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Li certo? Divulgar sem investir dinheiro minha agência de turismo? Sim, vamos lá.

Hoje inauguramos uma nova linha de matérias e vídeos no nosso site e canal do Youtube que denominamos como Dicas do Consultor. Portanto, onde pretendemos atender dúvidas e dar nossa opinião visando contribuir, ajudar e principalmente orientar em cima de temas que sejam bastante abrangentes para várias pessoas.

Iniciamos atendendo um pedido do Laércio de Campinas/SP, nossa cidade e um dos motivos para ser o primeiro. E, ele pede ajuda na seguinte questão:

Como divulgar sem investir dinheiro minha agência de turismo?

Primeira parte da dica que lhe dou é que se não tem disponível valores (dinheiro) para investir, você terá que substituir pelo seu trabalho ou da sua equipe para divulgar.

Mas você pode se perguntar como?

Conseqüentemente, te respondo que hoje em dia tem vários caminhos para fazer divulgação sem ter que necessariamente investir dinheiro, sendo elas:

Reuniões presenciais

Com amigos, clientes, clubes, empresas, centros comerciais ou associações de bairro (se sua empresa for em bairros residenciais) divulgando seu produto ou serviço. E, principalmente vendendo de forma externa a sua unidade. O Laércio comentou que a loja dele fica bem afastada do Centro de Campinas, mas ele vende de forma externa 20% do seu faturamento. Portanto, ele já esta aplicando venda externa.

Rede sociais

Através uma postura mais ativa nas redes sociais com divulgações de promoções, lançamentos, detalhes de produtos ou serviços, atendimento através de mensagens e discussões em grupos. Abaixo as redes sociais que recomendo:

  • Facebook – Com fanpage e grupos de discussão, visando vídeos, posts e fotos;
  • Instagram – Com o stories e timeline;
  • Twitter – Com texto e hiperlink de promoções;
  • Snapchat – Com vídeos diários;
  • Youtube – Com vídeos das operadoras que trabalha.

Newsletters

Captando e-mails de seus clientes e celulares você consegue divulgar promoções e lançamentos por ferramentas de disparos de newsletters gratuitas. Um exemplo de ferramenta de em e-mail marketing é o Mailchimp. Além dele, existem várias para celular via SMS e sem esquecermos do Whatsapp. Portanto, para que isso dê certo, seja bastante atento aos perfis dos clientes. Caso contrário ira incomodar mandando algo desinteressante pra eles e perdê-los nesta base de contatos ao invés de vender.

Pós-vendas

Como resultado do seu atendimento, muitas vezes o seu cliente após acabar de comprar um produto ou serviço poderá ser seu maior divulgador. Para isso basta que seja inteligente e mantenha-se sempre em contato com ele.

No caso do ramo do Laércio ligar para o cliente após a viagem para fazer um pós-venda. Isso poderá ser uma ótima oportunidade para ele pedir indicação de clientes e ter mais leads para sua empresa. Além, de cativar cada vez mais seu cliente.

Portanto, se não tiver condições de contratar alguém para fazer a divulgação terá que investir seu tempo em ações estratégicas, intelectuais e comerciais para conseguir melhorar seu cenário econômico.

Está precisando de uma dica? Faça como Laércio e mande um e-mail para thiago@canaldoconsultor.com.br que faremos contato para lhe ajudar.

Gostou? Se sim, curta nosso vídeo no nosso canal do Youtube e se possível se inscreva para receber notificações. Caso ainda tenha dúvidas assista nosso vídeo e se ainda restar questionamentos deixe uma mensagem.