Dicas do Consultor

8 dicas definitivas para conseguir clientes no Instagram

Caso você ainda não esteja divulgando o seu negócio e conseguindo clientes no Instagram – seja ele um consultório, um varejo, um e-commerce ou até mesmo uma empresa B2B – saiba que você está perdendo boas oportunidades.

Afinal, só no Brasil, a rede social acumula mais de 122 milhões de usuários. São uma infinidade de pessoas que a sua marca pode entrar em contato todos os dias.

E mais do que aumentar a sua visibilidade, o Instagram também é a melhor ferramenta nos dias de hoje para conseguir clientes e fazer a sua estratégia de marketing digital dar resultados.

Por isso, continue lendo este artigo e confira as minhas dicas para aproveitar a potência que é essa rede social para conseguir vender mais.

A importância do Instagram

Antes de mais nada, precisamos reconhecer a influência que o Instagram exerce sobre o mercado atualmente.

A plataforma que faz parte do Meta, ex-Facebook do Mark Zuckerberg, trouxe diversas atualizações nos últimos meses e foi um tópico constante de controvérsias. Se você acompanhou as notícias, deve até ter ficado um pouco sobrecarregado.

Afinal, o algoritmo mudou e passou a sugerir vídeos com mais frequência, o que causou polêmica, boicote pelo público e influencers, e por aí vai. No fim, novas atualizações estavam saindo quase que semanalmente.

Mas a verdade é que o Instagram ainda é – e parece que vai continuar sendo – a principal plataforma para se comunicar com o seu público-alvo, chamar atenção para a sua marca e construir uma base de clientes fiéis.

Por isso, como a terceira maior rede social do nosso país – atrás somente do WhatsApp e do YouTube – o Instagram é sinônimo não só de visibilidade como também de conversões.

As dicas para conseguir clientes no Instagram

Bom, se você está lendo este artigo, você deve estar querendo saber como aumentar o seu alcance e, de quebra, converter mais vendas e turbinar sua renda.

Por isso, vou parar de divagar e entrar de uma vez nas 8 dicas definitivas que eu separei para conseguir clientes no Instagram ao máximo.

Dica 1 – Não tente vender tudo de uma vez no Instagram, vá aos poucos

Primeiro, precisamos lembrar que o Instagram é uma rede de pílulas de conteúdo

Dessa forma, mesmo que ele seja responsável por nos prender por horas e horas na tela do celular, o que a gente consome é rápido. São fotos, stories curtos de poucos segundos, os Reels, e por aí vai.

Por isso, não queira despejar todo o seu portfólio de uma vez só. Vá com calma.

Procure fazer postagens que apresentem um produto de cada vez, que evidenciem uma qualidade do seu trabalho a cada story.

Construa aos poucos sua presença e o seu perfil, porque é isso que traz o reconhecimento que você tanto procura.

Dica 2 – Tenha ganchos para trazer atenção para o seu trabalho

Bom, se a primeira dica tratava basicamente sobre o foco em qualidade
(e não quantidade), a segunda dica é sobre como se destacar e trazer atenção para o seu conteúdo.

Se tudo o que consumimos no Instagram são pílulas de conteúdo, você precisa descobrir como saltar aos olhos, ser aquela pílula vermelha num mar de pílulas azuis.

E a melhor forma de fisgar a atenção dos usuários não poderia ser outra coisa: com ganchos e palavras-chave. Certifique-se de colocar elementos que causem impacto, que se destacam de alguma forma.

Porém, lembre-se: capturar a atenção é uma coisa, mantê-la é outra

Por isso, você precisa praticar algumas técnicas de persuasão. Faça promessas sobre o seu produto ou serviço, mostre seus diferenciais e benefícios frente ao que é oferecido pela concorrência para cativá-lo.

Dica 3 – Aposte na interação com os seguidores

Como terceira dica, já que estamos falando sobre manter a atenção dos usuários, você precisa ficar atento ao que eles gostam. Saiba o que dá um maior engajamento.

Uma das melhores formas de obter essas informações é com enquetes. Abra a caixa de perguntas regularmente e instigue seus seguidores a comentar e expressar o que eles gostam sobre seus conteúdos.

