatia faz com que o consumidor entenda que sua empresa dá valor à preferência dele. Portanto, isso cria uma proximidade, mesmo à distância, e gera um relacionamento por delivery.

Além disso, as mensagens por escrito são práticas e fáceis, não demandam muito tempo nem dinheiro do caixa. Então, aplique essa técnica no seu restaurante e você terá um diferencial enorme se comparado aos concorrentes. Por exemplo, você pode escrever recados como:

“Obrigado por fazer o seu pedido com a gente! Espero que essa refeição alimente e seja prazerosa.”

Por fim, conclua a mensagem com um coração, ou uma carinha feliz. Se lembre: o importante é ser empático e mostrar o cuidado que você tem com o cliente.

2) Envie brindes com os pedidos

Em segundo lugar, uma ótima ideia é enviar um brinde junto com o pedido que o cliente fez. Por exemplo, se o pedido for uma refeição, por que não incluir um docinho como sobremesa? Esse presentinho, certamente, é uma forma de demonstrar ao seu público que ele é especial para você.

Sem dúvidas, existem muitas opções, como um brigadeiro, ou um mini-churros. Da mesma forma, uma bala, ou um chiclete, também podem cumprir a função, sendo opções mais baratas. O mais importante é apresentar um diferencial. Em outras palavras, fazer algo que o concorrente não faz.

Assim você sai na frente, pois todo mundo gosta de receber um presentinho e se sentir especial, não é verdade? E os brindes são uma boa forma de sentir essa exclusividade e privilégio na hora da compra. Logo, deixe a sua marca com um docinho de brinde e melhore o seu relacionamento vendendo por delivery.

3) Utilize embalagens seguras

Não tem nada pior do que quando o seu pedido chega bagunçado, não é mesmo? Quando abrimos uma embalagem e a comida está com um aspecto ruim não dá nem vontade de comer. Fica ainda pior quando um líquido vaza, e você perde parte da refeição. Entretanto, a solução para que isso não aconteça é simples: utilizar embalagens seguras!

Sem dúvida, quando o pedido não chega do modo que o cliente esperava, isso cria imagem negativa para o restaurante. Desse modo, é provável que o consumidor não volte a comprar com você. Por outro lado, usando embalagens que protegem e preservam o formato da comida você consegue ter muitas vantagens.

Isso porque, primeiro nós comemos com os olhos. Ou seja, uma comida bonita é mais prazerosa. Então invista em embalagens que mantenham o aspecto atraente da refeição. Mesmo que, para isso, você precise aumentar o preço do produto. Outra dica é usar embrulhos que conservam o layout bonito do alimento.

Quanto mais carinho e segurança você demonstrar na embalagem, mais confiança o cliente terá no seu restaurante. Dessa forma, as chances dele comprar novamente com você aumentam muito. Lembre-se: a embalagem deve ser condizente com a qualidade do seu produto. Assim o cliente percebe mais valor no que adquiriu.

4) Responda as avaliações

Responder as avaliações online é um modo de manter contato e gerar relacionamento vendendo por delivery. Então, responda sempre que o cliente mandar uma avaliação positiva. Fale com ele mantendo um carinho e simpatia inigualáveis.

Com certeza, é importante responder mesmo que seja uma reclamação ou avaliação negativa. Nesses casos, você deve ser ainda mais carismático. Agradeça por esse cliente ter entrado em contato e prometa fazer o possível para melhorar a relação.

Esse retorno é essencial, pois, certamente, é melhor um cliente que conversa com você do que um cliente calado. Isso porque o cliente que não vai atrás, simplesmente recorre aos concorrentes, sem dar uma segunda chance. Então, sempre responda com muito carinho e atenção, ainda que seja uma crítica. Afinal, ser grosseiro cria uma imagem muito negativa para a empresa.

5) Treine seus entregadores

Treinar os entregadores para serem carinhosos e atenciosos também é uma dica valiosa para gerar um relacionamento vendendo por delivery. Portanto, se você conta com o próprio entregador, não deixe de seguir essa sugestão.

Por exemplo, instrua o funcionário a subir no prédio quando for o caso do cliente morar em apartamento. Isso é um grande diferencial, principalmente hoje em dia que muitos entregadores são funcionários de outra empresa. Assim, ele demonstra o mesmo carinho que você exprime no restaurante físico.

Essa é, sem dúvida, uma das dicas mais importantes, pois o entregador é quem representa o restaurante. Ele é o seu cartão de visita no momento da entrega. Logo, treinar ele a ser mais empático e carinhoso também mostra o diferencial do seu produto. Isso faz com que fique evidente o amor que o restaurante tem pelo cliente.

6) Faça pós-venda

Inegavelmente, manter uma relação de pós-venda ajuda a fidelizar o cliente. Assim, essa é uma estratégia eficiente para gerar um relacionamento vendendo por delivery. Então, após a entrega do pedido, espere cerca de 1 hora e envie uma mensagem ao consumidor. Pergunte como foi a experiência dele e procure saber o que ele achou do serviço.

Outra maneira de fortalecer esse pós-venda é enviar um cupom de desconto para a próxima compra. Da mesma forma, mande as promoções que surgiram, sendo sempre muito simpático e carinhoso.

Dessa forma, você mantém um relacionamento com esses clientes, mesmo à distância. Assim como as outras dicas, esta também mostra a importância que a sua empresa dá aos consumidores. O objetivo principal é manter a satisfação deles por meio da transmissão de confiança.

Considerações finais

Através dessas dicas práticas, com certeza, você conseguirá estreitar as relações com o seu público. Em um momento como é o da pandemia, infelizmente não é possível fazer muito mais, devido às barreiras sanitárias. Mas, certamente, essa crise não será mais um problema para você.

Então, recados, embalagens, brindes, e um contato personalizado, seja pelo entregador, ou pelas redes sociais, são elementos que fazem sucesso. Sem dúvida, ao adotar essas medidas você se coloca à frente da concorrência. Já que boa parte só pensa no preço do produto, considerar a experiência do cliente é um diferencial e tanto.

Tenho certeza de que com essas sugestões você fará muito sucesso, mesmo após a crise. Espero que tenham gostado das Dicas de hoje, e não deixem de enviar suas dúvidas nos comentários. Ou, então, me siga no Instagram,  Facebook e LinkedIn para falar diretamente comigo. E se você tiver alguma pergunta diferente, envie para mim, assim como a Débora fez.

Além disso, se inscreva no meu Canal no YouTube para ver as novidades do Consultor em primeira mão. Inclusive, o que acha assistir ao vídeo em que falo sobre todas essas dicas de uma forma mais prática ainda?

Leia também:

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
Surpreendentemente, cerca...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
A publicidade moderna...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.