8 estratégias para prospectar clientes sem gastar nada

8 estratégias para prospectar clientes sem gastar nada

Atualmente, em um mercado cada vez mais concorrido e dinâmico, deseboas estratégias para prospectar clientes é mais do que necessário para qualquer tipo de empresa ou negócio. 

É fato: para um vendedor, prospectar chega a ser questão de sobrevivência.

Por isso, separei neste artigo 8 dicas que podem levar as suas estratégias de prospecção para o próximo nível. Continue lendo e descubra a importância de tornar a prospecção de clientes em um hábito.

A importância de boas estratégias para prospectar clientes

Normalmente, pequenos empresários e vendedores enfrentam um grande dilema para captar novos clientes ou leads: a preguiça.

Eu sei, prospectar pode ser algo que se torna monótona muito rápido e, sem dúvidas, pode ser uma atividade bem chata de desempenhar. 

Afinal, quando você tem que ligar para alguém que não está familiarizado com o seu trabalho, você precisa saber aproveitar cada momento de atenção que receber. É uma verdadeira maratona.

Muitas vezes, você não é bem recebido e tem que responder um interrogatório de como conseguiu o contato da pessoa, quem te passou o contato e por fim, depois de se explicar, tem que dizer o que você vende em tempo recorde, nos poucos segundos de atenção que esse prospect te deu.

Mas, tirando esses incômodos, prospectar é muito importante para o aumento da sua carteira de clientes, o aumento do seu faturamento e o sucesso do seu negócio.

Pois, com uma prospecção eficaz, você para de depender de mercado, parcerias malucas e, principalmente, da sorte de um cliente cair de paraquedas na sua empresa.

Como fazer uma prospecção eficaz?

Para conseguir uma prospecção eficaz, crie o hábito de prospectar todos os dias. Não existe dica melhor ou atalhos para conseguir mais clientes, é essencial que você tenha uma rotina consistente e metas diárias.

Com o tempo, você verá que os resultados serão bem superiores ao tempo que não se dedicava em prospectar. E perceberá que a sua empresa e você, como profissional, também se tornarão mais conhecidos e a divulgação por indicações também será um diferencial.

Bom, para isso, vamos começar a enumerar as 8 estratégias para prospectar clientes que eu separei, para que você consiga captar leads com facilidade e com um grande potencial para se tornarem novos clientes.

1 – Ofereça para conhecidos

Então, a primeira dica é: você tem amigos empresários? Então, comece por eles.

Primeiramente, ofereça seus serviços para quem já tem uma certa confiança em você. Então, a primeira dica é: você tem amigos empresários? Comece por eles.

Mande uma mensagem perguntando se eles estão satisfeitos com as oportunidades de negócio que recebem atualmente. Dessa forma, procure entender como você pode ajudá-los a melhorar.

Mesmo que seus amigos não estejam dispostos neste primeiro contato, pergunte se possuem outros empresários que você pode contatar e dê continuidade às suas abordagens.

Procure pelos “amigos de amigos”, pois esse tipo de relação já dá uma abertura maior para dar seguimento ao seu processo de prospecção.

Além disso, outra estratégia que eu recomendo colocar em prática na hora de prospectar pessoas que você já conhece é oferecer valor sem esperar nada em troca.

Por exemplo, pensando no marketing digital que é a minha área: se o seu amigo empresário estiver com dificuldade na parte de redes sociais ou de divulgação na internet, você pode oferecer algumas dicas ou uma breve consultoria sobre o assunto.

Mesmo que ele não pague por essa primeira ajuda, ele vai se lembrar de você na hora de fazer estratégias mais profissionais e com certeza vai compreender o valor da sua contribuição.

Assim, desse momento em diante, ele sempre contratará seus serviços.

2- Melhore os negócios dos outros

Caso você já tenha explorado esse círculo mais próximo de contatos, é o momento de prospectar quem você não conhece.

As redes sociais têm um potencial enorme para conseguir novas oportunidades.

Sempre que você achar uma empresa nova – seja no LinkedIn, que é mais voltado para o mundo empresarial, ou pelos anúncios que você recebe – tente descobrir como os seus serviços podem melhorar aquela empresa.

Por isso, vamos voltar ao exemplo de marketing digital: se você vê que os anúncios de certa empresa não estão bons ou o perfil está sendo mal gerenciado, você pode, educadamente, mandar uma mensagem explicando como os seus serviços podem ajudar a melhorar a marca.

Mas lembre-se: na hora de oferecer seus serviços, você também precisa oferecer valor. Mostre que é mais que uma simples transação, é um investimento.

3 – Participe de grupos

Assim como as redes sociais, os fóruns online também são um ótimo palco para prospecção.

Pense nos grupos de Facebook, por exemplo. Os grupos facilitam o encontro de pessoas que compartilham um interesse, um hobby ou até uma carreira profissional.

Por isso, se você encontra o grupo certo, com pessoas alinhadas aos seus serviços e mais inclinadas a se tornarem clientes, o processo de prospecção se torna muito mais eficiente.

Porém, não pense apenas em fazer uma lista de membros do grupo e ir atrás de um a um. Sempre procure começar interagindo.

Responda às perguntas de outros membros, publique conteúdos relevantes e mostre o seu know-how. Pode ter certeza que, com essa exposição, as pessoas do grupo também virão atrás de você procurando pelos seus serviços.

