O que é Forecast e Budget?

O que é Forecast e Budget?

Você sabe o que é forecast e budget? Não se preocupe, nós vamos explicar!

O Forecast é o orçamento ajustado (ou revisado) de uma empresa. Seu objetivo no ramo empresarial é garantir que as metas estipuladas sejam cumpridas sem alterar o orçamento inicial.

Quando falamos de orçamento, podemos chama-lo de Budget. Esse termo é mais abrangente e falado nas empresas e em seus setores. Portanto, sendo utilizado como medida para gastos em vendas, para despesas e custos no financeiro. Também como base de investimento no marketing e em outros setores.

O Budget e Forecast são um dos métodos mais populares de orçamento e controle empresarial. Assim, consiste em um orçamento (Budget) do tipo estático com metas e objetivos traçados para um determinado período. Além disso, durante o processo ele é ajustado e previsto por meio do Forecast.

Normalmente este acompanhamento é feito através de uma planilha de Forecast elaborada mensalmente. Sobretudo, onde se compara os valores projetados no Budget e os que efetivamente foram realizados no mês. Assim, depois da comparação, são calculados e ajustados (Forecast) os valores que precisam ser atingidos nos meses posteriores até o final do período definido. Como resultado, visando cumprir os objetivos traçados no orçamento inicial (Budget).

Exemplo de uso do Budget e Forecast numa empresa

Vamos supor que o orçamento (Budget) de uma empresa planeja investir R$ 3.000 por mês com despesas de marketing digital e no ano um total de R$ 36.000.

Porem em 8 meses de investimento o valor total aplicado foi de R$ 32.000 e não os R$ 24.000 previstos.

Como resultado, neste momento a planilha de Forecast irá calcular o quanto a empresa poderá investir até o final do ano sem que ultrapasse o seu Budget. Conseqüentemente, caindo o investimento para apenas R$ 1.000 por mês até o final do período, caso contrário irá estourar seu orçamento.

Vantagens de Forecast em vendas

Fazer Forecast em vendas não é muito difícil. E posso lhe dizer que ter uma previsão dos resultados será muito positivo dentro do planejamento de execução.

Portanto, você terá em mãos uma previsão de quantas vendas serão realizadas dentro de um período, listei abaixo 3 vantagens que terá com esse indicador.

m primeiro lugar, quando se tem um Forecast de vendas bem montado o resultado de previsão de receita é bem mais claro e acessível. E isso ajuda no planejamento de investimentos ou corte de gastos. Isso ajuda os gestores e principalmente os vendedores que ganham comissões.

Sobretudo, você precisa monitorar as expectativas de vendas, pois além de você sua equipe tem que acompanhar o crescimento ou baixa. Levando sempre em conta as metas e as restrições de orçamento. Uma equipe bem alinhada ajudará no resultado final.

Como irá saber quem mais compra seus produtos e serviços? Simples, basta conhecer o perfil de seus clientes, analisando as compras, frequência e fidelidade. Portanto, com essa informação você conseguirá ser mais assertivo nas projeções de vendas e com isso ultrapassará as metas.

Conseguiu entender o que é Forecast e Budget? Caso não, assista o vídeo abaixo para tirar dúvidas e se gostar curta-o, e se inscreva no canal para ser notificados sobre novos vídeos.

Você também pode curtir:

O que é Plano de Negócio?

O que é Coaching?

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
No universo das vendas,...

Marketing

Como usar sazonalidade no marketing B2B para acelerar oportunidades de negócio
Como usar sazonalidade no marketing B2B para acelerar oportunidades de negócio
Você sabia que as empresas...
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
O ambiente digital está...

Empreendedorismo

A ciência por trás da conversão gatilhos, padrões e tomada de decisão
A ciência por trás da conversão: gatilhos, padrões e tomada de decisão
A conversão é um dos...
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Gerar leads é o coração...

Ações Comerciais

Métricas que não geram vendas como evitar ilusões que sabotam resultados
Métricas que não geram vendas: como evitar ilusões que sabotam resultados
O marketing digital sempre...
Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
A discussão sobre tráfego...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

O impacto da velocidade do site nas vendas online
O impacto da velocidade do site nas vendas online
A velocidade do site...
Young men are broadcasting online clothing sales
O futuro do social commerce: como transformar redes sociais em máquinas de venda
As redes sociais evoluíram...

SEO

Por que SEO é estratégia de longo prazo
Por que SEO é estratégia de longo prazo
A importância do SEO...
O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...

Rota Digital

Por que SEO é estratégia de longo prazo
Por que SEO é estratégia de longo prazo
A importância do SEO...
O impacto da velocidade do site nas vendas online
O impacto da velocidade do site nas vendas online
A velocidade do site...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
Amplie Suas Vendas Através de Conversas Constantes
banner de um bom vendedor de sucesso
3 Perguntas que Todo Bom Vendedor Deve Saber Responder

Marketing

Como usar sazonalidade no marketing B2B para acelerar oportunidades de negócio
Como usar sazonalidade no marketing B2B para acelerar oportunidades de negócio
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo
Por que as pessoas confiam mais em prova do que em conteúdo

Empreendedorismo

A ciência por trás da conversão gatilhos, padrões e tomada de decisão
A ciência por trás da conversão: gatilhos, padrões e tomada de decisão
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como posso gerar leads e transformar visitantes em oportunidades reais
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca

Ações Comerciais

Métricas que não geram vendas como evitar ilusões que sabotam resultados
Métricas que não geram vendas: como evitar ilusões que sabotam resultados
Tráfego pago x tráfego orgânico
Tráfego pago x tráfego orgânico: o que funciona melhor em cada fase do negócio
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca
Como Criar Conteúdo de Qualidade e Aumentar a Autoridade da Sua Marca

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

O impacto da velocidade do site nas vendas online
O impacto da velocidade do site nas vendas online
Young men are broadcasting online clothing sales
O futuro do social commerce: como transformar redes sociais em máquinas de venda
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026
Estratégias para vender em marketplaces e e-commerce em 2026

SEO

Por que SEO é estratégia de longo prazo
Por que SEO é estratégia de longo prazo
O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?

Rota Digital

Por que SEO é estratégia de longo prazo
Por que SEO é estratégia de longo prazo
O impacto da velocidade do site nas vendas online
O impacto da velocidade do site nas vendas online
Aprendizado contínuo o hábito que define os líderes do futuro
Aprendizado contínuo: o hábito que define os líderes do futuro
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.