Escolha uma Página

Marketing Digital nada mais é do que o conjunto de estratégias voltadas para a promoção de uma marca através da internet.

Isso porque todas as ações tem como veículo de divulgação os meios online, como: anúncios em sites de busca, blogs, portais e aplicativos, nas redes sociais e até em e-mail marketing.

É diferente do marketing “tradicional”, uma vez que utiliza métodos que permitem a análise e mensuração dos resultados em real time (tempo real).

Qual importância da Internet nas nossas vidas?

Atualmente, estamos tão incorporados com a internet que é quase impossível fazer qualquer coisa sem ela. Assim,  quando lembramos da vida 15 anos atrás, sem o seu uso, sentimos que estávamos na pré-história. Por conta, talvez, de quão dependentes atualmente somos.

Afinal, a internet nos auxilia nas mais diversas atividades, desde coisas simples, como encontrar uma empresa de seguros, tirar dúvidas, ouvir música, encontrar o telefone da pizzaria e até conversar com um amigo em outro país.

Hoje, boa parte das empresas prestam atendimento (ou existem) somente online. Além disso, é claro, já  podemos agendar horários de um cabeleireiro, abrir um boletim de ocorrência e até fazer burocracias de ordem pública sem ter que sair de casa.

Quando começou de verdade o Marketing Digital?

Vamos voltar para o século XX.

No final da década de 1990, iniciou-se ações que hoje chamamos de Marketing Digital. Nessa época, ainda era utilizado de maneira experimental para divulgar empresas, promoções e ações comerciais pela internet.

Dito isso, chegamos à origem do Marketing Digital. O nome nasceu pela forma de tudo ser feito através de meios digitais e virtuais.

Atualmente, ele tem se tornado cada vez mais popular conforme as pessoas acessam mais a internet, e com cada vez mais dispositivos digitais disponíveis no mercado.

Qual a influência que o Marketing Digital gera no mercado?

Hoje em dia, o Marketing Digital mudou muito o processo de compra. Isso ocorreu, pois antigamente, você tinha que visitar lojas, ler revistas, ouvir rádios ou assistir canais de televisão para saber sobre lançamentos ou novidades de produtos.

Agora, por outro lado, basta navegar na internet que essas oportunidades te procuram através de ferramentas e veículos que monitoram seus interesses.

Até pessoas que não têm coragem de comprar pela internet ainda a utilizam como meio de consulta para definição de objetivos de compra!

Portanto, cada dia que passa mais pessoas sofrem a influência da internet nas suas definições de compra ou preferência de produtos.

Conseqüentemente, o Marketing Digital ajuda a gerar mais interesse ou levar mais oportunidades para os consumidores. Como resultado, aumentou a abrangência de marcas e produtos, e sendo incentivador nas compras.

Estatísticas sobre o Marketing Digital

  • O público brasileiro vive na internet diariamente;
  • Cerca de 70% das empresas no Brasil já utilizam Marketing de Conteúdo;
  • O orçamento de mídias digitais deve dobrar nos próximos 5 anos;
  • 87% dos usuários de internet agora possuem um smartphone;
  • O Inbound Marketing gera 54% mais Leads que o Outbound Marketing;
  • Três milhões de anunciantes usam o Facebook para alcançar os seus consumidores;
  • O marketing de conteúdo produz o triplo de leads por dólar investido;
  • As empresas B2B que possuem blogs geram 67% mais Leads do que as empresas que não o têm;
  • O Instagram passou a marca de 200 mil anunciantes 5 meses após abrir a sua plataforma de anúncios;
  • 93% das decisões de compra são influenciadas pelas mídias sociais;
  • Profissionais de marketing que priorizaram trabalhar com blog têm 13 vezes mais chances de obter ROI positivo;
  • Links patrocinados ganham ainda mais relevância no clique do internauta;
  • Entre outros.

Como fazer Marketing Digital?

Como foi explicado acima, Marketing Digital são ações feitas para atrair o público e vendas através da internet. Portanto, é tão abrangente como o Marketing tradicional.

Abaixo você encontrará as técnicas mais utilizadas, e que sempre têm resultados satisfatórios para quem investe de forma correta:

  • Marketing de Conteúdo;
  • Email Marketing;
  • Redes Sociais;
  • Marketing de Busca – SEM e SEO.

Para que você se aprofunde mais ainda, montaremos uma playlist no Youtube, e uma categoria no nosso blog para falarmos somente sobre Marketing Digital. Assim, ficará mais fácil encontrar mais sobre informações e dicas!

Por hora, veja o vídeo abaixo e tire mais suas dúvidas.

Você também pode curtir o nosso Facebook e Instagram, e conferir o nosso canal do Youtube.

Leia também os nossos outros posts para ficar por dentro do mundo do marketing digital:

O que é Business Intelligence?

Dropshipping: o que é? Posso fazer?

Comentários

Comentários