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Você já ouviu falar em OKR? Trata-se de uma metodologia muito usada na gestão de diversas empresas, conhecida por sua inovação e um ótimo alcance de resultados.

No artigo de hoje, você irá compreender qual o conceito de OKR (Objectives and Key Results) e qual é o passo a passo para começar a implementá-lo na sua empresa. 

Então, continue a leitura para entender melhor sobre essa nova metodologia que irá transformar o seu negócio e garantir ainda mais resultados. 

O que é OKR?

Primeiramente, vamos entender o conceito geral da sigla OKR.

Em inglês, uma abreviação para Objectives and Key Results. Na tradução literal, quer dizer Objetivos e Resultados-Chave. 

Projetado por Andrew Grove, então CEO da Intel, o recurso visa impulsionar o crescimento dos negócios por meio de uma combinação de agilidade e efetividade

Em outras palavras, trata-se de um modelo de gestão que se caracteriza pela linguagem simples, o que torna a comunicação mais clara e eficaz por toda Organização. 

Além disso, também colabora para a geração de engajamento, alinhamento de expectativas da empresa com os colaboradores, acompanhamento do progresso e correção dos erros de maneira mais rápida. 

Para que serve o OKR?

Agora que já conhece um pouco mais sobre o OKR, deve estar se perguntando: “mas para que serve? Quais são os benefícios?”. Eu vou te explicar agora! 

Bem, de maneira simplificada, essa famosa metodologia tem como objetivo estruturar ações organizacionais que farão com que os objetivos da empresa sejam conquistados de forma mais ágil e eficiente.

Confira abaixo os principais benefícios dela:

  • Foco e disciplina: aqui, os objetivos são limitados, gerando foco na Organização;
  • Gestão e performance: acompanhamento dos progressos da empresa em tempo real, com foco nos resultados;
  • Transparência: aqui, todos os objetivos e resultados-chave são públicos, possibilitando um maior alinhamento entre os objetivos corporativos e a visão da empresa;
  • Autonomia e responsabilidade: os times têm liberdade para decidir como alcançar os OKRs partindo da direção recebida. Cada um se torna responsável por seus objetivos, criando obrigações mútuas.

A seguir, veja como aplicar esse método na sua empresa. 

Como aplicá-la?

Antes de mais nada, vamos entender o significado de cada letra. “O” quer dizer “Objetivo”, como já vimos anteriormente.

Nesse caso, “Objetivo” é o seu sonho. Pergunte a si mesmo: “O que eu desejo alcançar?”, a resposta será o seu objetivo. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Ser qualitativo;
  • Ser aspiracional;
  • Possuir prazo de conclusão e responsável;
  • Poder ser questionado pela equipe.

Então, a partir da sua resposta, é possível identificar o que é preciso para concretizar o seu objetivo.

Aqui, podemos ver que a principal função do objetivo é comunicar. Afinal, a linguagem é a principal ferramenta para mobilizar as equipes, mediante propostas de ações concretas.

Em suma,  um bom objetivo tem que ser vividamente descrito para que as pessoas possam imaginar o quão impactante será alcançá-lo.

Já o “KR” significa “resultados-chave”, ou seja, são os “critérios de sucesso” do objetivo. 

Nesse caso, não estamos falando sobre tarefas, mas sim dos passos mensuráveis necessários para que seu objetivo seja alcançado. Portanto, ele é um resultado de uma atividade.

Você pode identificar algumas características para a construção dos seus critérios de sucesso. Veja alguns exemplos:

  • Caráter quantitativo;
  • Métricas;
  • Devem ser desafiadores, não impossíveis;
  • SMART (específicos + mensuráveis + atingíveis + relevantes + prazo).

Em síntese, os KR são usados como uma ferramenta de gestão e comunicação extremamente eficiente, uma vez que auxiliam na criação de foco e alinhamento do esforço de toda a equipe em torno do objetivo desafiador.

