Nós pensamos sempre nas vantagens e benefícios de adquirir um produto ao fazer uma compra. Mas como isso funciona, realmente? É o que iremos descobrir no post de hoje!
Vamos começar pensando nas nossas relações comerciais, que fazemos ao comprar algo.
O nosso processo de decisão de compra é quase que sempre escolhido por razões racionais. Podemos até é comprar por motivos emocionais… mas não deixamos de justificar racionalmente para nós mesmos!
Basicamente, a compra acontece após uma análise criteriosa dos produtos, serviços, agregados, fornecedores. Também ocorre uma comparação entre as opções, e acabamos optanto pelo que nos oferece mais Vantagens e Benefícios.
Vantagens e benefícios, para o cliente, é a percepção dos valores do produto comparados ao investimento que será feito. Quanto mais destes sentimentos na apresentação do produto, mais valor o cliente absorverá, ficando mais fácil para aceitação do montante de dinheiro que está disposto a utilizar.
A resposta é não! Até os muquiranas de plantão vão sempre avaliar os Benefícios e Vantagens para escolha de um produto. Ou seja, o preço pode ocupar um peso menor na balança de escolha se a apresentação do produto pelo vendedor ou campanha apresentar algo a mais e agregado a compra.
Pode ser uma qualidade extra, uma maior durabilidade, algo inédito, um sentimento de melhor status perante a sociedade e, claro, o fornecedor (marca). Toda essa percepção de ganhos justifica a tomada de decisão.
O preço e forma de pagamento também podem ser considerados uma vantagem e benefício quando se tem uma concorrência direta sobre o mesmo produto.
Portanto, uma promoção onde se destaca um preço especial, um desconto ou forma de pagamento pode induzir o cliente esta compra, uma vez que é mais vantajosa. Por isso, o preço nunca será o principal fator, mas sim um dos elementos.
Todo comprador busca sempre ter vantagens na compra. Comodidade, rapidez, preço, forma de pagamento, descontos e, principalmente, sanar as necessidades que o fizeram buscar esse produto são muito importantes! Mas, quando apresentamos mais benefícios que ele está procurando, a vontade e o objetivo da compra aumenta, mesmo que o que se está oferecendo possa ser mais caro do que estava disposto a investir.
Quando fazemos uso incorreto de conceituação, ou não a fazemos, relacionadas a definir dentre as características as vantagens e benefícios, muitas vezes isso se reflete na perda da força de vendas junto ao cliente. Isso resulta em dificuldades na concretização da compra, através de argumentos fracos e pouca relevância nas propostas comerciais.
Resumindo esses conceitos, as características são o conjunto de funcionalidades do produto, sendo o descritivo do seu formado e particularidades. E, aliadas às vantagens, demonstram a utilidade do produto, para o que ele serve e, por fim, os benefícios, que demonstram como o produto ou serviço pode satisfazer as suas necessidades.
Não se esqueça, então, de buscar as vantagens e benefícios nas características dos produtos e serviços.
Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o tema.
Comfira também o nosso canal do Youtube e curta nosso Facebook e Instagram!
Outros textos que você pode gostar:
Dropshipping: o que é? Posso fazer?
Prospectar clientes é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, é…
Abrir uma empresa é um processo que exige muita atenção e dedicação por parte do…
A automação tem se tornado uma ferramenta indispensável para empresas de todos os setores, proporcionando…
A fidelidade do cliente é fundamental para qualquer empresa bem-sucedida, garantindo uma clientela recorrente, aumentando…
Implementar um canal de comunicação eficaz com o cliente é mais do que apenas uma…
No universo do marketing e das vendas, o funil é uma representação visual que descreve…