Entenda o que é conteúdo viral e como criar para o seu negócio

Entenda o que é conteúdo viral e como criar para o seu negócio

Se você usa redes sociais, como Instagram, TikTok ou Facebook, provavelmente já se deparou com algum post ou vídeo sendo compartilhado milhares de vezes, recebendo muitos comentários e curtidas. Isso é o que chamamos de conteúdo viral.

Esse tipo de conteúdo é criado estrategicamente, utilizando gatilhos mentais e outras técnicas para que as pessoas se identifiquem com o assunto e ele se espalhe organicamente através de compartilhamentos.

Agora, imagine se esse post fosse do seu negócio? Quantas pessoas seriam impactadas por esse conteúdo e veriam sua empresa de forma diferente? A ideia é genial, mas viralizar não é tão simples. Muitos fatores influenciam essa estratégia.

O que é conteúdo viral?

Conteúdo viral é, como o nome sugere, um conteúdo que se espalha rapidamente e gera alto engajamento. As principais características desse tipo de conteúdo são: grande quantidade de visualizações, curtidas, comentários e compartilhamentos, atrelados à velocidade com que ele se populariza.

O ponto positivo dessa estratégia de marketing é que o próprio público-alvo divulga o conteúdo de forma orgânica. Isso permite economizar em anúncios pagos e direcionar essa verba para outras áreas do negócio que irão contribuir para o seu crescimento.

Exemplos de conteúdos que viralizaram ao longo dos anos

De tempos em tempos, campanhas e memes se tornam virais. Por exemplo, há campanhas que usaram bordões e se tornaram parte da cultura popular, com frases que todos repetiam. Outras vezes, vídeos de campanhas virais se espalham rapidamente, levando mensagens importantes de forma divertida ou emocional.

Como criar conteúdos virais para o meu negócio?

Agora que você já sabe o que é conteúdo viral e relembrou alguns sucessos, chegou a hora de botar a mão na massa e criar o seu próprio. Vamos lá!

Gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estratégias que induzem os clientes a tomarem uma ação. Eles podem ser de desafio, autoridade ou reconhecimento, por exemplo.

Para aplicá-los, é importante pensar em conteúdos alinhados com os valores da sua empresa. Ao sentir algum tipo de identificação, o público vai associar o nome ou a imagem do negócio a um sentimento ou experiência que teve, fixando na memória.

Temas relevantes

Seu conteúdo agrega algum valor aos clientes? Se você não tiver a resposta na ponta da língua, é melhor repensar sua estratégia!

As pessoas compartilham o que acham interessante, engraçado ou se identificam. Para fazer com que o conteúdo atinja de fato o seu público-alvo, traga valor para o que você compartilha. Um bom exemplo é abordar pautas importantes de forma bem-humorada ou esclarecedora.

Humor

Quem não ama dar risadas? Existem pessoas que ficam horas rolando o dedo na tela e consumindo todos os memes disponíveis. Por isso, invista nessa técnica!

O humor tem grande potencial de se tornar viral pelo fato de se aproximar do público através das emoções.

Narrativa

As histórias têm valor sentimental e as pessoas amam compartilhá-las.

Conte a história de como você chegou aonde está ou como surgiu a ideia de criar o produto ou serviço que vende. Se houver identificação com o seu público, com certeza ele irá se engajar! Transmita uma narrativa convincente e que mereça ser compartilhada.

Efeito chiclete

Alguns conteúdos parecem chicletes: grudam na nossa mente e não saem jamais. Essa é uma boa técnica para inserir nos seus conteúdos. Pense em músicas, repetição de palavras ou expressões que podem reforçar a ideia na memória do consumidor.

Não se esqueça de compartilhar os conteúdos em mais de uma rede social, para que cada vez mais pessoas vejam suas campanhas!

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...

Marketing

Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Toda empresa precisa...
OKR e KPI diferenças, aplicações e como usar juntos para transformar resultados
OKR e KPI: diferenças, aplicações e como usar juntos para transformar resultados
O crescimento de uma...

Empreendedorismo

Como Funciona o Brand da Experiência à Estratégia que Gera Valor
Como Funciona o Brand: da Experiência à Estratégia que Gera Valor
Trabalhar brand vai muito...
Como fazer um slogan simples
Como fazer um slogan simples?
Criar um slogan simples...

Ações Comerciais

Qual a função da automação comercial
Qual a função da automação comercial?
A pergunta “qual a função...
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?
Automatizar uma loja...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?
Automatizar uma loja...

SEO

Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo...
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Toda empresa precisa...

Rota Digital

Quais são os 7 tipos de e-commerce Guia completo para entender os principais modelos de negócio digitais
Quais são os 7 tipos de e-commerce? Guia completo para entender os principais modelos de negócio digitais
O comércio eletrônico...
Os 4 Pilares do Marketing A Base de Toda Estratégia Inteligente
Os 4 Pilares do Marketing: A Base de Toda Estratégia Inteligente
Muito se fala sobre marketing...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
o que é target
O que é Target?
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços

Marketing

Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
OKR e KPI diferenças, aplicações e como usar juntos para transformar resultados
OKR e KPI: diferenças, aplicações e como usar juntos para transformar resultados
Como Fazer um Branding Passo a Passo para Criar uma Marca Memorável
Como Fazer um Branding Passo a Passo para Criar uma Marca Memorável

Empreendedorismo

Como Funciona o Brand da Experiência à Estratégia que Gera Valor
Como Funciona o Brand: da Experiência à Estratégia que Gera Valor
Como fazer um slogan simples
Como fazer um slogan simples?
Qual a função da automação comercial
Qual a função da automação comercial?

Ações Comerciais

Qual a função da automação comercial
Qual a função da automação comercial?
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio

SEO

Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Por que SEO é essencial para qualquer negócio digital
Por que SEO é essencial para qualquer negócio digital

Rota Digital

Quais são os 7 tipos de e-commerce Guia completo para entender os principais modelos de negócio digitais
Quais são os 7 tipos de e-commerce? Guia completo para entender os principais modelos de negócio digitais
Os 4 Pilares do Marketing A Base de Toda Estratégia Inteligente
Os 4 Pilares do Marketing: A Base de Toda Estratégia Inteligente
Como Funciona o Brand da Experiência à Estratégia que Gera Valor
Como Funciona o Brand: da Experiência à Estratégia que Gera Valor
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.