Vantagens e benefícios: como influenciam a compra?

Vantagens e benefícios: como influenciam a compra?

Nós pensamos sempre nas vantagens e benefícios de adquirir um produto ao fazer uma compra. Mas como isso funciona, realmente? É o que iremos descobrir no post de hoje!

Vamos começar pensando nas nossas relações comerciais, que fazemos ao comprar algo.

O nosso processo de decisão de compra é quase que sempre escolhido por razões racionais. Podemos até é comprar por motivos emocionais… mas não deixamos de justificar racionalmente para nós mesmos!

Basicamente, a compra acontece após uma análise criteriosa dos produtos, serviços, agregados, fornecedores. Também ocorre uma comparação entre as opções, e acabamos optanto pelo que nos oferece mais Vantagens e Benefícios.

Vantagens e benefícios, para o cliente, é a percepção dos valores do produto comparados ao investimento que será feito. Quanto mais destes sentimentos na apresentação do produto, mais valor o cliente absorverá, ficando mais fácil para aceitação do montante de dinheiro que está disposto a utilizar.

Mas o preço é o elemento principal para que façamos uma compra?

A resposta é não! Até os muquiranas de plantão vão sempre avaliar os Benefícios e Vantagens para escolha de um produto. Ou seja, o preço pode ocupar um peso menor na balança de escolha se a apresentação do produto pelo vendedor ou campanha apresentar algo a mais e agregado a compra.

Pode ser uma qualidade extra, uma maior durabilidade, algo inédito, um sentimento de melhor status perante a sociedade e, claro, o fornecedor (marca). Toda essa percepção de ganhos justifica a tomada de decisão.

O preço e forma de pagamento também podem ser considerados uma vantagem e benefício quando se tem uma concorrência direta sobre o mesmo produto.

Portanto, uma promoção onde se destaca um preço especial, um desconto ou forma de pagamento pode induzir o cliente esta compra, uma vez que é mais vantajosa. Por isso, o preço nunca será o principal fator, mas sim um dos elementos.

Missão para os profissionais Marketing

  • Desenvolver campanhas comerciais, vídeos, folder, sites, PDV e embalagens que demonstrem os reais atributos do produto,
  • Passar com clareza as informações para os consumidores,
  • Gerar teasers com os atributos a fim de fixar e posicionar a marca/produto,
  • Treinar seu revendedores diretos para agregar no atendimento,
  • Sanar dúvidas,
  • Melhorar a imagem.

Missão para os profissionais de Vendas

  • Aprender sobre o produto/serviço que está vendendo,
  • Saber apresentar todos as vantagens e benefícios do mesmo,
  • Mostrar se possível a aplicação no dia a dia,
  • Usar exemplos/cases de clientes que compraram,
  • Comparar com produtos com mais ou menos qualidades ou valores pelo qual está oferecendo, para dar mais noção de valor ao comprador.

Todo comprador busca sempre ter vantagens na compra. Comodidade, rapidez, preço, forma de pagamento, descontos e, principalmente, sanar as necessidades que o fizeram buscar esse produto são muito importantes! Mas, quando apresentamos mais benefícios que ele está procurando, a vontade e o objetivo da compra aumenta, mesmo que o que se está oferecendo possa ser mais caro do que estava disposto a investir.

Resumindo

Quando fazemos uso incorreto de conceituação, ou não a fazemos, relacionadas a definir dentre as características as vantagens e benefícios, muitas vezes isso se reflete na perda da força de vendas junto ao cliente. Isso resulta em dificuldades na concretização da compra, através de argumentos fracos e pouca relevância nas propostas comerciais.

Resumindo esses conceitos, as características são o conjunto de funcionalidades do produto, sendo o descritivo do seu formado e particularidades. E, aliadas às vantagens, demonstram a utilidade do produto, para o que ele serve e, por fim, os benefícios, que demonstram como o produto ou serviço pode satisfazer as suas necessidades.

Não se esqueça, então, de buscar as vantagens e benefícios nas características dos produtos e serviços.

Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o tema.

Comfira também o nosso canal do Youtube e curta nosso Facebook e Instagram!

Outros textos que você pode gostar:

O que é KPI e SLA?

Dropshipping: o que é? Posso fazer?

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...

Marketing

Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Você já ouviu uma frase...
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Aprenda como identificar...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Imagine montar uma loja...
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

Como definir OKRs o guia prático para transformar metas em resultados
Como definir OKRs: o guia prático para transformar metas em resultados
Definir metas é essencial...
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Imagine montar uma loja...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços

Marketing

Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

Como definir OKRs o guia prático para transformar metas em resultados
Como definir OKRs: o guia prático para transformar metas em resultados
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
O que é Dropshipping e Como Usar Essa Estratégia para Vender Mais em 2025
Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Quais são os tipos de slogan e como escolher o ideal para sua marca
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.