Marketing

A origem do Marketing: você sabe quando tudo começou?

Onde começou o Marketing?

Você sabe a origem do marketing?

Se sua resposta for não, não precisa se preocupar! Isso acontece, porque definir de maneira precisa quando foi que o Marketing surgiu é praticamente impossível! Afinal, o Marketing é uma atividade tão antiga quanto as primeiras trocas e vendas realizadas pelas antigas civilizações.

Na verdade, o primeiro relato oficial de Marketing foi na revolução industrial, no século XVIII. Nessa época, o foco era a produção, pois a demanda era muita e os produtos eram escassos.

No início do século XX, esse cenário começou a mudar, pois foram surgindo mais concorrentes para dividir a demanda e os produtos começaram a ser mais abundantes. Por isso, para que uma empressa conseguisse se destacar e chegar até o cliente, era preciso focar na qualidade do produto.

Foi nessa época, também, que as empresas começaram a investir em marca, conceito, layout e embalagens. Portanto, começaram a existir as pesquisas de mercado.

As primeiras evoluções

Com o passar do tempo, o foco no produto e nas vendas já não atingiam mais os mesmos resultados, e foi preciso inovar mais uma vez.

Foi então que as empresas começaram a se concentrar nos clientes e nas suas necessidades.

Para isso, as análises de consumo e de perfil do consumidor passaram a fazer parte desse jogo, onde o cliente ditava as novas regras. As ações se tornaram bem mais assertivas, o que tornou o desafio cada vez mais complexo.

Atualmente, uma empresa que pretende se tornar estável tem de ter em mente que o foco não é mais produto, vendas ou perfil de cliente. Em vez disso, o foco está no cliente, ou seja nas suas necessidades.

Por isso, a minha dica é buscar descobrir o desejo do seu cliente e depois encaixar sua empresa, seus produtos e serviços em sintonia com esses desejos.

Se o objetivo de marketing da sua empresa, hoje em dia, é o foco nas necessidades dos clientes, meu conselho é que você busque essa informação e prepare as melhores estratégias para chegar neste resultado.

Basicamente, o que quero dizer é: não tente inventar a roda, só encontre um jeito de fazê-la rodar mais rápido!

Ainda tem dúvidas? Então veja o vídeo abaixo! Caso ainda tenha alguma questão sobre a origem do marketing, é só deixar um comentário que iremos responder!

Outros textos que você pode gostar:

Follow Up

Os 4 Ps de Marketing

Acompanhe o nosso Facebook e Instagram também!

Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

Recent Posts

Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas

Um plano de negócios é essencial para qualquer empreendimento, independentemente do seu porte ou segmento.…

3 dias ago

6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro

Prospectar clientes é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, é…

1 semana ago

Quais são os erros comuns ao iniciar uma empresa

Abrir uma empresa é um processo que exige muita atenção e dedicação por parte do…

3 semanas ago

Quais os benefícios de um Software de automação?

A automação tem se tornado uma ferramenta indispensável para empresas de todos os setores, proporcionando…

3 semanas ago

Afinal, o que influencia na fidelidade do consumidor?

A fidelidade do cliente é fundamental para qualquer empresa bem-sucedida, garantindo uma clientela recorrente, aumentando…

3 semanas ago

Como implementar um canal de comunicação com o cliente?

Implementar um canal de comunicação eficaz com o cliente é mais do que apenas uma…

3 semanas ago