O que é Branding, Logotipo e Logomarca?

O que é Branding, Logotipo e Logomarca?

O que é Branding?

Branding, na sua definição mais mais simples e direta, significa “Gestão de Marcas”.

A gestão de uma marca está relacionada com a criação e a manutenção da confiança, o que implica no cumprimento de promessas.

Basicamente, um branding é formado por manual de identidade visual (logotipo, papelaria da marca, padrões de cores e publicitários), documentos analíticos (pesquisas de mercado, concorrência, público alvo, produto e entre outras), posicionamento da marca (saber os objetivos e como chegar neles) e construção multissensorial baseado nos 5 sentidos (visão, audição, paladar, olfato e tato).

Ou seja, construir uma marca é um trabalho muito sério e que deve ser planejado, por isso a gestão da marca (branding) é um item necessário para todos os tipos e perfis de empresa.

O que é logomarca? 

Muitas pessoas falam logomarca quando se referem ao logotipo de sua empresa. E, normalmente, são  imediatamente corrigidas por profissionais de marketing, ou publicitários, falando que este é um termo ilógico.

Semanticamente falando, logomarca não faz sentido. De origem grega, “logo” é definido como “palavra” e “significado”. Já o termo “marca”, que vem do germânico “marka”, também é definido como “significado”. Ou seja, o termo é construído por duas palavras com a mesmo sentido, o que o torna redundante, assim como “subir pra cima”, “descer lá embaixo” ou até “eu vou te falar pra você”.

Entretanto, existem dicionários que assumiram essa palavra em sua lista de significados. Eles explicam que logomarca é um conjunto formado pela representação gráfica do nome de determinada marca, em letras de traçado específico, fixo e característico (logotipo) e seu símbolo visual (figurativo ou emblemático).

Existem pessoas que defendem a existência do termo, por mais redundante que pareça na etimologia. O nome se torna mais popular (comercial), e segundo eles, representa uma junção do logotipo com a marca ou símbolo.

E o que é logotipo?

Não podemos deixar de explicar o significado de Logotipo, que é o termo mais aceitos por profissionais da área de marketing e publicidade, menos conhecido por clientes, mas bem mais aplicável no dia a dia.

Um logotipo é um gráfico e/ou a marca tipográfica que identifica sua empresa, sendo responsável por apresentá-la através de fontes e tipografias. Ele representa a missão, a visão, os valores, a forma como ela se posiciona no mercado e como ela quer se apresentar para os clientes.

Etimologicamente, logotipo é formado pela junção de “logo” (significado), como foi explicado acima, e “typos”, que significa símbolo ou figura. Assim, forma um símbolo visível de um conceito.

Veja o vídeo abaixo e entenda melhor a diferença!

Não se esqueça de se inscrever no nosso canal e conferir os nossos outros textos sobre marketing!

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
Surpreendentemente, cerca...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo...

Rota Digital

O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
A publicidade moderna...
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Em 2025, as redes sociais...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital
O que é Headline e como ela pode transformar seus resultados no marketing digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais
Como fazer bons OKRs e transformar metas em resultados reais

Rota Digital

O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
O que é um Jingle e por que ele é uma ferramenta poderosa no marketing
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
As 20 Redes Sociais Mais Usadas no Brasil em 2025
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.