Entenda como a extensão da linha de produtos pode ser importante para conquistar novos mercados
Entenda como a extensão da linha de produtos pode ser importante para conquistar novos mercados

Entenda como a extensão da linha de produtos pode ser importante para conquistar novos mercados

Entenda como a extensão da linha de produtos pode ser importante para conquistar novos mercados

Expandir a linha de produtos envolve diversificar sabores, cores, preços, entre outras qualidades, de modo a suprir uma necessidade do mercado

Entenda como a extensão da linha de produtos pode ser importante para conquistar novos mercados
Crédito:luza studios/iStock

Diversificação é uma constante necessidade no mercado. Com frequência, os consumidores buscam por novidades e novas experiências. As grandes empresas, sabendo dessa procura, estão sempre em busca de saciar essa vontade, e o fazem por meio da extensão da linha de produtos.

Trata-se de uma estratégia de marketing que envolve o lançamento constante de novas mercadorias, com o intuito de suprir uma fatia de mercado, alcançar novos consumidores ou fidelizar ainda mais os assíduos. Ela pode ser feita tanto por meio da expansão de uma linha de produtos já existente ou até mesmo do lançamento de uma linha completamente nova.

Por vezes, a expansão de linha consiste no lançamento de um produto tradicional em mercados antes não explorados, como, por exemplo, para um público de padrão aquisitivo diferente, seja para cima ou para baixo. Esta abordagem tende tanto ao aumento do faturamento da marca quanto à percepção de uma oportunidade de mercado.

Tipos de expansão

Quando a expansão é realizada neste sentido, diz-se que é uma expansão no sentido vertical. Neste caso, a marca faz alterações na qualidade do produto, seja tornando-a maior ou menor. No primeiro caso, o público-alvo passa a ser um mercado de mais luxo. No segundo caso, a tendência é a popularização do produto, levando-o a um público mais diverso e de massa.

Já quando a expansão é realizada sem a alteração qualitativa do produto, mas apenas nas suas características, diz-se que é uma expansão horizontal. Um exemplo são os produtos alimentícios, ainda que tradicionais, que ganham novos sabores e as marcas de roupas que diversificam suas linhas – até mesmo a mudança de cor e design recai sob esta modalidade.

Na prática, a empresa que busca utilizar estas estratégias visa se aproveitar de um espaço já consolidado no mercado para alçar novos voos, mas com um risco muito menor, pois, na prática, já possui um produto consolidado e de grande aceitação. Logo, todo produto novo é somente uma mudança de paradigma que, mesmo que possa dar errado, não prejudica tanto a fatia de mercado que já possui.

Desafios e oportunidades da expansão vertical

Um dos pontos negativos, porém, pode ser a falta de retorno para os investimentos realizados. Marcas de luxo também podem ver sua imagem de sofisticação e exclusividade ser um pouco abalada, devido à popularização do acesso. Com o tempo, os itens de luxo podem ser cada vez menos consumidos, afetando a empresa financeiramente.

Já em relação ao movimento contrário, isto é, o ascendente, o problema gira em torno da criação de uma nova imagem e do investimento em linhas de produção capazes de criar um produto de luxo que concorra em pé de igualdade com os demais. No mais, o aumento de qualidade pode ser gradual e constante, até que chegue-se à qualidade desejada e à aceitação do mercado.

Desafios e oportunidades da expansão horizontal

A expansão horizontal, por sua vez, enfrenta desafios menores, quando comparada com a vertical. No máximo, o aumento das linhas de produção para dar conta dos novos produtos. Um exemplo famoso e de sucesso deste tipo de expansão é a Fanta, que sempre experimentava com sabores novos dentro da sua “família”, sem abrir mão dos tradicionais guaraná, uva e laranja.

Extensões dentro de uma mesma “família” tendem a ir bem, desde que com a execução correta, a propaganda adequada e o devido estudo prévio do público-alvo. Muitas expansões acabam por se tornar ícones dentro de determinado nicho. Modelos coloridos do iPhone 11 ainda são buscados por muitos consumidores, como o iPhone 11 amarelo usado ou novo, por exemplo.

No mais, as extensões são uma ótima forma de auferir mais lucros. Obviamente, devem ser feitas com cuidado, podendo começar com alguns poucos produtos, de forma que gerem até mesmo pouco estoque. Em um segundo momento, deve-se receber feedbacks dos consumidores, de modo a entender a aceitação.

A reputação da empresa é um fator que favorece a aceitação, geralmente. Com o preço certo e acertando na lacuna deste produto no mercado, o sucesso é praticamente garantido. O marketing correto é fundamental, e deve ser feito de modo a utilizar a marca já estabelecida como combustível para uma expansão ainda mais assertiva.

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...

Marketing

O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
Gestão de fluxo é acompanhar...
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Toda empresa precisa...

Empreendedorismo

Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
No cenário atual, em...

Ações Comerciais

Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
No cenário atual, em...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?
Automatizar uma loja...

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo...

Rota Digital

Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
No cenário atual, em...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
banner-parabola-da-vaquinha-canal-do-consultor
Parábola da Vaquinha

Marketing

O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
OKR e KPI diferenças, aplicações e como usar juntos para transformar resultados
OKR e KPI: diferenças, aplicações e como usar juntos para transformar resultados

Empreendedorismo

Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é vender no automático no marketing digital?
O que é vender no automático no marketing digital?

Ações Comerciais

Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
Qual a função da automação comercial
Qual a função da automação comercial?

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais

Rota Digital

Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.