Afinal, o que é Marketing Digital?

Afinal, o que é Marketing Digital?

Marketing Digital nada mais é do que o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca através da internet.

Isso porque todas as ações tem como veículo de divulgação os meios online, como: anúncios em sites de busca, blogs, portais e aplicativos, nas redes sociais e até em e-mail marketing.

É diferente do marketing “tradicional”, uma vez que utiliza métodos que permitem a análise e mensuração dos resultados em real time (tempo real).

Qual importância da Internet nas nossas vidas?

Atualmente, estamos tão incorporados com a internet que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Assim,  quando lembramos da vida 15 anos atrás, sem o seu uso, sentimos que estávamos na pré-história. Por conta, talvez, de quão dependentes atualmente somos.

Afinal, a internet nos auxilia nas mais diversas atividades, desde coisas simples, como encontrar uma empresa de seguros, tirar dúvidas, ouvir música, encontrar o telefone da pizzaria e até conversar com um amigo em outro país.

Hoje, boa parte das empresas prestam atendimento (ou existem) somente online. Além disso, é claro, já  podemos agendar horários de um cabeleireiro, abrir um boletim de ocorrência e até fazer burocracias de ordem pública sem ter que sair de casa.

Quando começou de verdade o Marketing Digital?

Vamos voltar para o século XX.

No final da década de 1990, iniciou-se ações que hoje chamamos de Marketing Digital. Nessa época, ainda era utilizado de maneira experimental para divulgar empresas, promoções e ações comerciais pela internet.

Dito isso, chegamos à origem do Marketing Digital. O nome nasceu pela forma de tudo ser feito através de meios digitais e virtuais.

Atualmente, ele tem se tornado cada vez mais popular conforme as pessoas acessam mais a internet, e com cada vez mais dispositivos digitais disponíveis no mercado.

Qual a influência que o Marketing Digital gera no mercado?

Hoje em dia, o Marketing Digital mudou muito o processo de compra. Isso ocorreu, pois antigamente, você tinha que visitar lojas, ler revistas, ouvir rádios ou assistir canais de televisão para saber sobre lançamentos ou novidades de produtos.

Agora, por outro lado, basta navegar na internet que essas oportunidades te procuram através de ferramentas e veículos que monitoram seus interesses.

Até pessoas que não têm coragem de comprar pela internet ainda a utilizam como meio de consulta para definição de objetivos de compra!

Portanto, cada dia que passa mais pessoas sofrem a influência da internet nas suas definições de compra ou preferência de produtos.

Conseqüentemente, o Marketing Digital ajuda a gerar mais interesse ou levar mais oportunidades para os consumidores. Como resultado, aumentou a abrangência de marcas e produtos, e sendo incentivador nas compras.

Estatísticas sobre o Marketing Digital

  • O público brasileiro vive na internet diariamente;
  • Cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo;
  • O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5 anos;
  • 87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone;
  • O Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing;
  • Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores;
  • O marketing de conteúdo produz o triplo de leads por dólar investido;
  • As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm;
  • O Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios;
  • 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais;
  • Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo;
  • Links patrocinados ganham ainda mais relevância no clique do internauta;
  • Entre outros.

Como fazer Marketing Digital?

Como foi explicado acima, Marketing Digital são ações feitas para atrair o público e vendas através da internet. Portanto, é tão abrangente como o Marketing tradicional.

Abaixo você encontrará as técnicas mais utilizadas, e que sempre têm resultados satisfatórios para quem investe de forma correta:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Marketing de Busca – SEM e SEO.

Para que você se aprofunde mais ainda, montaremos uma playlist no Youtube, e uma categoria no nosso blog para falarmos somente sobre Marketing Digital. Assim, ficará mais fácil encontrar mais sobre informações e dicas!

Por hora, veja o vídeo abaixo e tire mais suas dúvidas.

Você também pode curtir o nosso Facebook e Instagram, e conferir o nosso canal do Youtube.

Leia também os nossos outros posts para ficar por dentro do mundo do marketing digital:

O que é Business Intelligence?

Dropshipping: o que é? Posso fazer?

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
Surpreendentemente, cerca...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
A publicidade moderna...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.