Os 6 melhores Marketplaces para vender todos os dias

Você já deve saber que vender produtos por meio dos Marketplaces é um bom negócio. Porém, será que você já conhece as principais plataformas para vender bem todos os dias?

Por isso, continue lendo este artigo e saiba exatamente por que investir nesse tipo de plataforma de vendas e quais os 6 Marketplaces mais vantajosos do mercado brasileiro.

O que é um Marketplace?

Antes de mais nada, precisamos definir o que configura um Marketplace e como eles funcionam no Brasil. 

As vendas realizadas através desse modelo de negócio surgiram no Brasil em 2012. Ou seja, há cerca de 10 anos. Apesar disso, muito mudou e muitas plataformas surgiram nesse mercado nos últimos anos.

Agora, quanto ao seu funcionamento, gosto de fazer uma analogia com essas plataformas, chamando-as de “shopping centers virtuais”

São portais que vendem produtos pela internet e possuem abertura para empresas, empreendedores e, em alguns casos, até mesmo pessoas comuns para vender, “alugando” espaços em suas plataformas por comissão.

E, assim como os shoppings, a diversidade de produtos e preços atraem muitos consumidores, reunindo diversas marcas e lojas em um só lugar. Online, ainda por cima, torna ainda mais fácil procurar pelo melhor produto e melhor preço.

Hoje em dia, diversas empresas mundialmente conhecidas participam desse mercado como Amazon, Mercado Livre, Americanas, Shoptime e Magazine Luiza, por exemplo.

O crescimento dos Marketplaces

De acordo com uma pesquisa da CupomValido, os Marketplaces foram os principais responsáveis por impulsionar o e-commerce brasileiro, que deve apresentar um aumento de 22,2% neste ano. Para o futuro, é estimado um aumento das compras online de 20,73% a cada ano, entre 2022 e 2025, superior a expectativa mundial de 11,35%.

As vendas online registraram R$161 bilhões de faturamento em 2021, com um crescimento de 26,9% comparado ao ano de 2020. E também aumentaram os números de pedidos em 16,9% com mais de 353 milhões de entregas, conforme levantamento da Neotrust

Listei todos esses dados para dizer: se você quer investir em vender na internet, a hora é agora. E não tem lugar melhor para começar que nos Marketplaces.

Diversidade de Marketplaces no Brasil

Quando falamos sobre Marketplaces, os Estados Unidos têm poucos grandes exemplos, como a Amazon ou o eBay. Enquanto isso, o Brasil tem atualmente mais de 70 opções.

Deu para entender a diversidade que temos no país?

Dentre todas essas opções, nós temos pelo menos 6 de grande porte, que agrupam múltiplos nichos de mercado.

Através deles, você consegue uma visibilidade que nenhuma vitrine física daria. São esses grandes Marketplaces que irei detalhar neste artigo para você vender bem e sempre.

6 principais Marketplaces no Brasil

Ficou claro como é válido investir em vendas em Marketplaces?

Se a sua resposta foi sim, deixa eu te apresentar os 6 maiores portais para investir seus esforços. Entenda as vantagens de cada uma delas e escolha qual é a ideal para impulsionar o seu negócio!

Mercado Livre

De fato, o Mercado Livre é o Marketplace mais utilizado no Brasil. 

Acessado por milhões de compradores diariamente, ele pode proporcionar visibilidade e segurança para um e-commerce.

Por isso, esse é um canal quase obrigatório para qualquer empresa, vendedor ou empreendedor digital vender produtos pela internet. Todo mundo precisa pelo menos conhecer suas condições e como ele funciona, uma vez que ele é o mais bem estruturado no país.

O Mercado Livre aparece em praticamente todas as buscas na internet brasileira, sendo o principal tráfego do e-commerce nacional. Com 6 mil buscas e 9 vendas por segundo, ele é o quinto site mais acessado pelos brasileiros.

Além disso, ele também já conta com soluções prontas de pagamento e frete, que são, respectivamente, o Mercado Pago e o Mercado Envios.

Americanas Marketplace

A Americanas Marketplace já é forte no mercado faz alguns anos, mas até pouco tempo atrás era conhecida como B2W. A mudança de nome foi feita para refletir a importância das Lojas Americanas dentro do grupo, que também conta com outras lojas influentes.

Portanto, caso você se cadastre nesta plataforma e anuncie seus produtos, saiba que você automaticamente estará em 3 portais poderosos: Americanas.com, Submarino e Shoptime.

