Marketing Digital

Como crescer na internet usando Meme?

Usar Meme na sua estratégia digital é uma ótima forma de modernizar seu conteúdo e viralizar. Confira 5 dicas infalíveis de como fazer seu negócio crescer na internet usando Meme!

Os famosos Memes são verdadeiros sucessos da internet. Afinal, eles são hilários e fáceis de consumir, se tornando ótimas formas de entretenimento. Por isso, o Meme é uma opção perfeita para quem busca mais engajamento na internet.

Tanto que usar os Memes em estratégias de Marketing já é muito popular dentro da área. Inclusive, existe uma expressão para isso. O “Memejacking” que significa “roubar” um Meme para promover sua marca. Ou seja, quando uma empresa utiliza um Meme que já existe na internet, chamamos essa ação de Memejacking.

No Brasil, essa é uma estratégia que já ganhou os corações de muitas empresas. Isso porque nosso país é o rei dos Memes. Aliás, nós até ganhamos a primeira Guerra dos Memes, em 2016. A fama é tanta que eles já até saíram das redes sociais e ganharam todos os meios de comunicação. Como, por exemplo, blogs, jornais, e muito mais.

Mas, certamente, não são só marcas que podem crescer com o uso de Memes. Se você busca ser um influencer, ou simplesmente conquistar fama na internet, os Memes são a solução.

Então, se você procura engajar seu público e se tornar mais popular, você está no lugar certo! Confira as dicas que o Canal do Consultor preparou para te ajudar a crescer na internet e atrair mais consumidores.

Meme: O que é?

O Meme da forma como conhecemos hoje surgiu somente na década de 1990. Sua definição é muito abrangente. Porque memes podem ser imagens, vídeos, GIFs, catchphrases. Ou qualquer coisa que se relacione ao humor e se espalhe pela internet.

O termo é uma referência a Richard Dawkins que criou o conceito de Memes no livro O Gene Egoísta. Dawkins descreveu o Meme como uma unidade de informação com capacidade de se multiplicar, como um gene.

Nesse sentido, os Memes podem ser qualquer coisa, até mesmo uma ideia ou uma simples frase. Assim, eles se espalham mais rápido do que um vírus.

Ou seja, eles se multiplicam de forma similar ao que ocorre com o gene na genética. Além disso, assim como os genes, os Memes ficam na nossa memória e cultura. Pois eles se espalham pelo compartilhamento de pessoa a pessoa.

Por que usar Meme?

Segundo pesquisas, o brasileiro passa cerca de 3 horas e 31 minutos por dia nas redes sociais. Isso significa que para se destacar é preciso usar uma linguagem que chame a atenção. Nesse sentido, os Memes são a forma como as pessoas mais gostam de se comunicar.

Afinal, pense, quem não gosta de Memes? Não importa quem a pessoa seja, um bom Meme sempre faz todo mundo rir. Agora, imagine, você não prefere ser abordado em um momento de descontração e divertimento?

Portanto, os Memes ajudam a gerar mais engajamento e fortalecer a identidade de uma marca. De acordo com um estudo da Globosat e Consumoteca, 85% dos internautas brasileiros interagem com Memes.

Isso porque eles se conectam de forma única com o público-alvo, despertando a empatia. Ou seja, eles estabelecem a base para qualquer comunicação eficaz.

No Brasil, eles já fazem parte da nossa cultura e temos até um Museu de Memes. Fora que a ciência já comprovou que o riso pode melhorar a saúde. Então, não falta motivos para você adotar os Memes na sua estratégia e crescer muito na internet.

Dicas para crescer usando Meme

Certamente, não existe uma receita de bolo sobre como usar os Memes. Mas, para alcançar todos os benefícios dessa ferramenta, é preciso saber como ela funciona.

Nesse sentido, ao criar um Meme é preciso ter em mente algumas regrinhas. Confira as melhores estratégias para melhorar o seu desempenha na internet através dos Memes:

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1) Conheça seu público

Assim como qualquer estratégia de Marketing, o primeiro passo é conhecer sua persona. Ou seja, saber quem é o seu público. Afinal, é preciso haver identificação do público com o Meme para que ele seja eficaz.

