Você já ouviu falar em Chat GPT? Quer saber como funciona essa ferramenta que está ganhando cada vez mais adeptos no mundo todo? Então você está no lugar certo!
No artigo de hoje, você vai descobrir exatamente o que é essa ferramenta e como ela usa a inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina para otimizar o atendimento.
Como ele ainda é uma ferramenta gratuita, pode ser usado por pequenas empresas auxiliando no atendimento do dia a dia e aumentando a quantidade de leads que eles são capazes de responder.
A seguir, entenda como funciona essa IA que vem transformando o mercado de trabalho e mudando o modo como interagimos com conteúdos e pesquisas.
Continue acompanhando!
O que é o Chat GPT?
O que exatamente é essa ferramenta que está dando o que falar? Antes de tudo, vamos entender do que se trata o Chat GPT.
O nome GPT é uma sigla para “Generative Pre-Trained Transformer” – na tradução do inglês, algo como “transformador pré-treinado generativo”.
Em suma, é um modelo de linguagem formado através de uma enorme quantidade de conteúdos, textos e códigos disponíveis na internet.
Esse recurso é capaz de realizar infinitas tarefas, que vão desde escrever artigos, notícias e redações escolares até criar códigos inteiros de programação ou ajudar a encontrar erros e bugs em códigos, traçar estratégias de vendas, compor músicas e produzir teses acadêmicas.
Em outras palavras, é um programa criado para gerar textos de forma independente, respondendo perguntas e buscando soluções para os questionamentos dos usuários.
O objetivo do Chat GPT é aprimorar ainda mais a experiência dos usuários, além de recursos presentes em assistentes virtuais, como o Google Assistente ou a Alexa.
Como funciona essa ferramenta?
Para essa tarefa, seu algoritmo teve um desenvolvimento baseado em redes neurais e machine learning.
A ideia aqui é criar diálogos virtuais buscando as melhores respostas para quem usa essa ferramenta.
Dessa maneira, a IA aprende de forma automática através da análise de dados e reconhecimento de padrões.
Além disso, a arquitetura do Chat GPT é baseada em uma rede neural chamada Transformer, uma rede projetada especialmente para trabalhar com textos.
Com isso, o modelo de IA possui várias camadas, o que possibilita o foco em palavras-chave, contexto e diferenciação de significados eficientemente.
A seguir, veja em qual contexto essa tecnologia incrível foi criada!
Como o Chat GPT foi criado?
Essa ferramenta foi criada em São Francisco, nos Estados Unidos, em um laboratório de pesquisas em Inteligência Artificial chamado OpenAI.
Essa empresa é também responsável pelo Dall-E, um gerador de imagens por Inteligência Artificial.
Do mesmo modo, o Chat GPT também utiliza IA, só que neste caso, para gerar textos. E para tornar isso realidade, a ferramenta recebeu um treinamento via aprendizagem de máquina.
Portanto, para treinar, esse modelo de linguagem utiliza, basicamente, textos e conteúdos disponíveis na internet. Assim, ele é projetado para gerar uma resposta autônoma com base no que ele encontrou na internet.
Em outras palavras, ele busca por informações com a correspondência mais próxima possível do que o usuário perguntou, assim, oferecendo uma resposta otimizada e em constante melhoria. Sensacional, né?
Para que serve o Chat GPT?
Agora que você já sabe o que é o Chat GPT e como funciona, vale ressaltar que ele pode ser usado para diversas finalidades.
Portanto, essa ferramenta é bem útil para vários tipos de uso. Seu uso pode variar da otimização de hospedagem WordPress até a escrita e teste de códigos de programação, porém existem outras aplicações.
A seguir, confira quais são as possíveis aplicações dessa tecnologia:
1) Gerar de conteúdo:
Primeiramente, a geração de conteúdo automatizado é um uso bem interessante, que pode te ajudar a entender ainda mais o que é e como funciona o Chat GPT.
Como já mencionei anteriormente, através dessa ferramenta você pode gerar diversos conteúdos, tais como textos, artigos, resumos, descrições e até mesmo textos publicitários.
Dessa forma, é possível economizar tempo criando tudo de forma mais rápida e eficiente.
2) Tradução automática:
Outro bom exemplo de aplicação do Chat GPT é seu uso na tradução automática de um texto para, basicamente, qualquer idioma.
Para quem precisar ler textos ou acompanhar conteúdos em outras línguas, a ferramenta pode ser de grande utilidade.