Então, recapitulando, para implantar a metodologia OKR na empresa, é necessário a definição dos objetivos da empresa e as metas para alcançar esses objetivos

O objetivo é qualitativo e os KRs (na maioria das vezes entre 2 e 5 para cada objetivo) são quantitativos. 

O prazo normalmente é por trimestre para OKRs táticos e anual para OKRs estratégicos.

Como podemos simplificar o método OKR?

Confira o passo a passo de como estruturar o OKR na sua empresa de modo eficaz!

1. Seja específico

Todos os colaboradores precisam saber exatamente onde se deseja chegar.

2. Considere todos os integrantes do time para a sua formação

Não permita que os OKRs sejam determinados apenas por líderes. O intuito é que sejam construídos levando em consideração todo o time. 

3. Estabeleça prazos e poucos OKRs

É fundamental que os resultados-chave tenham prazo para conclusão, e sejam realmente colocados em prática. 

Por isso, o número ideal varia de 3 a 5 por trimestre, para que assim possam de fato ser realizados e trazer os resultados almejados para a empresa.  

4. Tenha um plano de ação

Pergunte a si mesmo: “o que irei fazer para alcançar meus resultados chave?”

Quais projetos, tarefas ou atividades será preciso colocar em prática? Tenha um plano de ação, saiba o que realmente importa e foque apenas no essencial.

5. Acompanhe os resultados

Acompanhe os resultados constantemente, pois a disciplina é um fator essencial para o bom cumprimento dos resultados chave a suas ações. 

Aqui, a ideia é que cada time possa definir meios para acompanhamento e análise. 

Tenha em mente que, caso seja necessário, um KR pode ser modificado ou mesmo desfeito em qualquer ponto de seu ciclo. 

6. Encerre o ciclo

Por fim, encerre o ciclo. Reveja seus objetivos e resultados chave, observe se todos foram cumpridos e o que, de fato, auxiliou no crescimento da empresa. 

Veja também quais foram os obstáculos enfrentados pelo time, o que é possível mudar, quais aprendizados foram adquiridos, etc.

Por que apostar em OKR?

A falta de gestão estratégica é um dos principais motivos de falência das empresas. Por isso, é muito importante investir em um método inovador e realmente eficaz.

Sendo assim, ter uma estratégia bem consolidada para a gestão da sua empresa é fundamental para o sucesso dela. 

Além disso, com as transformações tecnológicas e o ritmo acelerado do mercado, não há mais espaço para os métodos tradicionais. 

Eles realmente funcionaram por um tempo, porém acabaram por dificultar a compreensão de todos os colaboradores sobre as prioridades da empresa, já que são muito sistemáticos e possuem uma grande rigidez em sua implementação e execução.

Justamente por isso, um dos aspectos mais interessantes dos OKRs é o fato do modelo não ser sistemático e nem possuir regras inflexíveis, como as antigas metodologias.

Justamente por isso, um dos aspectos mais interessantes dos OKRs é o fato do modelo não ser sistemático e nem possuir regras inflexíveis, como as antigas metodologias.

E, para encerrar com chave de ouro, sabe quem utilizou esse método em sua empresa? Ninguém menos que John Doerr, um dos investidores do Google, que foi de cerca de 40 pessoas em 1999 para mais de 60 mil nos dias atuais. 

Isso nos mostra que este método pode ser aplicado tanto em pequenas quanto em grandes empresas. 

Além do Google, outras empresas utilizam a metodologia também, como a Amazon, Adobe, Twitter, Nubank, Microsoft, Linkedin, entre outras. Sensacional, né?

Conclusão

Que tal começar a aplicar o OKR hoje mesmo em seu negócio? Tenho certeza que você obterá resultados muito satisfatórios!

Caso você queira ficar sempre por dentro das melhores estratégias para melhorar a sua marca, continue sempre acompanhando o Canal do Consultor.

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Até a próxima!