Por exemplo, se seus seguidores são pessoas mais sérias e que buscam sofisticação. Nesse caso, o melhor seria usar Memes de pinturas renascentistas, livros ou filmes cults. Pois isso faz com que você aborde o humor sem deixar de lado a elegância. Como foi o caso da Gucci no Instagram.

Agora, sua abordagem é mais aberta e seu público são principalmente millenials, você terá o prato cheio. Isso porque, nesse caso, as possibilidades são infinitas. Mas a dica é criar Memes de assuntos que mais interessem esse público. O segredo é achar o equilíbrio entre se promover e engajar.

A Netflix, por exemplo, é uma marca que faz isso muito bem. No Twitter a empresa usa trechos de suas produções e combina com Memes do momento. Assim, o resultado é sempre positivo.

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2) Seja original

Engajar seu público com uma boa risada é uma ótima estratégia. Mas é preciso lembrar que você está usando isso como uma ferramenta para crescer. Então, colocar originalidade e a voz da sua marca é essencial.

Claro, é muito mais desafiador criar um Meme a partir do zero, ao invés de somente praticar o Memejacking. Porém, lembre-se que para se destacar é preciso apresentar um diferencial.

Um exemplo muito querido de Memes autênticos, por incrível que pareça, vem do Cemitério Jardim da Ressurreição. Eles brincam de forma descontraída com a morte e ainda promovem sua marca. Tanto que receberam o apelido carinhoso de Cemi, pelos internautas.

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3) Fique de olho nas tendências

Sem dúvida, o timing perfeito é o que faz o sucesso de um marketing com Meme. Lembra dos Memes que eram carinhas? Por exemplo, o Troll Face e seus similares. Certamente eles fizeram muito sucesso quando surgiram. Mas, atualmente, esses Memes se tornaram bregas e fora de moda.

Por isso, fique sempre de olho nos Trending Topics do Twitter. Além de monitorar as hashtags da vez no Facebook e Instagram. Afinal, para garantir engajamento e inovar, é importante saber quais são as tendências do momento.

Assim, é muito mais provável que seus Memes viralizem. Por exemplo, o Burger King aproveitou a onda da Cabeleireira Leila e lançou sua própria versão na época. O resultado foram milhares de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos.

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4) Contexto é tudo

Se um acerto na internet é o suficiente para viralizar sua marca, um deslize causa o oposto. Você deve se lembrar, por exemplo, de quando a influencer Gabriela Pugliesi ignorou as normas de segurança da pandemia. Ela recebeu tantas críticas que acabou perdendo os patrocinadores e até saiu do Instagram.

Então, para evitar esses erros é preciso manter a atenção no contexto antes de postar qualquer coisa. Por isso, antes de usar um Meme, verifique se ele está mesmo de acordo com seus objetivos. Além de confirmar se ele conversa com o seu público-alvo. Inclusive, observe também o momento e contexto histórico.

Por exemplo, não é de bom tom usar Memes que possam ser ofensivos de alguma forma. Ou banalizar um crime. Portanto, confira todos esses elementos antes de publicar Memes. Desse modo, você garante que a campanha dará certo.

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5) Analise os resultados

Uma das grandes vantagens de estratégias digitais é poder acompanhar métricas concisas. Com os Memes não é diferente. Portanto, fique de olho nos resultados das suas ações. As postagens com Memes estão mesmo chamando atenção? Será que todo Meme funciona no seu caso?

Verifique o alcance das suas publicações, quantos compartilhamentos, comentários e likes elas tiveram. Analisando essas informações você descobre o que seu público mais gosta e pode focar nisso. Mas cuidado para não ser repetitivo!

Usando Meme

Essas são algumas dicas de como crescer na internet usando Meme. Além dessas sugestões, lembre-se também de manter suas postagens simples. Isso porque Memes confusos caem no esquecimento. Então, se lembre de ser direto.

Por fim, faça Memes sobre a mensagem que você deseja passar, e não sobre você. Em outras palavras, não force a barra. Caso contrário, o jogo pode virar. Afinal, esse humor deve ser espontâneo e te ajudar com interações orgânicas.

Agora espero você está pronto para colocar essas estratégias em prática, como um verdadeiro boss! Gostou das dicas? Me siga nas redes sociais, Instagram e LinkedIn para conferir mais conteúdo que agrega. Confira também meus vídeos no YouTube, em que explico os artigos do blog de forma simples e prática.

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Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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