origem-do-marketing
origem-do-marketing

A origem do Marketing: você sabe quando tudo começou?

A origem do Marketing: você sabe quando tudo começou?

Onde começou o Marketing?

Você sabe a origem do marketing?

Se sua resposta for não, não precisa se preocupar! Isso acontece, porque definir de maneira precisa quando foi que o Marketing surgiu é praticamente impossível! Afinal, o Marketing é uma atividade tão antiga quanto as primeiras trocas e vendas realizadas pelas antigas civilizações.

Na verdade, o primeiro relato oficial de Marketing foi na revolução industrial, no século XVIII. Nessa época, o foco era a produção, pois a demanda era muita e os produtos eram escassos.

No início do século XX, esse cenário começou a mudar, pois foram surgindo mais concorrentes para dividir a demanda e os produtos começaram a ser mais abundantes. Por isso, para que uma empressa conseguisse se destacar e chegar até o cliente, era preciso focar na qualidade do produto.

Foi nessa época, também, que as empresas começaram a investir em marca, conceito, layout e embalagens. Portanto, começaram a existir as pesquisas de mercado.

As primeiras evoluções

Com o passar do tempo, o foco no produto e nas vendas já não atingiam mais os mesmos resultados, e foi preciso inovar mais uma vez.

Foi então que as empresas começaram a se concentrar nos clientes e nas suas necessidades.

Para isso, as análises de consumo e de perfil do consumidor passaram a fazer parte desse jogo, onde o cliente ditava as novas regras. As ações se tornaram bem mais assertivas, o que tornou o desafio cada vez mais complexo.

Atualmente, uma empresa que pretende se tornar estável tem de ter em mente que o foco não é mais produto, vendas ou perfil de cliente. Em vez disso, o foco está no cliente, ou seja nas suas necessidades.

Por isso, a minha dica é buscar descobrir o desejo do seu cliente e depois encaixar sua empresa, seus produtos e serviços em sintonia com esses desejos.

Se o objetivo de marketing da sua empresa, hoje em dia, é o foco nas necessidades dos clientes, meu conselho é que você busque essa informação e prepare as melhores estratégias para chegar neste resultado.

Basicamente, o que quero dizer é: não tente inventar a roda, só encontre um jeito de fazê-la rodar mais rápido!

Ainda tem dúvidas? Então veja o vídeo abaixo! Caso ainda tenha alguma questão sobre a origem do marketing, é só deixar um comentário que iremos responder!

Outros textos que você pode gostar:

Follow Up

Os 4 Ps de Marketing

Acompanhe o nosso Facebook e Instagram também!

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
No universo das vendas,...
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...

Marketing

Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
O ambiente digital está...
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
No mundo digital, criar...

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Gerar leads é o coração...
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Vivemos uma era em que...

Ações Comerciais

Métricas que não geram vendas como evitar ilusões que sabotam resultados
Métricas que não geram vendas: como evitar ilusões que sabotam resultados
O marketing digital sempre...
Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Young men are broadcasting online clothing sales
O futuro do social commerce: como transformar redes sociais em máquinas de venda
As redes sociais evoluíram...
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
O ambiente digital está...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

Young men are broadcasting online clothing sales
O futuro do social commerce: como transformar redes sociais em máquinas de venda
As redes sociais evoluíram...
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
O ambiente digital está...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
o que é target
O que é Target?

Marketing

Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
Métricas que não geram vendas como evitar ilusões que sabotam resultados
Métricas que não geram vendas: como evitar ilusões que sabotam resultados

Empreendedorismo

Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados
Como utilizar dados para ajustar sua estratégia e alcançar melhores resultados

Ações Comerciais

Métricas que não geram vendas como evitar ilusões que sabotam resultados
Métricas que não geram vendas: como evitar ilusões que sabotam resultados
Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Young men are broadcasting online clothing sales
O futuro do social commerce: como transformar redes sociais em máquinas de venda
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

Young men are broadcasting online clothing sales
O futuro do social commerce: como transformar redes sociais em máquinas de venda
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.