Quem tem um negócio próprio sabe que para garantir o bom funcionamento das operações, todas as áreas precisam trabalhar de forma alinhada, buscando a otimização de processos. E isso, quase sempre, é um assunto em pauta nas discussões dos gestores quando se fala na melhora do desempenho de uma empresa.
Portanto, para se chegar aos resultados, é preciso identificar as causas das ineficiências da empresa para corrigi-las, melhorando o processo como um todo.
Esse caminho para sanar possíveis erros torna-se muito mais fácil ao utilizar ferramentas que ofereçam mudanças realmente efetivas, adequando os processos da melhor forma possível. Aqui entra a importância de um sistema ERP.
Mas… o que é um ERP? ERP é um software que auxilia no gerenciamento e na integração dos vários processos de um negócio – para facilitar a gestão de uma empresa – independentemente do seu porte.
Ficou curioso? Mas isso é apenas uma pequena amostra do que um sistema assim pode otimizar em seu negócio. Então, se você quiser saber mais sobre um ERP, as vantagens que ele oferece e como ele pode ser a melhor solução para seu negócio, continue a leitura do post de hoje!
O que é o sistema ERP?
ERP é a sigla advinda do inglês para o termo Enterprise Resource Planning – que traduzido para o português significa Planejamento dos Recursos de uma Empresa. Ou seja, é um sistema de gestão empresarial que é utilizado para administrar uma empresa, integrando os mais distintos processos das áreas de um negócio.
Trata-se de um sistema pensado do início ao fim para contemplar todas as necessidades de uma empresa, pois ele conta com módulos para cada setor: desde vendas e logística, até a gestão financeira e parte legal e fiscal.
E o melhor – todas essas funcionalidades são integradas em um único software – colocando as informações da sua operação de forma centralizada e segura, à disposição dos gestores e colaboradores sempre que necessário.
Como funciona um Sistema ERP?
Um sistema ERP funciona de forma a integrar todas as áreas da empresa, facilitando a administração de pequenas, médias e grandes empresas, conferindo agilidade e confiança, e até mesmo minimizando possíveis erros.
Entre as facilidades que um sistema ERP oferece na gestão do seu negócio, podemos destacar:
- Automatização dos processos cotidianos;
- Conexão entre os diversos canais de vendas;
- Controle das vendas realizadas – desde o pedido até a expedição;
- Manutenção dos cadastros de clientes e fornecedores sempre atualizados;
- Emissão de notas fiscais;
- Sincronização dos dados do seu negócio em tempo real;
- Controle do estoque com assertividade;
- Melhoria na gestão dos negócios (no e-commerce ou no físico);
- Organização das demandas internas;
- Unificação das informações da empresa, gerando relatórios confiáveis.
Sem um software ERP, seu negócio acaba precisando de vários softwares diferentes – um para cada parte da empresa – para garantir visibilidade a todas as frentes do negócio. Ou seja, os gestores precisam acessar diferentes programas para coletar as informações e, após juntar os dados, é feita a análise destes para uma posterior tomada de decisões.
Com um ERP, todo o volume de informações geradas pela sua empresa – independente do departamento – fica armazenado apenas em um software, possibilitando:
- Relatórios confiáveis;
- Informações verídicas;
- Gestão eficiente;
- Centralização de dados importantes do negócio;
- Cruzamento e análise dos dados obtidos;
- Decisões bem embasadas;
- Automatização de processos;
- Integração dos setores.
Vantagens de um ERP para o seu negócio
O ERP oferece uma ampla gama de funcionalidades que simplificam a gestão de um e-commerce, loja ou empresa, permitindo uma tomada de decisões assertiva e operações cotidianas mais eficientes e ágeis.
Confira a seguir as vantagens de optar por um ERP em seu negócio.
Assertividade na gestão de pedidos
O sistema ERP facilita o gerenciamento dos seus pedidos, pois reúne em um só lugar todas as informações das vendas feitas – mesmo que elas ocorram em diferentes canais de venda, pela integração com marketplaces.
Esse sistema auxilia o empreendedor a organizar os cadastros dos mais diversos produtos, receber pedidos e organizar a logística de entrega com maior rapidez e a prova de erros, possibilitando melhor controle e acompanhamento de cada compra.
Emissão de notas fiscais sem burocracia
Com um ERP, você consegue realizar a emissão das notas fiscais do seu negócio de forma simples e rápida, culminando em significativa redução da burocracia nas suas atividades.
Isso porque o sistema é configurado com as informações sobre os impostos que incidem sobre as mercadorias do seu negócio – de forma que você recebe automaticamente os dados dos pedidos.
A emissão das notas é super descomplicada, pois o preenchimento do setup é feito uma única vez, e o ERP salva todos os dados inseridos, não havendo necessidade de digitar os dados manualmente. Isso evita erros no processo, economiza tempo e otimiza a rotina do seu negócio.
Gestão de estoque integrada e à prova de erros
O sistema ERP ainda lhe permite controlar de forma integrada e 100% automatizada as movimentações de entradas e saídas de produtos em todos os canais de venda que o seu e-commerce utiliza.
