A principal diferença entre uma operação B2B (Business to Business ou vendas de empresas para empresas) e B2C (Business to Consumer ou vendas de empresas para o consumidores) é no tipo de cliente e na operação. Na venda B2B o cliente normalmente é outra empresa, isso vale quem compra para o seu consumo, ou para revender ou até como insumo para sua produção. Neste formato as operações são vendas por atacado para revenda ou de forma corporativa. Já a venda B2C é para o consumidor (cliente final), neste caso quase sempre pessoa física, como nas operações tradicionais de comercio varejista.
Para quem não é empresário ou não trabalha no setor de compras deve imaginar que o comercio B2C é bem maior que o B2B, mas se engana, pois a venda entre empresas (B2B) é estimada em ser o dobro da venda em varejo. Porque as empresas precisam comprar pra revender, consumir e produzir para os clientes finais.
Para facilitar o entendimento destes formatos de mercados, listei abaixo exemplos de operações B2B e B2C:
B2B
B2C
Quando falamos de Marketing e Comunicação este é um assunto normalmente que gera muita confusão. Pois as ações de marketing B2C são intensas com o foco de atingir o maior volume de pessoas, visando as taxas de conversão. Por isso podemos dizer que o custo da aquisição desses clientes são bem mais baixos perante ao B2B.
No B2B processo é oposto, pois as ações devem ser segmentadas e dirigidas, pois é como diz o ditado “de atirar para acertar o fígado da barata”. Portanto para atingir esse público o custo de investimento para a aquisição de clientes é bem mais elevado, simplesmente por conta da segmentação e dificuldade de se chegar na pessoa que comprar por essa empresa.
Normalmente a maioria de mídias disponíveis são para o B2C (seja consumidores finais) sejam impressas (Revistas e Jornais), externas (placas e outdoor) ou interativas (digitais e web), para a B2B o planejamento estratégico é a principal ferramenta, pois muitas vezes temos de fazer ações especificas para chamar a atenção e alcançar um único alvo ou uma única empresa.
Com a internet esses dois formatos de vendas tiveram que se adaptar, pois as operações são bastante diferentes e muito complexas. Portanto as plataformas de e-Commerce devem ser adaptadas para cada público e os cenários disponíveis. No B2B a compra tem de ser feita após um cadastro e uma avaliação, pois não pode ser aberto os valores de custos que as empresas pagam para os consumidores. Já no B2C quanto mais fácil for o processo de compra melhor, pois seu seu público é grande e o estimulo de vendas é feito por impulso, ou seja pelo impacto que a comunicação das campanhas de divulgação ou por uma necessidade momentânea.
Espero que tenham entendido um pouco destas duas operações. Dúvidas? Assista o vídeo abaixo para facilitar o entendimento, mas se ainda as dúvidas continuarem deixe as suas perguntas abaixo que iremos responder.
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Muito legal, parabens!!
Muito bem explicado!
Parabéns, gostei muito !