4 – Cold Mail

A quarta dica é: faça Cold Mail. Essa é uma dica um pouco mais complicada de acertar, mas que pode se tornar parte central das suas estratégias de prospecção.

Afinal, apesar do Cold Mail ser um contato “não solicitado” por e-mail, caso consiga acertar o tom da mensagem e exercer suas habilidades de convencimento, é uma ótima estratégia para prospectar clientes.

5 – Cold Call

Basicamente, o Cold Call tem um conceito semelhante ao Cold Mail: ligar para diversos empresários que têm o potencial de se tornarem clientes e ofertar seus serviços.

Porém, se o anterior já era complicado, pode ter certeza que acertar o tom no Cold Call é bem mais difícil.

Com o Cold Call, saber dosar a insistência com a importunação, ou a prestatividade com a invasão do espaço alheio é fundamental. Para isso, não tente apenas vender, procure ajudar quem está do outro lado da linha.

Apresente quais são os pontos de melhoria que você identificou em seu negócio e mostre como os seus serviços podem ajudá-lo.

6 – Utilize ferramentas a seu favor

Até agora, eu comentei sobre várias ferramentas que você pode usar sem gastar nada: redes sociais, e-mail, celular, etc. Porém, existem ferramentas dedicadas à prospecção de clientes, que você pode utilizar gratuitamente.

Com elas, você consegue uma melhor organização do seu plano de ações e coloca em prática aquilo que eu já reforcei como essencial: a rotina.

Algumas que eu posso recomendar são a Mixmax, a Sales Boomerang e a Pipedrive. Teste e descubra qual dessas plataformas possui os recursos certos para as suas vendas.

Mas lembre-se: a tecnologia pode trabalhar a seu favor, mas não faz o seu trabalho.

7 – Seja indicado

Muitos dizem que a prospecção é metade do processo de venda, mas poucos lembram que isso depende da qualidade da sua abordagem e dos seus serviços.

Afinal, se você seguir as estratégias sugeridas até aqui, é provável que você aumente a sua carteira de clientes.

Porém, se você se dedicar a prestar serviços de qualidade, responsáveis por fidelizar clientes, haverá também um aumento nas indicações, que tornam qualquer estratégia para prospectar clientes muito mais fácil.

Acredite, não existe nada melhor do que divulgação espontânea.

8 – Defina os próximos passos

A oitava e última dica é: ao final de cada primeiro encontro, seja responsável por definir o próximo passo.

Nesse sentido, seja claro na hora de sugerir um follow-up para retomar a conversa ou fazer uma apresentação mais completa. Deixe isso acordado com o seu potencial cliente e procure não pressioná-lo.

Algumas vendas levam mais tempo, mas manter um contato permanente potencializa as chances de conversão e de fidelização.

Conclusão

Espero que as minhas sugestões façam a diferença nas suas estratégias para prospectar clientes.

Caso você queira saber mais dicas e estratégias para vender mais e impulsionar o seu negócio, continue sempre acompanhando o Canal do Consultor.

Acesse também o meu canal do YouTube e se precisar esclarecer qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários ou me manda uma mensagem através do meu Instagram.

Até a próxima!

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
Quer criar um slogan...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...

Marketing

Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Aprenda como identificar...
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Antes de tudo, vivemos...

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Um slogan pode parecer...
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Resumo: KPI é a sigla...
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O marketing de influência...

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
No universo do planejamento...
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Em um mercado onde tudo...

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Nos últimos anos, o comportamento...
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
A vantagem do e-commerce...

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Se você já pesquisou...
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
A internet é hoje o ambiente...

Rota Digital

Qual é a rede social mais usada no Brasil em 2025?
Qual é a rede social mais usada no Brasil em 2025?
Descubra qual é a rede...
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Aprenda como identificar...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
o que é target
O que é Target?

Marketing

Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
O que é Marketing de Influência e por que ele transforma confiança em resultados
Marketing de experiência a importância de eventos presenciais na era digital
Marketing de experiência: a importância de eventos presenciais na era digital

Empreendedorismo

Como Fazer um Bom Slogan Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
Como Fazer um Bom Slogan: Guia Completo para Criar Frases Memoráveis
KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas

Ações Comerciais

KPI
O que é KPI? Guia prático para definir, medir e evoluir seus indicadores de negócio
Como trabalhar com marketing de influência guia estratégico para marcas
Como trabalhar com marketing de influência: guia estratégico para marcas
O que é CRM Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas
O que é CRM? Guia completo sobre tipos, vantagens e aplicações para empresas

Administração

As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
As 4 Palavras que Definem a Matriz SWOT e Como Elas Transformam Negócios
Método FOFA A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Método FOFA: A bússola estratégica que revela o caminho do seu negócio
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência

Ecommerce

Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Qual é a diferença entre e-commerce e loja virtual e como o omnichannel redefine o varejo
Vantagem do e-commerce descubra por que esse modelo transforma negócios
Vantagem do e-commerce: descubra por que esse modelo transforma negócios
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência
Como posso automatizar minha loja e ganhar mais eficiência?

SEO

O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Por que SEO é importante
Por que SEO é importante?
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo
Qual é o papel do SEO no marketing de conteúdo?

Rota Digital

Qual é a rede social mais usada no Brasil em 2025?
Qual é a rede social mais usada no Brasil em 2025?
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
Como identificar um slogan: guia prático, checklist e FAQ
O que significa SEO e o que é
O que significa SEO e o que é?
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.