Isso possibilita ao seu negócio uma gestão de estoque mais eficiente – com dados atualizados em tempo real, que dão mais segurança e auxiliam a identificar os itens com maior e menor saída.
Com essas informações, seu e-commerce planeja com maior assertividade as reposições e promoções da sua loja – o que praticamente anula erros como a defasagem de produtos no estoque, venda de produtos que estão em falta ou excesso de produtos parados no estoque.
Gestão financeira mais eficiente
Ao utilizar um sistema ERP, seu negócio administra com mais eficiência e segurança as finanças: receitas, despesas, balanço de vendas, fluxo de caixa e tributações.
Com esses dados, o e-commerce pode gerar relatórios realmente confiáveis que mostram os resultados da empresa, oferecendo uma visão ampla da situação financeira que auxilia na elaboração de estratégias eficientes e tomadas de decisão mais bem fundamentadas.
Integração com múltiplas plataformas
Um ERP facilita enormemente o uso de múltiplos canais de venda, pois ele consegue atuar de forma integrada com outros sistemas essenciais para a operação da sua loja, como:
- Plataformas de e-commerce e marketplace;
- Meios de pagamento digital;
- Soluções de logística;
- Softwares de CRM, entre outros.
Isso facilita a gestão do seu negócio ao integrar todos os seus canais de venda e centralizar os processos, obtendo análises mais eficazes dos resultados, evitando possíveis erros e tomando decisões alinhadas com a sua estratégia.
Visão global do negócio
A importância de um ERP nas empresas se manifesta de inúmeras formas, mas sem dúvida, uma das mais importantes é o planejamento mais eficiente. Pois, ao obter informações integradas e atualizadas, o planejamento empresarial fica potencializado.
O software trabalha para fornecer uma grande quantidade de informações e permitir que os gestores observem todos os dados relevantes da empresa em um só lugar, fornecendo uma visão global da empresa.
Dessa forma, é possível observar como a ação de um setor impacta o outro, realizando um planejamento e atendimento mais precisos com expressivas chances de sucesso.
Integração dos vários setores da empresa
Toda empresa é composta por vários setores, cada um com seus respectivos processos e responsabilidades. E integrar tudo isso pode ser desafiador.
Portanto, aqui temos outra grande vantagem de adotar um sistema ERP.
Ele consegue reunir todos os dados e processos do negócio em um sistema só, o que sem dúvidas é muito mais eficiente do que a utilização de um programa para cada área ou a atualização de várias planilhas diferentes.
O sistema ERP unifica todos os processos da empresa, gerenciando o trabalho de forma que todos os setores operem simultaneamente com eficácia, permitindo identificar onde estão os problemas e como aperfeiçoá-los.
Relatórios assertivos que aumentam a confiabilidade do negócio
Outra vantagem de usar o ERP é que ele dá à sua empresa um sistema de relatórios totalmente unificado para cada processo, que estão disponíveis a qualquer momento, permitindo análise e comparações entre departamentos, sem o transtorno de múltiplas planilhas ou e-mails.
Todos os relatórios financeiros, como declarações de fluxo de caixa e renda, são integrados e o ERP ainda possibilita relatórios personalizados que podem ser gerados rapidamente, de forma que a empresa obtenha mais assertividade em suas operações.
Fornecer uma visão detalhada dos dados da empresa ajuda na tomada de decisões bem embasadas, com base em tendências e métricas, conferindo maior competitividade.
Redução dos custos com TI
O ERP, além de todas essas vantagens, ajuda a unificar seus custos de TI e melhorar a eficiência do negócio – sem custos exorbitantes – pois em vez de gastar recursos com vários sistemas que necessitam de:
- Profissionais treinados;
- Infraestrutura específica;
- Equipes de suporte e licenças;
- Renovações de uso.
Você consegue concentrar todos esses custos em um único software e deixa de gastar mais com múltiplos sistemas diferentes, economizando nos gastos de TI, além de facilitar o cotidiano, pois a equipe precisará aprender a utilizar apenas um sistema.
Dados armazenados com segurança
O sistema ERP garante maior segurança aos dados do seu negócio, pois possibilita que os gestores criem níveis de acesso e controlem quem pode visualizar e editar determinadas informações.
Ele também mantém um alto nível de segurança de dados, pois com tudo unificado é possível melhorar a precisão e a consistência dos dados da empresa. Tudo armazenado em um sistema de banco de dados que permite backups centralizados dos dados confidenciais, tornando o negócio mais seguro.
Maior transparência nos processos internos
Utilizando um ERP, você tem acesso total a todos os processos importantes do seu negócio, o que torna os dados dos departamentos facilmente acessíveis para a equipe de gestão – e, com a disponibilidade das informações da empresa em um local centralizado, a colaboração torna-se maior.
Tudo isso permite uma conclusão mais ágil e simplificada das tarefas, maior transparência nos fluxos de trabalho e processos interdepartamentais facilmente rastreados.