Como fazer a sua estratégia de Marketing Pessoal dar certo

Você talvez já tenha ouvido uma máxima do Marketing que diz que “quem não é visto, não é lembrado”. Esse ditado vale para muitas coisas dentro da nossa área, mas ele é especialmente verdade quando tratamos de Marketing Pessoal

O Marketing Pessoal é algo que tem se tornado algo imprescindível para conquistar o próprio sucesso, virando um assunto de interesse de muitos que buscam se diferenciar de seus pares de carreira. 

Afinal, se destacar perante uma multidão de pessoas é uma tarefa muito desafiadora, seja como um autônomo, um influenciador, um político e, principalmente, para um profissional inserido em um mercado de trabalho que se torna mais competitivo a cada ano que passa.

Por isso, se faz necessário desenvolver estratégias que entreguem a você o protagonismo que tanto merece ou que tanto sonhou. Mas vem sempre as dúvidas: 

  • Qual é a maneira certa de conquistá-lo?
  • O que deve ser feito e o que precisa ser evitado para atingir os seus objetivos pessoais e profissionais?
  • Será que existe algum conteúdo bom que te ensina a valorizar os pontos certos ou tem pessoas que nascem sabendo?

Não se preocupe, continue aqui comigo e descubra mais sobre Marketing Pessoal e quais são as respostas para essas perguntas.

O que é Marketing Pessoal?

Marketing Pessoal é uma estratégia usada para fortalecer a imagem e a reputação de um profissional por meio da promoção pessoal e individual. É uma ferramenta que transforma quem a utiliza em uma referência ou uma autoridade capaz de influenciar outras pessoas.

Assim, essa estratégia envolve o trabalho de diversos conceitos e técnicas que permitem criar uma imagem diferenciada e influente.

Isso porque o Marketing Pessoal explora características como as habilidades de um profissional, as suas experiências, a sua capacidade de fazer networking e, principalmente, de promover a sua atuação em todos os lugares.

Logo, todos esses pontos fazem com que o profissional seja mais notado pelas pessoas e atinja seus objetivos pessoais e profissionais de forma permanente.

Entretanto, é importante informar que não se trata somente de ganhar visibilidade a qualquer custo, prejudicando pessoas envolvidas e o trabalho delas. É uma estratégia com foco em ajudar a construir uma imagem relevante e de autoridade.

Por isso, algumas das técnicas mais utilizadas no Marketing Pessoal envolvem a criação de conteúdo, a participação constante em redes sociais e a publicação de currículos e portfólios online.

Para que serve o Marketing Pessoal?

O Marketing Pessoal, quando bem praticado, atua em prol do profissional, ajudando-o a construir a carreira que deseja.

Por ser uma estratégia que valoriza as suas habilidades e os seus diferenciais, ele possibilita uma boa posição de mercado, o ganho de um aumento ou auxilia a receber aquela promoção tão desejada.

Com ele, você atrai atenção para seu trabalho e demonstra todo seu know-how e como você aplica suas competências. Por fim, isso também reflete fora da empresa, pois ajuda na conquista da confiança dos seus clientes e acaba gerando mais retornos para a empresa em que trabalha.

Ou seja, o Marketing Pessoal é importante para todas as fases da carreira, independentemente de qual seja a sua profissão.

Qual a importância de um bom marketing pessoal?

A qualificação dos profissionais no Brasil e no mundo cresceu bastante nos últimos anos.

Hoje em dia, grande parte dos profissionais mais jovens estão tendo mais acesso à faculdade ou já possuem graduação superior e até pós-graduações. Dessa forma, isso tem sido filtro de contratação pelas empresas de médio e grande porte.

Mas o que isso tem a ver com Marketing Pessoal? Simples, quando o acesso à universidade cresce, o perfil de quem se forma na faculdade influencia bastante na capacidade que essas pessoas têm de conseguir um emprego.

Assim, como a maioria dos nossos formandos se concentra em áreas similares e atrativas, logo descobrem que há um espaço limitado para as funções que exercem.

Por isso, o Marketing Pessoal se torna uma ferramenta poderosa para se diferenciar da concorrência, e, também, se torna um fator crucial na empregabilidade.