Fique atento também às métricas, como curtidas, impressões e visualizações. Curtidas não representam conversões, mas podem ser meio caminho andado se você souber aproveitá-las.

Dica 4 – Tenha uma bio do Instagram atrativa

A sua biografia no Instagram, a famosa bio, é a primeira coisa que um novo usuário bate o olho ao entrar no seu perfil. Por isso, use-a com sabedoria.

Aproveite para expor um pouco das suas credenciais e os fatores que agregam valor ao seu produto ou serviço. Às vezes, também compensa colocar uma localização ou meio de contato mais fácil, como WhatsApp.

Por fim, não se esqueça de organizar tudo e deixar um link relevante ao final, seja para a sua loja ou um LinkTree com outras plataformas.

Dica 5 – Tenha um planejamento de postagens relevantes

A quinta dica é só a ponta do iceberg do marketing de conteúdo, que é um assunto que merece ser tratado à parte.

Porém, a minha sugestão pontual é ter um bom planejamento e ficar atento às postagens sazonais.

Com um planejamento, é possível montar um calendário de postagens relevantes e que causam impacto. Assim, você vai estar sempre presente no feed dos usuários, captando a atenção deles.

Por fim, a constância de publicações e a lembrança de datas importantes para sua persona demonstram autoridade e aumentam a percepção de valor sobre seus produtos ou serviços.

Seu produto é palpável? Tem como demonstrar como seu serviço funciona e quais são seus diferenciais? Então é isso mesmo que você precisa fazer: colocar o que você vende em frente à câmera.

Fazer vídeos é uma coisa que despontou no Instagram recentemente e vem trazendo ótimos resultados pra quem investe em gravar esse tipo de conteúdo.

Segundo pesquisas do HubSpot, por exemplo, mais de 70% das pessoas procuram por vídeos de dicas ou vídeos demonstrativos antes de tomar qualquer decisão de compra.

Por isso, não fique de fora da onda dos unboxings, das dicas de uso e das prévias. Mostre os benefícios do seu produto, desperte a curiosidade do cliente e não se acanhe em usar bordões como “veja como é fácil e rápido”.

E lembre-se de instruir o seu comprador, após a demonstração, sobre o como adquirir o produto. Faça uma chamada para o espectador clicar no link da loja ou chame para negociar na DM.

Dica 7 – Mescle o seu conteúdo

A sétima e penúltima dica é importantíssima para manter uma boa relação com seus seguidores e transformá-los em clientes no Instagram: mesclar o seu conteúdo.

Ninguém gosta de receber apenas posts querendo vender produtos no feed do instagram. Por isso, mesmo que o seu intuito seja vender, tente variar com posts sobre a sua área de atuação, dicas e curiosidades, uma citação ou depoimento.

Tente investir também em criar essa relação orgânica com seus seguidores, que se mostra cada vez mais efetiva para transformar usuários em clientes fiéis e criar autoridade.

Dica 8 – Campanhas de impulsionamento

Por fim, lembre que mesclar o conteúdo é importante, mas não por isso você deve deixar o investimento no comercial de lado.

Afinal, o foco final de trabalhar o seu conteúdo no Instagram é impulsionar a sua conversão, e não só os likes.

Pense o quanto você iria ter que gastar para fazer anúncios em outdoors, na tv e nas outras mídias tradicionais antigamente. Agora compare com os ads do Instagram e o custo-benefício que eles oferecem. Acredite, nunca foi tão barato alcançar novos clientes.

Além disso, aproveite tudo o que você tem a disposição: as métricas, o retorno dos investimentos, o canal de contato com os clientes no Instagram, etc.

Conclusão

Espero que estas dicas tenham sido valiosas para mudar a sua abordagem de conseguir clientes no Instagram. 

Busque utilizar todo o potencial dessa rede para fazer o seu marketing digital e impulsionar os resultados do seu negócio. Para empresas de pequeno porte, nunca foi tão fácil alcançar grandes audiências com um ótimo custo-benefício.

Caso você queira ficar sempre por dentro das melhores estratégias para melhorar a sua marca, continue sempre acompanhando oCanal do Consultor.

Acesse também o meu canal do YouTube e se precisar esclarecer alguma dúvida, deixa aqui nos comentários ou me manda uma mensagem no meu Instagram.

Até a próxima!

Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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