O que é CRM?

O que é CRM?

O significado de CRM é Customer Relationship Management, traduzindo é Gestão do Relacionamento com o Cliente. Trata-se de uma abordagem onde o cliente é visto como principal foco do negócio. Pois busca como intuito perceber e antecipar suas necessidades, e para então atendê-los da melhor forma.

Parece simples, mas você entendeu o conceito de CRM da verdade? Vou lhe ajudar.

Na verdade o CRM em sua essência, é uma estratégia de negócio com o foco no cliente. Ou seja, todas as ações da empresa ficam voltadas para as necessidades de quem compra, e não somente os próprios produtos.

Essa estratégia engloba todas as áreas da empresa e não somente ao marketing, vendas e serviços de atendimento. Porque se os outros setores não estiverem antenados e convergentes ao conceito e foco no cliente, todo o processo inicial será inútil.

CRM é um software ou um conceito?

Não confunda esse conceito com os sistemas que o mercado vende para você. Pois podemos aplicar essa estratégia com ferramentas especificas e adaptadas ao seu negócio (esses sistemas), ou com planilhas de Excel e até com fichas de atendimento (como era feito antigamente).

Antes de aplicar qualquer software ou iniciar uma estratégia de controle de relacionamento com seu cliente, veja como aplicar na essência de sua empresa o foco para o cliente, com o engajamento de todos os setores da mesma e na mente dos funcionários. Pois caso o contrário somente irá jogar seu tempo e dinheiro fora, porque sem que todos abasteçam os dados do atendimento e acompanhamento do cliente o resultado será aquém ao almejado.

Eu já trabalhei com duas ferramentas de CRM, uma paga (Salesforce – www.salesforce.com/br) e outra gratuita (Vtiger – www.vtiger.com) para quem tem um pouco de noções de programação, ambas atendem as necessidades de controle de informação, mas você pode fazer todos esse processo numa planilha de Excel com filtros, para isso basta ter basicamente os seguintes campos (Um exemplo para atendimento de Empresas – PJ):

Um exemplo para atendimento de Empresas (PJ)

  • Data do atendimento
  • Nome da Empresa (cliente)
  • Nome responsável
  • e-mail
  • Telefone
  • Celular
  • Necessidade (como exemplo seriam orçamento, venda, suporte, reclamação, sugestão e outros)
  • Descrição da Necessidade
  • Status (como exemplo efetuado, solucionado, em transporte, aguardando e cancelado)

Ainda com dúvidas? Veja o vídeo abaixo e entenda um pouco mais.

Não se esqueça de curtir o nosso canal e conferir os nossos outros posts!

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...

Marketing

O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
Gestão de fluxo é acompanhar...
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Toda empresa precisa...

Empreendedorismo

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?
Automatizar uma loja...

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo...

Rota Digital

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
O que é gestão de fluxo e como aplicar no dia a dia da sua empresa
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
OKR e KPI diferenças, aplicações e como usar juntos para transformar resultados
OKR e KPI: diferenças, aplicações e como usar juntos para transformar resultados

Empreendedorismo

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais

Rota Digital

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.