Escolha uma Página

O que é Coaching?

Coaching é uma palavra de origem inglesa e que indica uma atividade de formação pessoal, assim um instrutor ou guia (Coach), ajuda o seu cliente (Coachee) a evoluir em alguma área da sua vida.

Assim, este conceito surgiu por volta de 1830 na universidade britânica de Oxford, e era utilizado para definir um tutor (professor) particular. Portanto, alguém que ajudava o aluno a se preparar para um exame de uma determinada matéria ou atividade à ser entregue.

A tradução vem da palavra “Coach” em inglês e significa treinador. Sobretudo, o termo apareceu pela primeira vez na era medieval, com a figura dos cocheiros, sendo o profissional que conduzia a carruagem (coche) de um lado para outro.

Por isso, no processo de Coaching, o Coach deve guiar o seu Coachee de um ponto inicial a outro desejado. Como resultado, é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade. É a carreira que mais cresce no mundo.

Coaching também é conhecido como:

  • Uma conexão entre você e o melhor de você;
  • A arte de aumentar a performance dos outros;
  • O processo de evocar excelência que está dentro das pessoas;
  • Uma ferramenta que promove uma performance excelente;
  • O processo que potencializa o poder pessoal de cada um.

Processos de Coaching

O processo é realizado em sessões com duração de cerca de 1 hora, podendo ser semanais, quinzenais ou até mensais. Sendo ele entre o Coach (profissional e especializado) e o Coachee (seu cliente).

Dessa forma, os encontros podem ser presenciais no consultório do Coach (conhecido como Coachtório), na empresa ou casa do Coachee, e até mesmo em um lugar público. Também, podem serem feitos à distância pela internet (Skype, Hangout e outros) ou via telefone.

Sobretudo, a metodologia é feita através de técnicas e ferramentas de diversas áreas de estudo como: psicologia, recursos humanos, sociologia e administração. Mas tem como foco provocar mudanças significativas na vida do cliente e o alcance do objetivo.

Portanto, papel do Coach neste processo é auxiliar o Coachee a definir as suas metas e guia-lo para que ele alcance os objetivos tão desejados.

Papel do Coach

É o papel do profissional de Coaching (Coach), dar suporte ao cliente (Coachee), tanto em âmbito pessoal quanto profissional, através de testes, técnicas e ferramentas. O Coach e Coachee definem juntos os seus objetivos com o processo, como: melhorar o relacionamento familiar, alcançar uma promoção, emagrecer ou aprimorar as habilidades de liderança. Seja quais (ou qual) forem os objetivos, o papel do profissional é contribuir com o desenvolvimento do cliente.

Após estabelecida a meta, o Coach identifica com o Coachee seus comportamentos e crenças limitantes que o impede que o objetivo seja conquistado.

Em seguida, ele desenvolve um plano de ação e suporte para que o mesmo aprimore suas qualidades, competências e seja capaz de trabalhar seus pontos de melhoria.

Durante o processo o Coach segue apoiando o Coachee para que ele não perca o foco, entenda as limitações, tire lição dos erros e saiba o que precisa ser feito para evoluir. Todas as observações são realizadas a partir da visão e dos valores do Coachee e nunca do Coach. Cabe ao profissional Coach:

  • Fornecer conhecimento;
  • Apoiar;
  • Não julgar;
  • Manter sigilo;
  • Ser confiável;
  • Ter comprometimento;
  • Reunir as competências ideais para atuar;
  • Agir com responsabilidade.

Papel do Coachee

O papel do Coachee no processo é o de entender de forma mais aprofundada:

  • A sua personalidade;
  • As suas qualidades;
  • Os seus pontos de melhoria;
  • Os pensamentos limitantes;
  • Os comportamentos sabotadores.

E com base nisso, trabalhar para o alcance dos seus objetivos. Cada pessoa responde de forma diferente ao processo de Coaching. Dessa forma, tudo depende da disponibilidade do Coachee para comparecer às sessões e seu empenho para que a metodologia funcione de maneira eficaz. Nesse sentido, verifica-se que o papel do Coach é o de auxiliar o cliente. Porém, o resultado do processo é de responsabilidade do mesmo.

Tipos de Coaching

A metodologia visa provocar mudanças significativas na vida do Coachee, sejam elas de âmbito pessoal ou profissional. Portanto, Coachee deve procurar um Coach capaz de atender às suas necessidades, sejam elas nos dois tipos:

Coaching Pessoal

Esse tipo de tem como foco o desenvolvimento pessoal, seu interior e questões emocionais, sua auto realização, equilíbrio dos seus valores e comportamentos, superação de obstáculos, desenvolvimento e aprimoramento de talentos e alcance de metas. Podendo os evoluir em objetivos de muitas áreas da vida, alguns exemplos de coaching são de:

  • Relacionamento;
  • Saúde;
  • Finanças;
  • Emagrecimento;
  • Esportes;
  • Familiar.

Coaching Profissional

Nesse tipo o foco é no desenvolvimento das habilidades profissionais do Coachee, bem como o aprimoramento da sua alta performance, melhora dos resultados organizacionais, maximização da capacidade de comunicação, negociação e liderança, fortalecimento da inteligência competitiva, entre outros aspectos de carreira. Alguns exemplos são de:

  • Liderança;
  • Performance;
  • Equipes;
  • Carreira;
  • Empresarial;
  • Organizacional.

O processo de Coaching auxilia e suporta o indivíduo a despertar o seu potencial máximo rapidamente, e produzir resultados mais satisfatórios em sua vida pessoal e profissional. Uma alternativa poderosa para pessoas e organizações que sabem que o sucesso pessoal não é um ponto de chegada, mas sim um caminho. Este que necessita de planejamento, superação de obstáculos, excelência pessoal, motivação, equilíbrio e transformação individual. É uma excelente alternativa para pessoas que buscam o aprimoramento de suas habilidades individuais, aumento de performance ou transformação pessoal.

Ficou ainda dúvidas? Assista o vídeo abaixo e veja se esclarece mais, caso ainda tenha dúvidas entre em contato.

Confira também o nosso canal do YouTube.

Você também pode ler o nosso texto sobre Instagram ou Facebook: qual é a melhor rede social para divulgar?