O que é Inbound Marketing? Como fazer? Veja seu conceito e vantagens.

O que é Inbound Marketing? Como fazer? Veja seu conceito e vantagens.

O que é Inbound Marketing? Trata-se de é um conjunto de estratégias atraentes que fazer os clientes voluntariamente ao site da empresa.

Você se pergunta como?

Simples, eles encontram empresas através do conteúdo que ela proporciona, seja por sites de buscas, redes sociais e newsletters.

Isto nasceu em 2008/2009 com o livro Inbound Marketing do Brian Halligan. Mas, no Brasil, se tornou mais atuante em 2014, com algumas agências aderindo a esta estratégia no planejamento de trabalhos.

Vamos traduzir?

Inbound Marketing, na tradução direta, seria Marketing de entrada. Uma vez que isso não faz muito sentido na tradução literal, o termo mais correto seria Marketing de atração. Isso porque quem te procura pelo conteúdo que disponibiliza, e não pelas publicidades ou ações comerciais, é o cliente.

Vantagens do Inbound Marketing

Essa estratégia tem várias vantagens. Dentre elas, destaquei alguma delas abaixo:

Aumento da visibilidade de sua empresa ou produto

Uma vez que traz o cliente pelo o conteúdo, automaticamente aumenta sua visibilidade com o mercado. Conseqüentemente, você não precisa investir em publicidades.

Diminuir o custo de aquisição dos seus clientes

Como disse acima, por conta de trazer voluntariamente o cliente, diminui-se o investimento do CPC (custo-por-clique) ou da divulgação. Portanto, você terá apenas o custo do planejamento e do trabalho de criação de conteúdo.

Atrair os clientes que tem potencial

Como o cliente é atraído pela busca pelo seu conteúdo, naturalmente o mesmo é filtrado e com isso torna-se mais assertivo a aquisição do mesmo. Assim, evita aparecer para quem não tem interesse no seus produtos ou serviços.

Apresentar conteúdos que demonstrem todo o seu Know-how

Quando você assume essa estratégia, além de atrair o cliente você demonstra todo o seu conhecimento para ele e o mercado, aumentando o valor agregado da sua empresa.

Diferenças sobre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

A diferença com o Marketing de conteúdo é que o Inbound Marketing tem o foco mais estratégico na conversão de leads, cadastros e vendas. Dessa forma, o Marketing de Conteúdo é mais focado no posicionamento da marca.

Um exemplo de Inbound Marketing são os vários e-books que estão disponíveis para baixar gratuitamente. Mas com o foco de lhe vender um curso, um serviço e até um produto.

Já no Marketing de Conteúdo o exemplo seria a Sadia (não sei se eles realmente fazem, mas ajuda a explicar), porque ela pode divulgar em seu site, blogs, influenciadores ou redes sociais:

  • Receitas;
  • Dicas;
  • Explicações técnicas dos produtos;
  • E várias informações estratégias da marca em geral.

Isso não seria apenas para um produto exclusivo, pois o intuito nesta ação seria você optar sempre pelo mix de produtos deles na hora de efetuar compras no supermercado.

Quer saber aproveitar e conhecer mais sobre Marketing Digital? Clique aqui e veja nossa matéria sobre esse tema.

Espero que tenha conseguido entender o que é Inbound Marketing, caso não, assista o vídeo abaixo e se gostar curta-o, e se inscreva no Canal do Consultor no YouTube ativando o sininho para ser notificado sobre novos vídeos.

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
Surpreendentemente, cerca...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
A publicidade moderna...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.