Qual a diferença entre B2B e B2C?

Qual a diferença entre B2B e B2C?

A principal diferença entre uma operação B2B (Business to Business ou vendas de empresas para empresas) e B2C (Business to Consumer ou vendas de empresas para o consumidores) é no tipo de cliente e na operação. Na venda B2B o cliente normalmente é outra empresa, isso vale quem compra para o seu consumo, ou para revender ou até como insumo para sua produção. Neste formato as operações são vendas por atacado para revenda ou de forma corporativa. Já a venda B2C é para o consumidor (cliente final), neste caso quase sempre pessoa física, como nas operações tradicionais de comercio varejista.

Para quem não é empresário ou não trabalha no setor de compras deve imaginar que o comercio B2C é bem maior que o B2B, mas se engana, pois a venda entre empresas (B2B) é estimada em ser o dobro da venda em varejo. Porque as empresas precisam comprar pra revender, consumir e produzir para os clientes finais.

Para facilitar o entendimento destes formatos de mercados, listei abaixo exemplos de operações B2B e B2C:

B2B

  • Indústria vende seus produtos para outras Indústrias que para utilizá-los em seus processos produtivos;
  • Indústria ou Importador vendendo para um Distribuidor, ou uma Revenda ou um Lojista;
  • Distribuidor ou Atacadista revendendo para uma Revenda ou um Lojista;
  • Empresas (engloba Indústria, Atacadista, Importador, Revenda e até Lojista) vendendo produtos de consumo para outras empresas. Por exemplo são insumos (matérias primas) e suprimentos (papel sulfite, canetas, cartuchos para impressoras, toner, material de limpeza, café);
  • Empresas vendendo bens como Computadores, Eletrônicos, Mobiliários e até Veículos para outras empresas.

B2C

  • Loja vendendo produtos como TVs, geladeiras, tênis, roupas, livros e outros para os clientes finais;
  • Empresas vendendo serviços como entradas de cinema, de teatro e shows;
  • Empresas vendendo serviços próprios e de outros como de passagens aéreas e pacotes turísticos;
  • Indústrias, Distribuidores ou Atacadistas que vendem para Profissionais Liberais;
  • Distribuidores ou Atacadistas que vendem para Consumidores Finais como (Tenda, Atacadão e Makro);
  • Indústrias vendendo direto para seu público, o Consumidor Final. Exemplo Natura, Avon e Jequiti.

Marketing

Quando falamos de Marketing e Comunicação este é um assunto normalmente que gera muita confusão. Pois as ações de marketing B2C são intensas com o foco de atingir o maior volume de pessoas, visando as taxas de conversão. Por isso podemos dizer que o custo da aquisição desses clientes são bem mais baixos perante ao B2B.

No B2B processo é oposto, pois as ações devem ser segmentadas e dirigidas, pois é como diz o ditado “de atirar para acertar o fígado da barata”. Portanto para atingir esse público o custo de investimento para a aquisição de clientes é bem mais elevado, simplesmente por conta da segmentação e dificuldade de se chegar na pessoa que comprar por essa empresa.

Normalmente a maioria de mídias disponíveis são para o B2C (seja consumidores finais) sejam impressas (Revistas e Jornais), externas (placas e outdoor) ou interativas (digitais e web), para a B2B o planejamento estratégico é a principal ferramenta, pois muitas vezes temos de fazer ações especificas para chamar a atenção e alcançar um único alvo ou uma única empresa.

E-Commerce

Com a internet esses dois formatos de vendas tiveram que se adaptar, pois as operações são bastante diferentes e muito complexas. Portanto as plataformas de e-Commerce devem ser adaptadas para cada público e os cenários disponíveis. No B2B a compra tem de ser feita após um cadastro e uma avaliação, pois não pode ser aberto os valores de custos que as empresas pagam para os consumidores. Já no B2C quanto mais fácil for o processo de compra melhor, pois seu seu público é grande e o estimulo de vendas é feito por impulso, ou seja pelo impacto que a comunicação das campanhas de divulgação ou por uma necessidade momentânea.

Espero que tenham entendido um pouco destas duas operações. Dúvidas? Assista o vídeo abaixo para facilitar o entendimento, mas se ainda as dúvidas continuarem deixe as suas perguntas abaixo que iremos responder.

Você também pode curtir o nosso Facebook e Instagram, e conferir o nosso canal do Youtube.

Leia também os nossos outros posts para ficar por dentro do mundo do marketing digital:

O que é Business Intelligence?

Dropshipping: o que é? Posso fazer?

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
Surpreendentemente, cerca...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
A publicidade moderna...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.