Categories: Marketing

O que é Branding, Logotipo e Logomarca?

O que é Branding?

Branding, na sua definição mais mais simples e direta, significa “Gestão de Marcas”.

A gestão de uma marca está relacionada com a criação e a manutenção da confiança, o que implica no cumprimento de promessas.

Basicamente, um branding é formado por manual de identidade visual (logotipo, papelaria da marca, padrões de cores e publicitários), documentos analíticos (pesquisas de mercado, concorrência, público alvo, produto e entre outras), posicionamento da marca (saber os objetivos e como chegar neles) e construção multissensorial baseado nos 5 sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).

Ou seja, construir uma marca é um trabalho muito sério e que deve ser planejado, por isso a gestão da marca (branding) é um item necessário para todos os tipos e perfis de empresa.

O que é logomarca?

Muitas pessoas falam logomarca quando se referem ao logotipo de sua empresa. E, normalmente, são  imediatamente corrigidas por profissionais de marketing, ou publicitários, falando que este é um termo ilógico.

Semanticamente falando, logomarca não faz sentido. De origem grega, “logo” é definido como “palavra” e “significado”. Já o termo “marca”, que vem do germânico “marka”, também é definido como “significado”. Ou seja, o termo é construído por duas palavras com a mesmo sentido, o que o torna redundante, assim como “subir pra cima”, “descer lá embaixo” ou até “eu vou te falar pra você”.

Entretanto, existem dicionários que assumiram essa palavra em sua lista de significados. Eles explicam que logomarca é um conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático).

Existem pessoas que defendem a existência do termo, por mais redundante que pareça na etimologia. O nome se torna mais popular (comercial), e segundo eles, representa uma junção do logotipo com a marca ou símbolo.

E o que é logotipo?

Não podemos deixar de explicar o significado de Logotipo, que é o termo mais aceitos por profissionais da área de marketing e publicidade, menos conhecido por clientes, mas bem mais aplicável no dia a dia.

Um logotipo é um gráfico e/ou a marca tipográfica que identifica sua empresa, sendo responsável por apresentá-la através de fontes e tipografias. Ele representa a missão, a visão, os valores, a forma como ela se posiciona no mercado e como ela quer se apresentar para os clientes.

Etimologicamente, logotipo é formado pela junção de “logo” (significado), como foi explicado acima, e “typos”, que significa símbolo ou figura. Assim, forma um símbolo visível de um conceito.

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor a diferença!

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal e conferir os nossos outros textos sobre marketing!

Global Project

Consultor de estratégias comerciais e empreendedorismo desde 2007, formado em Marketing, especializado em Andragogia, empresario no ramo Publicidade, Marketing, Sistemas Online, Comunicação Visual, E-commerce e uma loja de produtos para Artesanatos. Católico, casado, pai de uma filha linda (e muito ciumento), corintiano (ninguém é perfeito), escoteiro (sempre alerta), adora cozinhar e que tem como hobbies viagens (praia principalmente), acampar, trabalhos voluntários, cinema, teatro e música. Adorador de frases de impacto como “existem dois perfis no mercado, os que choram e os que vendem lenços” (Nizan Guanaes) e “a maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns” (Abraham Lincoln).

Recent Posts

Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas

Um plano de negócios é essencial para qualquer empreendimento, independentemente do seu porte ou segmento.…

2 dias ago

6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro

Prospectar clientes é um dos pilares fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Afinal, é…

1 semana ago

Quais são os erros comuns ao iniciar uma empresa

Abrir uma empresa é um processo que exige muita atenção e dedicação por parte do…

3 semanas ago

Quais os benefícios de um Software de automação?

A automação tem se tornado uma ferramenta indispensável para empresas de todos os setores, proporcionando…

3 semanas ago

Afinal, o que influencia na fidelidade do consumidor?

A fidelidade do cliente é fundamental para qualquer empresa bem-sucedida, garantindo uma clientela recorrente, aumentando…

3 semanas ago

Como implementar um canal de comunicação com o cliente?

Implementar um canal de comunicação eficaz com o cliente é mais do que apenas uma…

3 semanas ago