Empreendedorismo

O que é Plano de Negócio (Business Plan)?

Plano de Negócio, ou Business Plan é um documento que descreve todos os objetivos de um negócio, ideia ou empresa. Através dele sabemos quais são os passos à serem dados para que esses objetivos sejam alcançados, visando sempre diminuir riscos e as dúvidas do empreendedor e investidores.

Trata-se de um instrumento ideal para traçar uma imagem fiel do mercado, do produto e das atitudes do empreendedor, proporcionando segurança para quem inicia uma empresa e aumentando as condições de êxito. Ajuda e orienta na busca de informações sobre o seu ramo, seus produtos e serviços, seus possíveis clientes, seus prováveis concorrentes e fornecedores. Mas principalmente mostrará os pontos fortes e fracos do negócio, ajudando a validar a viabilidade de sua ideia e muito na gestão da empresa.

Um Plano de Negócio apresenta-se como uma ferramenta essencial por vários motivos, destaquei e comentei alguns abaixo:

Validar a ideia

Verificar se a ideia realmente é aplicável, nem sempre uma boa ideia é uma boa ideia, se começar a enumerar quantas coisas atraentes vem a sua mente durante o dia não terá braços para transcrever para o papel. Muitas vezes somos seduzidos por algo que achamos inédito ou melhor do que o mercado pratica, porem nem sempre é realmente como estamos pensando, por isso validar ajuda a limpar o joio do trigo.

Diminuir os riscos e gastos

Fazendo esse planejamento antes de realmente iniciar ajuda a errar menos e com isso perder menos. Pois a maioria das empresas que não se planejam não conseguem evitar riscos e gastos. Com isso tem de trabalhar ou investir mais para sanar erros, muitas vezes nem conseguem e chegam ao fechamento do negócio.

Analisar viabilidade

Nem sempre uma ideia boa é viável para você ou o seu momento, de vez em quando não esta preparado financeiramente, fisicamente ou psicologicamente para iniciar um projeto. E, analisar a viabilidade poderá lhe poupar de possíveis problemas graves. Melhor muitas vezes não arriscar se não puder dar conta do que virá no futuro.

Se preparar para ameaças

Saber o que poderá ocorrer lhe ajudará a se preparar para os possíveis percalços do caminho. Embora nem sempre saber faz com que consigamos evitar. Mas nos prepara para localizar soluções de forma mais rápida e sair da situação sem muitas sequelas.

Conhecer seus concorrentes

Esse é um dos principais itens do Plano de Negócios, pois monitorando a concorrência de forma eficiente saberá quais são os passos dos seus “inimigos” estratégicos e o que precisa fazer para igualar, e melhor, se destacar deles.

Conhecer seus potenciais clientes

Saber para quem vender é item de série em um Plano de Negócios e vai facilitar entender melhor como se tornar acessível para seus clientes. Portanto, deve saber que ações deverá tomar para que saibam sobre sua empresa ou produto. E quais caminhos deverá percorrer para ser uma referência para eles. Afinal eles são seus maiores investidores, sem eles não existe faturamento ou negócio.

Prever desafios

Tudo que puder prever como possíveis desafios é importante para diminuir impactos. Pois assim se prepara e passa pela dificuldade sem problemas posteriores.

Buscar investidores

Para quem não tem capital para iniciar um projeto o Plano de Negócios ajuda a encontrar pessoas interessadas em investir. Pois apresentando um planejamento bem organizado mostrando possibilidades e riscos, será mais fácil convencer alguém a acreditar na sua ideia.

Espero que tenham conseguido entender o que é um plano de negócio, o próximo passo é saber como montar um. Mas isso é informação que faremos em uma outra matéria.

Assistam o vídeo abaixo caso tenham dúvidas e se gostarem curtam o vídeo, e se inscrevam no canal para serem notificados sobre novos vídeos.

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Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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