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Você com certeza já ouviu que quem não se planeja não chega a lugar nenhum.

E, no mundo empresarial, o planejamento realmente é a base que mantem a empresa de pé.

Apesar de parecer complicado, quando você começa a pôr a mão na massa vai ver que pode ser mais simples do que você imagina.

Hoje, o Canal do Consultor vai falar sobre uma ferramenta importante para o planejamento estratégico de qualquer empresa e que vai te ajudar muito na hora de tomar suas decisões.

É a famosa sigla SWOT. Essa sigla significa Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Oportunities) e Ameaças (Threats).

Dessa forma, fazer uma análise SWOT é, basicamente, fazer um estudo do ambiente interno (Força e Fraqueza) e externo (Ameaça e Oportunidade) da sua empresa. Assim você pode saber como esses fatores podem afetar o seu negócio.

Como fazer?

 

  • Na categoria de Forças, você vai listar todas as vantagens da sua empresa quando comparada aos seus concorrentes. Por exemplo, você pode listar a sua localização, as formas de pagamento, a qualidade do produto, e etc.
  • Na parte de Fraquezas, você vai listar as desvantagens da sua empresa quando comparada aos seus concorrentes, assim como os pontos que você acredita que precisem ser melhorados. Por exemplo, o preço do produto, o espaço onde a empresa está instalada, os fornecedores que te atendem e etc. Mas seja sempre muito sincero, nada de maquiar a verdade e dizer que a sua empresa só tem qualidades, hein? Por melhor que uma empresa seja, ela sempre vai ter um ponto de fraqueza, e conhecer esse ponto é a melhor forma de evitar surpresas desagradáveis.
  • Em Oportunidades, você vai listar os aspectos externos que podem influenciar positivamente o seu negócio. Por exemplo, um novo segmento do seu mercado que não está sendo explorado pela concorrência, incentivos fiscais, e etc.
  • Nas Ameaças você vai levantar fatores externos da sua empresa que podem afetar o seu trabalho. Por exemplo, a previsão do tempo, uma nova lei que regulamente ou limite o seu serviço, uma crise econômica, uma mudança no comportamento do seu público e o que mais você achar necessário.

Análise SWOT Cruzada

Ao reler as suas listas e relacionando uma com a outra, você vai perceber que sempre tem uma oportunidade que você pode aproveitar. Pode ser, também, um ponto forte que pode te proteger uma ameaça, ou uma oportunidade capaz de driblar algum ponto fraco da sua empresa, e por aí vai. Isso é o que chamamos de Análise SWOT Cruzada.

Exemplos de Análise SWOT Cruzada:

  • Pontos Fortes X Oportunidades = estratégia ofensiva
    Se um ponto forte da sua empresa vai se encontro a uma oportunidade de mercado, aproveite para desenvolver suas vantagens competitivas
  • Pontos Fortes X Ameaças = estratégia de confronto
    Essa pode ser a sua chance de modificar o ambiente em favor da sua empresa.
  • Pontos Fracos X Oportunidades = estratégia de reforço
    As vezes a oportunidade de mercado é tão boa que a vale a pena tentar melhorar os seus pontos fracos para aproveitá-la melhor.
  • Pontos Fracos X Ameaças = estratégia defensiva
    Se a ameaça vai direto no seu ponto fraco, é hora de repensar as coisas. Às vezes, é importante até investir em mudanças profundas na empresa para enfrentar esse momento. Nem sempre é fácil, mas você chega lá!

Espero que tenham entendido um pouco sobre Análise SWOT. Dúvidas? Assista o vídeo abaixo para facilitar o entendimento, mas se ainda as dúvidas continuarem deixe as suas perguntas abaixo que iremos responder.

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