O que é AIDA, AIDAS e AIDCAS?

O que é AIDA, AIDAS e AIDCAS?

Você já ouviu falar de AIDA, AIDAS e AIDCAS? Mas o que eles significam? É o que vamos falar no post de hoje!

Você sabe como funciona o comportamento do seu cliente ou da pessoa que você quer ter como cliente?

Não? Calma, eu tenho um segredo pra te contar: ninguém sabe exatamente. Mas diversos pesquisadores já tentaram descobrir isso, e não é que algumas teorias que surgiram desses estudos realmente fazem sentido e podem trazer bons resultados?

É caso do Modelo AIDA, que é o nosso tema de hoje do Canal do Consultor.

O que é AIDA?

Esse é um modelo que tenta explicar o comportamento humano na hora da decisão de compra, pensado pela primeira vez em 1898 mas que ainda continua muito atual.

Segundo esse conceito, os passos para fazer com que alguém tenha a atitude que você espera, como por exemplo a compra do seu produto, são os seguintes:

ATENÇÃO!

Chamar a atenção, esse o ponto crucial, sem ele os outros nem chegam a acontecer. Você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica?

Por isso, cause uma boa impressão e tente encantar as pessoas logo de cara. Um bom exemplo disso, são os anúncios do youtube que você pode pular depois de 5 segundos.

Nesse caso, o anunciante tem 5 segundos para chamar a sua atenção e deixar claro que vale a pena assistir o vídeo. Se ele não conseguir. você certamente vai pular o anúncio e aí todo restante da mensagem foi por água abaixo.

INTERESSE

Você já conseguiu fazer com que a pessoa pare para te ouvir? Agora você precisa mostrar porque ela agiu bem quando decidiu olhar pra você. E explicar exatamente quais as vantagens e os benefícios que o seu produto pode proporcionar.

DESEJO

Você alguma vez já pensou: “Nossa como eu vivi até hoje sem conhecer tal coisa?” É, meu amigo, esse é o famoso desejo e sensação de eu quero muito esse produto, e que ele vai mudar a minha vida. É quase que uma venda já feita. Por isso cuidar dessa fase e plantar a sementinha do desejo no seu cliente é tão importante.

AÇÃO

E claro, chegou a hora de partir para a ação. Os outros passos já mostraram para o seu cliente que comprar o produto é um boa opção. Mas agora é a hora de convida-lo a tomar a atitude.

E o que é AIDAS e AIDCAS?

Esses quatro passos compõem a teoria original. Mas já existem estudiosos que defendem que o processo não acaba aí. E que depois da compra o produto precisa atender as expectativas que você gerou no cliente, se não ele nunca mais vai voltar. Por isso existem empresas que trabalham com o conceito AIDAS. Adicionando um S de satisfação, que é a cereja do bolo. Numa tentativa de conquistar a tão sonhada fidelidade.

Além disso, também existem profissionais que trabalham com o conceito AIDCAS. Onde também é acrescentado um C de Convicção. Nos dias de hoje, com tanta informação dando sopa na internet, e tantos boatos e invenções que vemos por aí. As pessoas estão se tornando cada vez mais céticas. Por isso quase sempre só informar não é suficiente! Você precisa mostrar que os benefícios são reais e passar o máximo possível de confiança para o seu cliente.

Ainda tem Dúvidas??? Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o tema.

Você também pode curtir o nosso Facebook e Instagram, e conferir o nosso canal do Youtube.

Leia também os nossos outros posts para ficar por dentro do mundo do marketing digital:

O que é Business Intelligence?

Dropshipping: o que é? Posso fazer?

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Você já ouviu uma frase...
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Aprenda como identificar...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Você já ouviu uma frase...
Os 4 circuitos neurais do neuromarketing e o que eles ensinam sobre vender melhor
Os 4 circuitos neurais do neuromarketing e o que eles ensinam sobre vender melhor
Você já se perguntou...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Os 4 circuitos neurais do neuromarketing e o que eles ensinam sobre vender melhor
Os 4 circuitos neurais do neuromarketing e o que eles ensinam sobre vender melhor
Qual é a rede social mais usada no Brasil em 2025?
Qual é a rede social mais usada no Brasil em 2025?
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.