Você com certeza já ouviu que quem não se planeja não chega a lugar nenhum.
E, no mundo empresarial, o planejamento realmente é a base que mantem a empresa de pé.
Apesar de parecer complicado, quando você começa a pôr a mão na massa vai ver que pode ser mais simples do que você imagina.
Hoje, o Canal do Consultor vai falar sobre uma ferramenta importante para o planejamento estratégico de qualquer empresa e que vai te ajudar muito na hora de tomar suas decisões.
É a famosa sigla SWOT. Essa sigla significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Oportunities) e Ameaças (Threats).
Dessa forma, fazer uma análise SWOT é, basicamente, fazer um estudo do ambiente interno (Força e Fraqueza) e externo (Ameaça e Oportunidade) da sua empresa. Assim você pode saber como esses fatores podem afetar o seu negócio.
Ao reler as suas listas e relacionando uma com a outra, você vai perceber que sempre tem uma oportunidade que você pode aproveitar. Pode ser, também, um ponto forte que pode te proteger uma ameaça, ou uma oportunidade capaz de driblar algum ponto fraco da sua empresa, e por aí vai. Isso é o que chamamos de Análise SWOT Cruzada.
Espero que tenham entendido um pouco sobre Análise SWOT. Dúvidas? Assista o vídeo abaixo para facilitar o entendimento, mas se ainda as dúvidas continuarem deixe as suas perguntas abaixo que iremos responder.
Não se esqueça de se inscrever no nosso canal.
Confira também:
Um plano de negócios é essencial para qualquer empreendimento, independentemente do seu porte ou segmento.…
Prospectar clientes é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, é…
Abrir uma empresa é um processo que exige muita atenção e dedicação por parte do…
A automação tem se tornado uma ferramenta indispensável para empresas de todos os setores, proporcionando…
A fidelidade do cliente é fundamental para qualquer empresa bem-sucedida, garantindo uma clientela recorrente, aumentando…
Implementar um canal de comunicação eficaz com o cliente é mais do que apenas uma…