Como fazer o seu Marketing Pessoal?

Bom, agora partimos para a seção em que vamos explicar como fazer a sua estratégia de Marketing Pessoal dar certo, na prática.

Da mesma forma que qualquer outro plano de Marketing, seja ele pessoal ou não, é preciso identificar primeiro que tipo de qualificações você tem e como podem ser utilizadas pelo mercado de trabalho.

Por isso é importante estudar suas qualidades e seus defeitos para poder potencializar quais mercados oferecem mais espaço para crescimento e desenvolvimento.

Eu separei 14 dicas importantíssimas para te ajudar a conseguir fazer marketing pessoal com sucesso. Vamos lá?

1ª Dica – Identifique sua missão, visão e valores

Para trabalhar uma marca, é preciso definir seu posicionamento no mercado e com o marketing pessoal não é diferente. Por isso, é importante definir sua missão, visão e valores.

A missão é composta pelos motivos que lhe movem e o que pretende entregar para os clientes. A missão norteia a estratégia para deixar os objetivos explícitos.

Já uma visão, por sua vez, é um planejamento de longo prazo. Ou seja, onde você pretende estar em alguns anos e que papel planeja ter como profissional ao chegar lá. 

Por fim, os valores são o que orientam a sua postura profissional, moral e ética, e funcionam como alicerces de um bom Marketing Pessoal.

Ao definir esses três pilares da sua conduta profissional, você irá entender melhor a mensagem que deve passar para seus pares na empresa e clientes.

2ª Dica – Utilize a Matriz SWOT

O Marketing Pessoal pode utilizar todos os elementos da matriz SWOT para se guiar. Porque forças, fraquezas, ameaças e oportunidades são sempre úteis quando é necessário definir um planejamento de Marketing.

Por isso, faça uma lista com aquilo que o coloca à frente da competição, os problemas que pode enfrentar para conseguir espaço no mercado, o que ainda não faz bem e os nichos em que pode atuar para amplificar seus resultados.

Assim, a matriz lhe ajudará a entender que tipos de qualificações devem ser obtidas para se tornar um profissional completo, quais empresas precisa abordar para concretizar seus objetivos e o que deve listar como argumento para a sua contratação. 

Porém, se você tiver dificuldade com essa ferramenta ou não a conhece muito bem, eu tenho um outro texto aqui no blog que discorre sobre o assunto com mais profundidade.

3ª Dica – Utilize as redes sociais

Se você busca oportunidades para fazer Marketing de maneira acessível e eficiente, você precisa estar nas redes sociais

Para conseguir um destaque nas redes, investir em anúncios e divulgações pagas pode ser uma alternativa, mas está longe de ser a única. Quando você começa a entender como elas funcionam e fizer um bom trabalho com elas, não vai ser preciso desembolsar muito dinheiro para fazer sua estratégia de marketing pessoal funcionar.

É um fato: grandes marcas conseguem ter mais visibilidade ao ingressar na internet e dinheiro para investir em anúncios. 

Porém, você também pode se destacar através de um conteúdo de alta relevância e qualidade, que é tão valioso quanto qualquer outro recurso que você tenha.

De qualquer forma, o custo de se promover nas redes sociais é muito menor do que o de anúncios tradicionais. Por isso, você encontra na web oportunidades muito mais acessíveis para fazer o seu Marketing Pessoal dar certo.

4ª Dica – Seja um consultor virtual

Sobre essa dica, eu posso falar com propriedade porque é uma que eu segui a um tempo atrás e tem me rendido ótimos frutos até os dias de hoje.

E um dos melhores exemplos é aqui, o meu blog em que você está lendo este texto agora. 

Eu comecei o meu canal do YouTube e o meu blog pensando na oportunidade de me tornar um consultor virtual, auxiliando vocês compartilhando minhas experiências com os mais diversos assuntos de marketing, empreendedorismo e vendas.

Aqui, eu consigo demonstrar a minha expertise, e fazer o meu próprio Marketing Pessoal.

Por isso, se você estiver disposto a manter um conteúdo regular e bem feito, seja num blog, num canal ou até nas redes sociais, é uma estratégia que eu indico para colocar o seu plano de Marketing Pessoal em prática.

