Follow up: O que é? Como fazer? Conheça os benefícios.

Follow up: O que é? Como fazer? Conheça os benefícios.

Os profissionais da área de vendas certamente já conhecem ou até mesmo utilizaram o termo “follow up”. E sabem que pode ser uma estratégia desgastante. Porém, saber utilizá-lo com seus potenciais clientes, é mais importante do que você imagina.

Devido a dinâmica incompreendida do follow up, diversos profissionais de vendas acabam por perder grandes oportunidades ao começarem a etapa com baixa qualidade. E, as vezes, isto acaba sendo um problema entre gestores e equipe. Por isso, é importante saber o que é e seus benefícios.

Conheça o Follow Up

O Follow up  não é nada mais do que o acompanhamento entre o vendedor e seu prospect ou lead. E pode ser feito através de telefonemas, redes sociais,  aplicativos de mensagens ou qualquer outro meio que ele preferir. Durante os processo de vendas, não existe uma fase específica para ser estabelecido.

Ou seja, precisa ser feito durante todo o processo de venda, em meio a um alinhamento entre as expectativas do cliente e as da empresa. Para que, desta forma, não ocorra nenhum tipo de problema ao final do processo e seu cliente mantenha-se satisfeito.

Exemplos comuns:

  • Vendedores que fazem o follow up com os leads. O objetivo é fazer com que o processo caminhe, se qualifique e tenha expectativas cliente e empresa alinhadas. Mostrando-se assim verdadeiros vendedores consultivos.
  • Área de Compras. O procedimento de follow up também é muito comum nesta área. Onde o departamento liga para seus fornecedores e obtém melhores informações e entendimento sobre prazos, satisfação do serviço e etc.
  • Assessores de imprensa que trabalham para determinados artistas. Estes fazem o follow up com diversos meios de comunicação e mensagem através de ligações, e-mails e derivados. E, geralmente, fornecendo informações com os objetivos de convencê-los a publicar algo sobre.
  • Mídias Sociais. Estas são grandes aliadas na hora de fazer o follow up. Pois facilita o contato direto e instantâneo com o cliente, principalmente o Whatsapp. Porém, é válido lembrar que tais interações por redes sociais devem ser permitidas pelo cliente. Se não o processo não será bem sucedido.

 Os benefícios

Através da prática, podemos gerar inúmeros benefícios.

Sendo fechamento da venda com o cliente o primeiro deles. Num follow up bem aplicado, a venda não guarda surpresa desagradáveis. Visto que você o acompanhou durante todas as fases da venda. Desta maneira, o cliente sairá satisfeito e consequentemente aumentando suas chances de fidelizá-lo e assim conquistar indicações, de maneira considerável.

Com essa prática, existem também as oportunidades de negócios e melhora do relacionamento com o cliente. Desde que suas interações e contatos com o mesmo  gere sempre um valor a ele, como soluções para problemas e dúvidas, e informações relevantes. Portanto, não envie apenas a oferta de produtos.

E aí, aprendeu um pouco sobre o Follow Up e sua importância num processo de vendas? São muitos os benefícios e as vantagens de se utilizar.

Quer saber mais? Veja o vídeo abaixo e se inscreva-se em nosso canal do Youtube e assista ao nosso vídeo sobre.

Confira também nosso post sobre dropshipping!

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
Surpreendentemente, cerca...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
A publicidade moderna...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.