Expandir a linha de produtos envolve diversificar sabores, cores, preços, entre outras qualidades, de modo a suprir uma necessidade do mercado
Diversificação é uma constante necessidade no mercado. Com frequência, os consumidores buscam por novidades e novas experiências. As grandes empresas, sabendo dessa procura, estão sempre em busca de saciar essa vontade, e o fazem por meio da extensão da linha de produtos.
Trata-se de uma estratégia de marketing que envolve o lançamento constante de novas mercadorias, com o intuito de suprir uma fatia de mercado, alcançar novos consumidores ou fidelizar ainda mais os assíduos. Ela pode ser feita tanto por meio da expansão de uma linha de produtos já existente ou até mesmo do lançamento de uma linha completamente nova.
Por vezes, a expansão de linha consiste no lançamento de um produto tradicional em mercados antes não explorados, como, por exemplo, para um público de padrão aquisitivo diferente, seja para cima ou para baixo. Esta abordagem tende tanto ao aumento do faturamento da marca quanto à percepção de uma oportunidade de mercado.
Tipos de expansão
Quando a expansão é realizada neste sentido, diz-se que é uma expansão no sentido vertical. Neste caso, a marca faz alterações na qualidade do produto, seja tornando-a maior ou menor. No primeiro caso, o público-alvo passa a ser um mercado de mais luxo. No segundo caso, a tendência é a popularização do produto, levando-o a um público mais diverso e de massa.
Já quando a expansão é realizada sem a alteração qualitativa do produto, mas apenas nas suas características, diz-se que é uma expansão horizontal. Um exemplo são os produtos alimentícios, ainda que tradicionais, que ganham novos sabores e as marcas de roupas que diversificam suas linhas – até mesmo a mudança de cor e design recai sob esta modalidade.
Na prática, a empresa que busca utilizar estas estratégias visa se aproveitar de um espaço já consolidado no mercado para alçar novos voos, mas com um risco muito menor, pois, na prática, já possui um produto consolidado e de grande aceitação. Logo, todo produto novo é somente uma mudança de paradigma que, mesmo que possa dar errado, não prejudica tanto a fatia de mercado que já possui.
Desafios e oportunidades da expansão vertical
Um dos pontos negativos, porém, pode ser a falta de retorno para os investimentos realizados. Marcas de luxo também podem ver sua imagem de sofisticação e exclusividade ser um pouco abalada, devido à popularização do acesso. Com o tempo, os itens de luxo podem ser cada vez menos consumidos, afetando a empresa financeiramente.
Já em relação ao movimento contrário, isto é, o ascendente, o problema gira em torno da criação de uma nova imagem e do investimento em linhas de produção capazes de criar um produto de luxo que concorra em pé de igualdade com os demais. No mais, o aumento de qualidade pode ser gradual e constante, até que chegue-se à qualidade desejada e à aceitação do mercado.
Desafios e oportunidades da expansão horizontal
A expansão horizontal, por sua vez, enfrenta desafios menores, quando comparada com a vertical. No máximo, o aumento das linhas de produção para dar conta dos novos produtos. Um exemplo famoso e de sucesso deste tipo de expansão é a Fanta, que sempre experimentava com sabores novos dentro da sua “família”, sem abrir mão dos tradicionais guaraná, uva e laranja.
Extensões dentro de uma mesma “família” tendem a ir bem, desde que com a execução correta, a propaganda adequada e o devido estudo prévio do público-alvo. Muitas expansões acabam por se tornar ícones dentro de determinado nicho. Modelos coloridos do iPhone 11 ainda são buscados por muitos consumidores, como o iPhone 11 amarelo usado ou novo, por exemplo.
No mais, as extensões são uma ótima forma de auferir mais lucros. Obviamente, devem ser feitas com cuidado, podendo começar com alguns poucos produtos, de forma que gerem até mesmo pouco estoque. Em um segundo momento, deve-se receber feedbacks dos consumidores, de modo a entender a aceitação.
A reputação da empresa é um fator que favorece a aceitação, geralmente. Com o preço certo e acertando na lacuna deste produto no mercado, o sucesso é praticamente garantido. O marketing correto é fundamental, e deve ser feito de modo a utilizar a marca já estabelecida como combustível para uma expansão ainda mais assertiva.