5ª Dica – Faça networking

Outra coisa importante para o Marketing Pessoal é sua capacidade de networking

Como exemplos, a participação em eventos na sua área, o seu relacionamento com colegas de profissão e a atenção às empresas que trabalham no seu ramo são coisas que você pode fazer para encontrar mais oportunidades de trabalho e propostas melhores.

Não basta formar um círculo e ficar dentro dele, você precisa estar sempre expandindo-o. Tente achar mais pessoas, conheça amigos de amigos na área e, sempre que possível, coloque seus serviços à disposição.

6ª Dica – Crie uma marca para identificá-lo

Como eu disse logo no início do texto, a importância de fazer Marketing Pessoal é não apenas ser visto, como também ser lembrado.

Por isso, você precisa de algo que as pessoas relacionem com você, que deixe a divulgação do seu trabalho mais fácil.

Para conseguir essa visibilidade, crie um logo que seja único para o seu site, suas postagens ou até para a sua assinatura de e-mail. 

Quanto mais você utilizar essa representação, mais as pessoas irão associá-la a você e isso é capaz de gerar não apenas reconhecimento, como também credibilidade.

7ª Dica – Envolva-se em projetos como voluntário

Atualmente, um currículo acadêmico e de grandes referências pode ser um diferencial. Porém, a maioria das empresas valoriza também a participação em projetos sociais.

O voluntariado tem diversas vantagens. Ao mesmo tempo em que você ajuda ONGs a fazer uma diferença no mundo e na sociedade, esse trabalho pode ajudá-lo a ganhar experiência e mais criatividade.

Por isso, eu recomendo o envolvimento em projetos como voluntário não apenas como uma forma prática de Marketing Pessoal, mas como uma forma de amadurecimento e desenvolvimento pessoal.

8ª Dica – Mantenha contato constante com seus clientes

Se você trabalha diretamente com clientes, uma dica importante é fazer uma lista com o contato deles e estabelecer uma comunicação recorrente.

Afinal, para um bom Marketing Pessoal, você não pode se esquecer dos clientes que atendeu no passado, assim como você deve fazer o máximo para que eles não se esqueçam de você.

Isso porque, há uma grande probabilidade de que eles precisem dos seus serviços novamente e, mantendo uma comunicação, você vai sempre estar por perto para continuar vendendo ou para vender novamente.

9ª Dica – Conte histórias

Isso é algo que todos os maiores líderes e empresários mais memoráveis têm em comum: saber contar uma boa história.

Essa habilidade que nós chamamos no marketing de storytelling. Através dela, estabelecemos uma forma de engajar com o outro e transmitir as informações que você deseja passar de uma forma lúdica e memorável.

Se quiser um exemplo, basta lembrar de Steve Jobs e seus discursos que sempre se tornaram um evento à parte.

Portanto, saber contar histórias é uma ótima maneira de chamar a atenção para você e seu trabalho, sem entediar a outra pessoa falando de si mesmo sem parar, como se fosse um roteiro pronto.

10ª Dica – Aprenda argumentos para usar a seu favor

Entretanto, se ficar preso a um roteiro pronto pode fazer as pessoas perderem o interesse em você, não ter nenhum tipo de roteiro também não é bom

Por isso, é importante desenvolver um pitch sobre si mesmo, que seja um guia do que você quer transmitir sobre suas competências para outras pessoas.

Assim como o pitch de vendas, que antecede uma proposta, você também precisa saber “se vender” ao conhecer novos clientes

Com isso, você aumenta as conversões com os argumentos a seu favor e vai adaptando-os constantemente de acordo com as respostas que obtém.

11ª Dica – Promova o seu trabalho

Na hora de promover seus trabalhos, existem canais específicos que podem trazer mais resultados que outros.

Por isso, eu vou listar alguns deles e discorrer brevemente sobre quais são os benefícios de cada um para o seu Marketing Pessoal e para que as pessoas certas entrem em contato com o seu trabalho.

Blog pessoal

Um blog pessoal é uma ótima maneira de fazer Self Marketing, porque ele é uma forma de construir a sua imagem ao longo do tempo, com publicações periódicas e mais completas. Em um blog, você pode compartilhar artigos de opinião e dicas que mostram a sua expertise e formação.