O legal é que cada um desses sites tem um público-alvo e abordagens diferentes e complementares. É o tipo de promoção “3 por 1” que todo mundo adora.

A Americanas Marketplaces tem mais de 50 milhões de clientes cadastrados e com uma visita mensal acima de 2 bilhões de acessos.

Shopee

A Shopee cresceu meteoricamente nos últimos 2 anos devido às condições comerciais que eles proporcionam aos lojistas para vender em sua plataforma. 

Para você ter uma noção, durante meses, a plataforma não cobrava comissão ou taxa sobre os produtos dos vendedores. Para os consumidores, não faltavam incentivos, como cupons de desconto e frete grátis.

Devido a essas estratégias e ao marketing de entrada no nosso país, hoje a plataforma possui um grande volume de produtos ofertados e vendedores com muitos clientes.

Resumindo, as 4 principais vantagens para quem vende ou compra na Shopee são:

  • A política de frete grátis;
  • Os cupons de descontos;
  • As campanhas de marketing com ofertas imperdíveis;
  • E as diversas formas de pagamentos com parcelamentos sem juros.

E para começar a vender na Shopee é muito simples. Basta você ter um produto e iniciar, pois lá você tem a possibilidade ser uma loja pessoal necessitando apenas cadastrar um CPF e também loja empresarial para quem possui CNPJ para venda de produtos.

Na Shopee, qualquer um também pode investir nos anúncios dos seus produtos. Com o Shopee Ads, você consegue promover a sua loja e o que você vende dentro da própria plataforma, ganhando destaque em pesquisas e em abas de navegação. 

E um diferencial importante que a Shopee tem é as integrações e parcerias com empresas e ferramentas como: Bling, Contabilizei e muitos outros.

Magalu

A Magalu é um Marketplace que cresceu muito nos últimos anos. Um dos pontos muito importante para isso foi a integração desse e-commerce com as mais de 900 lojas físicas da Magazine Luiza em todo o país.

Essa distribuição de lojas pelo país acaba facilitando a retirada do pedido em uma loja, economizando com o frete. 

Pode não parecer, mas esse tipo de interação entre as comprar online com as lojas físicas, que a gente chama de Click and Mortar, é algo extremamente vantajoso para vendas.

Essa estratégia multicanal e a logística de alta eficiência são os principais motivos para você entrar no Magalu e começar a vender mais.

Amazon

Uma das empresas mais valiosas do mundo também é um Marketplace.

A Amazon chegou no Brasil vendendo produtos com estoque próprio, mas cada vez mais abre espaços para outros vendedores fazerem negócios na plataforma. E essa modalidade, que está presente em mais de 20 países, pode ser considerada uma das mais consolidadas do mundo.

Dessa forma, a Amazon Marketplace apresenta funções logísticas otimizadas, uma boa confiabilidade em meio a clientes e uma grande variedade de produtos que podem ser anunciados.

Entretanto, ainda há muito espaço para essa plataforma crescer em nosso país, diferente do seu status no país de origem. Nos Estados Unidos, a Amazon praticamente detém a liderança dentre os Marketplaces.

Via Marketplace

Por fim, a última plataforma que eu vou trazer neste texto é a Via Marketplace

A Via começou com o nome de Cnova, virou Via Varejo e agora é conhecida só como Via

Bom, se você não chegou a conhecer essa plataforma com nenhum desses nomes, você com certeza vai conhecer os sites que pertencem à Via: Casas Bahia, Extra.com e Pontofrio.

Ou seja, esse é o segundo caso da lista que você praticamente ganha no “3×1”. Você entra na Via Varejo, ganha mais alcance para suas vendas e paga uma comissão única para vender nesses três canais de venda.

Fora isso, se você quiser tomar a sua decisão baseada em números, a Via tem média de 120 milhões de visitas todo mês e 80 milhões de clientes. Caso você já ache o bastante, saiba que esses números estão em constante expansão nos últimos anos e prometem aumentar ainda mais.

Conclusão

Espero que você tenha achado dentre essas opções alguma que se encaixe exatamente no que você procurava para vender online. 

Todas elas têm seus benefícios. O importante é analisar atentamente qual delas (ou quais delas) dão mais margem para o seu negócio crescer, de maneira saudável.

Caso você queira ficar sempre por dentro das melhores estratégias para melhorar a sua marca, continue sempre acompanhando o Canal do Consultor.

Acesse também o meu canal do YouTube e, se precisar esclarecer alguma dúvida, deixe um comentário por aqui ou me mande uma mensagem no meu Instagram.

Até a próxima!

Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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