Qual a diferença entre B2B e B2C?

A principal diferença entre uma operação B2B (Business to Business ou vendas de empresas para empresas) e B2C (Business to Consumer ou vendas de empresas para o consumidores) é no tipo de cliente e na operação. Na venda B2B o cliente normalmente é outra empresa, isso vale quem compra para o seu consumo, ou para revender ou até como insumo para sua produção. Neste formato as operações são vendas por atacado para revenda ou de forma corporativa. Já a venda B2C é para o consumidor (cliente final), neste caso quase sempre pessoa física, como nas operações tradicionais de comercio varejista.

Para quem não é empresário ou não trabalha no setor de compras deve imaginar que o comercio B2C é bem maior que o B2B, mas se engana, pois a venda entre empresas (B2B) é estimada em ser o dobro da venda em varejo. Porque as empresas precisam comprar pra revender, consumir e produzir para os clientes finais.

Para facilitar o entendimento destes formatos de mercados, listei abaixo exemplos de operações B2B e B2C:

B2B

  • Indústria vende seus produtos para outras Indústrias que para utilizá-los em seus processos produtivos;
  • Indústria ou Importador vendendo para um Distribuidor, ou uma Revenda ou um Lojista;
  • Distribuidor ou Atacadista revendendo para uma Revenda ou um Lojista;
  • Empresas (engloba Indústria, Atacadista, Importador, Revenda e até Lojista) vendendo produtos de consumo para outras empresas. Por exemplo são insumos (matérias primas) e suprimentos (papel sulfite, canetas, cartuchos para impressoras, toner, material de limpeza, café);
  • Empresas vendendo bens como Computadores, Eletrônicos, Mobiliários e até Veículos para outras empresas.

B2C

  • Loja vendendo produtos como TVs, geladeiras, tênis, roupas, livros e outros para os clientes finais;
  • Empresas vendendo serviços como entradas de cinema, de teatro e shows;
  • Empresas vendendo serviços próprios e de outros como de passagens aéreas e pacotes turísticos;
  • Indústrias, Distribuidores ou Atacadistas que vendem para Profissionais Liberais;
  • Distribuidores ou Atacadistas que vendem para Consumidores Finais como (Tenda, Atacadão e Makro);
  • Indústrias vendendo direto para seu público, o Consumidor Final. Exemplo Natura, Avon e Jequiti.

Marketing

Quando falamos de Marketing e Comunicação este é um assunto normalmente que gera muita confusão. Pois as ações de marketing B2C são intensas com o foco de atingir o maior volume de pessoas, visando as taxas de conversão. Por isso podemos dizer que o custo da aquisição desses clientes são bem mais baixos perante ao B2B.

No B2B processo é oposto, pois as ações devem ser segmentadas e dirigidas, pois é como diz o ditado “de atirar para acertar o fígado da barata”. Portanto para atingir esse público o custo de investimento para a aquisição de clientes é bem mais elevado, simplesmente por conta da segmentação e dificuldade de se chegar na pessoa que comprar por essa empresa.

Normalmente a maioria de mídias disponíveis são para o B2C (seja consumidores finais) sejam impressas (Revistas e Jornais), externas (placas e outdoor) ou interativas (digitais e web), para a B2B o planejamento estratégico é a principal ferramenta, pois muitas vezes temos de fazer ações especificas para chamar a atenção e alcançar um único alvo ou uma única empresa.

E-Commerce

Com a internet esses dois formatos de vendas tiveram que se adaptar, pois as operações são bastante diferentes e muito complexas. Portanto as plataformas de e-Commerce devem ser adaptadas para cada público e os cenários disponíveis. No B2B a compra tem de ser feita após um cadastro e uma avaliação, pois não pode ser aberto os valores de custos que as empresas pagam para os consumidores. Já no B2C quanto mais fácil for o processo de compra melhor, pois seu seu público é grande e o estimulo de vendas é feito por impulso, ou seja pelo impacto que a comunicação das campanhas de divulgação ou por uma necessidade momentânea.

Espero que tenham entendido um pouco destas duas operações. Dúvidas? Assista o vídeo abaixo para facilitar o entendimento, mas se ainda as dúvidas continuarem deixe as suas perguntas abaixo que iremos responder.

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Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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