Grupos e comunidades

As redes sociais são grandes comunidades criativas que você pode usar para expor o seu trabalho sempre que possível. Os grupos de Facebook que conectam profissionais e empresas também são um ótimo lugar para buscar oportunidades de trabalho.
Cada área tem comunidades específicas também, como por exemplo o Behance, que hoje é um dos locais mais indicados para encontrar designers e seus portfólios.

Utilizando o LinkedIn

Mas é claro que o LinkedIn não ia ficar de fora deste texto. Afinal, a rede social de currículos evoluiu e hoje, sozinha, rende assuntos para artigos extensos.

Por lá, você consegue estabelecer um contato direto com outros profissionais que precisam do seu trabalho e até com empresas que têm interesse nele. Uma boa reputação no site ajuda a construir autoridade e tornar-se uma referência no mercado.

12ª Dica – Invista em cursos de qualificação

Investir em novos cursos de qualificação é algo muito importante. E isso vale não só para o seu Marketing Pessoal, como forma de agregar ao seu currículo e autoridade na área, mas também à sua busca pela qualidade do seu desempenho, cada vez mais reconhecido.

Logo, você deve buscar por cursos, sejam eles online ou presenciais, que atestem os seus conhecimentos e a sua capacidade como profissional. 

Além disso, é válido o investimento tanto em cursos na sua área de atuação ou mesmo em marketing e em outras áreas de seu interesse, ampliando o seu repertório.

13ª Dica – Cuide da sua imagem

Anteriormente no meu blog, eu falei um pouco sobre branding e a sua importância para gestão de uma marca. E não é por acaso que as empresas se preocupam tanto sobre o assunto – e porque você deve se preocupar com ele também. 

Quando marcas e pessoas melhoram as impressões que transmitem a clientes e contratantes, as vendas acompanham essa melhoria. Essa é uma correlação básica e comprovada entre a imagem das empresas e as vendas.

Para isso, basta a gente retornar para o Steve Jobs e pegar a Apple como exemplo. A imagem da Apple é responsável pela margem de lucro que a empresa conquistou ao longo do tempo. 

Logo, um iPhone pode custar muito mais do que um Android e continuar com uma ótima margem de vendas, mesmo que a memória, a câmera e as outras especificações sejam equivalentes. 

Um dos motivos para isso é bem claro: a imagem da Apple tem um status muito melhor, focado principalmente em inovação e “qualidade superior”.

O objetivo de uma boa estratégia de Marketing Pessoal é basicamente transformá-lo na Apple da sua área. Ou seja, numa referência de qualidade que justifica que os clientes preferiram os seus serviços.

14ª Dica – Tenha uma posição coerente

A credibilidade se constrói aos poucos, post por post. Mas não tenha dúvidas: você pode perdê-la com um único tweet.

Por isso, quando você começa a trabalhar no seu Marketing Pessoal, elabore um planejamento para que você esteja sempre alinhado com o que eu já falei antes: com uma missão, valores, visão bem definidos e um conteúdo relevante.

Assim, você consegue evitar contradições no seu posicionamento que possam afetar negativamente o seu perfil profissional e seus ideais. 

Se você assumir um posicionamento, mantenha-se nele. Se você prometer algo, faça questão de cumpri-lo.

Com isso, você garante a construção de uma audiência e uma clientela fiel, que pode começar a divulgar o seu trabalho de forma espontânea.

Conclusão

Em suma, não colocar em prática o seu Marketing Profissional pode ser o que faltava para o seu crescimento profissional e sucesso na sua carreira. 

Mas não se desespere, siga as dicas que eu separei e comece, etapa por etapa, a demonstrar o seu conhecimento e serviços de qualidade para colegas e empregadores.

Por fim, se você quiser estar sempre por dentro de todas as melhores formas de crescer profissionalmente e as principais estratégias de mercado, não se esqueça de sempre conferir o Canal do Consultor e de se inscrever no meu canal do YouTube.

Se você ficou com alguma dúvida, me conta nos comentários abaixo ou me chama no Instagram.

Até a próxima!

Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

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