Intrução ao SEO: O que é? Para que serve? Diferença entre SEO e SEM
Intrução ao SEO: O que é? Para que serve? Diferença entre SEO e SEM

SEO (Introdução): O que é? Para que serve? Diferenças entre SEO e SEM

SEO (Introdução): O que é? Para que serve? Diferenças entre SEO e SEM

Hoje em dia, a Internet está presente em praticamente todos os aspectos da nossa vida, não é mesmo? Por isso, é bastante provável que você já tenha ouvido falar nessas três letrinhas tão importantes: SEO.

Mas, se você não sabe muito bem como funciona o mecanismo dos sites de buscas, esse pode ser um termo meio estranho. Não se preocupe, porque nós vamos explicar um pouquinho mais sobre essa ferramenta no post de hoje! 

SEO - Search Engine Optimization

Quando uma empresa investe em Marketing Digital, ela espera ser listada como um dos primeiros resultados nas ferramentas de busca. Afinal, 90% das pessoas só clicam nos resultados encontrados na primeira página do Google.

Estando em uma boa posição, você consegue mais cliques gratuitos e visitantes no seu site. Mas, afinal, como conseguir isso?

É aí que entra o SEO.

A palavra SEO significa Seach Engine Optimization, ou seja, otimização para mecanismos de busca. Já deu para entender um pouco, certo?

Então, o que o SEO faz?

O SEO realiza uma série de melhorias no seu site e no seu conteúdo, para que o seu site se torne um bom resultado para as ferramentas de busca.

Ou seja, o SEO é nada mais do que um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e páginas na web. E, como bem sabemos, sites otimizados geram mais tráfego e alcançam bons rankings orgânicos nas buscas.

Para que o SEO serve?

Como já dissemos, o SEO otimiza páginas da internet para buscas orgânicas. Para isso, você pode escrever textos que possuam uma leitura fluida e agradável, ou até mesmo criar URLs personalizadas.

Colocando em termos simples, para que uma página publicada na internet possa aparecer em mecanismos de buscas – como o Google ou Yahoo – ela precisa ser “lida” antes. Quem “lê” essas páginas são “robôs”, também conhecidos como crawlers.

O SEO serve como uma ferramenta para apresentar os dados do seu site, como o assunto que ele trata, para esses crawlers. Dessa forma, o seu site passa a ser exibido nas pesquisas.

Quanto mais otimizado, ou seja, quanto melhor o SEO, mais chances do seu site aparecer no topo das pesquisas orgânicas.

Para garantir que as páginas mais relevantes estejam sempre nos primeiros resultados, os “robôs” fazem essa leitura constantemente. Dessa forma, melhores resultados para pesquisa da palavra-chave estão sempre no topo.

É bom ressaltar também que as regras do SEO estão sempre mudando, então é sempre bom ficar de olho para que seu site mantenha a relevância sempre!

Para que o SEO serve?

Essa é uma grande pergunta, e não existe apenas uma resposta.

Por um lado, os links patrocinados são uma forma mais rápida e fácil de aparecer no topo dos resultados. Entretanto, também é uma estratégia muito mais cara do que o SEO.

Além disso, os links patrocinados possuem uma data de validade. Quando a sua campanha acaba, seu site desaparece da primeira página de buscas. Enquanto isso, o SEO possui um caráter mais permanente.

O SEO também parece de forma orgânica para os usuários, ou seja, não paga. Isso é muito importante, porque pesquisas mostram que os usuários das ferramentas de buscas preferem clicar em links não patrocinados, ou seja, que aparecem naturalmente em suas pesquisas.

Os links patrocinados, portanto, possuem uma maior chance de rejeição dos usuários, uma vez que podem aparecer em pesquisas que não interessam o usuário.

Já com os links otimizados com o SEO, o usuário tem mais chances de encontrar exatamente o que procura.

É possível que sejam gerados menos cliques do que com os links patrocinados, mas as conversões – que são realmente importantes para o seu site – aumentam.

Viu só como o SEO é algo relativamente simples, e que pode ajudar muito o seu negócio? Esperamos que tenha curtido e entendido um pouco mais sobre esse assunto tão relevante.

No nosso próximo post, iremos falar um pouco sobre dicas para implantar o SEO na sua empresa, então fique de olho!

Enquanto isso, você pode curtir o nosso Facebook e Instagram, e conferir o nosso canal do Youtube. E se ainda rolou dúvidas assista nosso vídeo abaixo:

Viu só como o SEO é algo relativamente simples, e que pode ajudar muito o seu negócio? Esperamos que tenha curtido e entendido um pouco mais sobre esse assunto tão relevante.

No nosso próximo post, iremos falar um pouco sobre dicas para implantar o SEO na sua empresa, então fique de olho!

Enquanto isso, você pode curtir o nosso Facebook e Instagram, e conferir o nosso canal do Youtube. E se ainda rolou dúvidas assista nosso vídeo abaixo:

Leia também os nossos posts anteriores para ficar por dentro do mundo do marketing digital:

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
Surpreendentemente, cerca...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo...

Rota Digital

O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
A publicidade moderna...
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais

Rota Digital

O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.