No entanto, seu uso também é benéfico para empresas que atuam em diversos países, e precisam unificar a comunicação com funcionários e clientes.
3) Assistentes virtuais:
Com o Chat GPT, é possível criar sua própria assistente virtual, que pode auxiliar o usuário em vários processos, como: agendamentos, resposta de perguntas ou automatização de tarefas.
Dessa forma, a aplicação também é útil na criação de chatbots personalizados, ou para a escrita e teste de linhas de código.
4) Criação de relatório:
Por fim, mais um exemplo de uso do Chat GPT é a possibilidade de automatizar a criação de relatórios.
Assim, você não perde tempo digitando todas as informações. Basicamente, a aplicação pode gerar todo tipo de relatório, como financeiro, de gerenciamento, de vendas ou de projeto.
Com isso, a empresa pode poupar tempo e recurso para otimizar essa atividade e investir onde realmente importa.
Como o Chat GPT ajuda as pequenas empresas e empreendedores?
Sabemos que as novas tecnologias estão transformando o mercado de trabalho e impactando cada vez mais o dia a dia das pessoas.
Essas inovações podem ser uma aposta transformadora também para os pequenos negócios. E, dessa vez, a sensação do momento é justamente o Chat GPT.
Quem acredita que essa ferramenta só pode ser utilizada por grandes empresas com nomes estabelecidos no mercado, está enganado.
Pelo contrário, a facilidade de acesso e a possibilidade de consultar desde temas corriqueiros até questões mais relevantes traz uma grande variedade de oportunidades, tanto para as micro e pequenas empresas quanto para as maiores.
Para os pequenos negócios, o Chat GPT pode trazer incontáveis benefícios, reduzindo custos estratégicos e operacionais por meio desta tecnologia.
Além disso, suas aplicações no campo do marketing, das finanças, no atendimento ao cliente ou no processo de vendas pode aumentar a sua receita e reduzir os custos.
Como aproveitar o Chat GPT no seu negócio
Mas, como os donos de pequenos negócios podem surfar nessa onda tecnológica da IA? A boa notícia é que existem diversas maneiras de aproveitar a tecnologia de chatbots.
A seguir, veja algumas das possibilidades que podem ser exploradas pelos pequenos empreendedores:
- Atendimento ao cliente: uso de chatbot para responder a perguntas frequentes dos clientes e fornecer informações sobre seus produtos ou serviços.
- Marketing automatizado: os chatbots podem enviar mensagens personalizadas e ofertas especiais aos clientes.
- Processos internos: é possível automatizar tarefas repetitivas, como agendamentos e pedidos, por meio dos chatbots.
- Análise de dados: Coletar e analisar dados dos clientes para entender melhor suas necessidades e qualificar a experiência do cliente também pode ser uma estratégia.
- Integração de aplicativos: o chatbot pode ser integrado com outros aplicativos, como CRMs, para aprimorar a eficiência dos processos.
Para além dessas aplicações, o Chat GPT também pode ser utilizado na criação de conteúdos de marketing, brainstorming de ideias, automatização do processo de vendas e o aumento do envolvimento do cliente, levando a uma maior fidelidade e retenção.
Como aplicar essa ferramenta de forma eficaz?
Não basta saber o que é e como funciona o Chat GPT se você não souber utilizá-lo. Apesar de muitos ainda terem dúvidas, a plataforma possui um funcionamento bem simples.
O site, que é gratuito, funciona basicamente da seguinte maneira:
- Primeiramente, acesse o site oficial do Chat GPT neste link;
- Em seguida, clique na opção “Try Chat GPT”;
- Depois, faça login ou crie seu cadastro utilizando e-mail e número de telefone;
- Por fim, faça perguntas utilizando o campo de busca da plataforma.
Para testar a plataforma e ver como ela funciona na prática, você pode fazer algumas perguntas, como: o significado de alguma palavra, perguntar sobre assuntos do seu interesse, pedir informações sobre algum país que você queira conhecer ou até mesmo pedir uma receita culinária.
Conclusão
Em suma, essa inovação que já conquistou mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo pode transformar o mercado de trabalho, a educação e a sociedade como um todo.
Agora que você já sabe tudo sobre essa nova tecnologia que está impactando o mundo, continue acompanhando o blog Canal do Consultor para ficar por dentro dos assuntos mais relevantes sobre tecnologia e mercado.
E claro, acesse também o meu canal do YouTube e se precisar esclarecer alguma dúvida, deixe aqui nos comentários ou mande uma mensagem no meu Instagram.
Até a próxima!