O primeiro passo para começarmos a entender o que significa, devemos conhecer o conceito de Marketing, pois se trata de uma palavra da língua inglesa, mas que hoje pertence a todas as línguas, ou seja, tornou-se uma cultura mundial.
Para traduzirmos e utilizarmos da etimologia, dizemos que:
“Market significa mercado e a palavra completa marketing, poderia ser traduzido como mercadologia”
Ou seja, é um estudo dos mercado, das causas, dos objetivos e principalmente, dos resultados. Entretanto, não podemos esquecer que ele tem como seu agente principal o cliente (consumidor).
É uma ciência humana e não exata como a maioria das pessoas pensam. Pois não existem fórmulas mágicas que sirvam para todas empresas, cada empresa, momento e perfil de cliente utilizam estratégias diferentes umas das outras, sem contar que nem sempre os resultados se repetem.
Philip Kotler é um dos maiores pensadores de Marketing, e diz:
“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro”.
Já a American Marketing Association, tem como definição que:
“É uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral”.
Resumindo podemos dizer que o Marketing é uma série de ações estratégias, técnicas e práticas que tem como objetivo agregar valor as marcas ou produtos. Tudo isso a fim de atribuir uma importância para um determinado público-alvo, os seus consumidores.
Se engana quem acredita que o seu único objetivo é vender algo. Marketing não é somente vendas e sim também todo os processos de relacionamento entre uma marca e um cliente.
Costumo dizer que os objetivos se baseiam em 3 pilares, sendo eles:
Dúvidas? Veja o vídeo abaixo e tente sana-las, caso ainda reste nos deixe uma mensagem que responderemos.
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