[et_pb_section fb_built=”1″ custom_padding_last_edited=”on|desktop” admin_label=”section” _builder_version=”4.16″ custom_padding=”6px|0px|54px|0px||” custom_padding_tablet=”50px|0|50px|0″ custom_padding_phone=”” transparent_background=”off” padding_mobile=”off” make_fullwidth=”off” use_custom_width=”off” width_unit=”off” custom_width_px=”1080px” custom_width_percent=”80%” global_colors_info=”{}”][et_pb_row _builder_version=”4.16″ custom_padding=”0px||14px|||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” custom_margin=”13px|||||” global_colors_info=”{}”]
A habilidade de vender nos dias de hoje está muito relacionada com a capacidade do vendedor em captar a atenção de potenciais clientes, sem cansá-los. Para isso, uma das técnicas que garantem o aceleramento de vendas e a simplificação das negociações é o SNAP Selling.
A princípio, o SNAP Selling é uma técnica relativamente nova, mas que vem dando resultados para aqueles vendedores que têm que lidar com o consumidor moderno.
Afinal, conviver com a tecnologia acelerou o ritmo de nossas vidas e, da mesma forma, a tomada de decisão na hora das negociações tem que ser ágil e simplificada.
Por isso, continue aqui comigo que eu vou te explicar o que é o SNAP Selling e o que ele pode representar para o seu negócio e suas vendas.
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” min_height=”218.8px” custom_margin=”39px||-2px|22px||” custom_padding=”||16px|12px||” global_colors_info=”{}”]
O que é SNAP Selling?
Como o objetivo principal do SNAP Selling é acelerar vendas, ele utiliza como base um método que foi construído para ser um simples passo a passo, a ser seguido na hora da venda.
Assim como na metodologia de SPIN Selling, sobre a qual eu falei anteriormente no blog, o nome SNAP também serve como uma sigla para essas etapas que você deve seguir: Simplicidade, Novidade, Alinhamento e Prioridade.
Dessa forma, a maneira que o SNAP Selling aborda o cliente torna a negociação muito mais dinâmica, sem provocar cansaço ou induzir distrações.
Funciona exatamente como um “estalar de dedos”, que é referenciado diretamente no uso do termo “snap” em inglês. Você usa essa técnica para chamar a atenção do consumidor, instigando praticidade e rapidez; ou seja, num “estalar de dedos.”
[/et_pb_text][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”100%” module_alignment=”center” min_height=”218.8px” custom_margin=”39px||-2px|22px||” custom_padding=”||18px|12px||” global_colors_info=”{}”]
De onde surgiu o SNAP Selling?
O método foi desenvolvido pela autora Jill Konrath, em seu livro publicado em 2012, “SNAP Selling: Speed Up Sales and Win More Business with Today’s Frazzled Customers.”
Em tradução livre, o subtítulo “acelere as vendas e ganhe mais negócios com os clientes desgastados de hoje em dia” mostra que o público atual está “desgastado”, “esgotado”, e que ele busca as negociações mais fáceis e rápidas possíveis.
Por que aplicar o SNAP Selling nas suas vendas?
Como eu expliquei até aqui, SNAP Selling é para você que deseja acelerar o processo de vendas.
A princípio, essa técnica é responsável por melhorar a abordagem de vendedores, sempre apresentando o serviço ou produto de forma ágil e simplificada, mas também de maneira alinhada com as necessidades e vontades dos clientes.
Dessa forma, otimiza-se o relacionamento com o potencial cliente e inspira a sua tomada de decisão. Naturalmente, as vendas aumentam.
SNAP Selling na prática
Atualmente, os clientes são extremamente bem informados e sabem de outras ofertas de compra.
Por isso, o SNAP Selling propõe que o vendedor não pode estender explicações e argumentos que o potencial cliente já tem domínio. O vendedor deve se destacar dos demais com apenas um decisor — simples e alinhado com vontades e prioridades do consumidor.
Para você entender melhor, vou dar um exemplo sobre como o SNAP Selling pode funcionar na prática, passo a passo.
Simplicidade
Uma das primeiras questões que você precisa fazer é sobre a facilidade que o cliente tem para concluir a venda em sua loja.
Existem burocracias na hora da venda? Quais as possibilidades de pagamento oferecidas ao cliente? É rápido para sair da loja com o produto?
Novidade
O sentido de Novidade é ser capaz de transmitir que as suas soluções e os seus produtos são a novidade que faltava na vida do seu potencial cliente.
É o momento em que você deve se destacar e apresentar rapidamente as vantagens do seu produto, seus benefícios, expressando sempre autoridade sobre o que é vendido.
Alinhamento
Nesse meio tempo, não deixe que o seu cliente se distraia. Para manter a relevância do que está sendo ofertado, mantenha-se sempre alinhado com os objetivos, dores e necessidades do cliente.
Tente pegar um aspecto que o seu potencial cliente parece levar mais em consideração e utilize ele para guiar a negociação.
Por exemplo, se o cliente busca saber sobre a durabilidade do produto, conduza a negociação explorando esse aspecto.
Prioridade
Por fim, ao longo de toda a sua troca com o cliente em potencial, não perca a dinâmica. Sempre mantenha os aspectos mais importantes da venda na ponta da língua e em destaque durante toda a negociação.
É essencial que seja criado esse senso de urgência, mostrando que o seu produto ou serviço atende todas as prioridades do cliente, ao mesmo tempo que introduz gatilhos que a sua oferta é a mais alta prioridade para ele.
SNAP Selling vs SPIN Selling
Inicialmente, aprender sobre SNAP Selling e SPIN Selling ao mesmo tempo pode causar confusão.
Afinal, ambas são metodologias de vendas, baseadas em etapas simples para melhorar a abordagem do vendedor sobre as negociações e concluir mais vendas.
Entretanto, apesar das estruturas semelhantes e de ambas serem representadas por siglas, suas aplicações são diferentes.
Enquanto o SPIN Selling foca em criar uma processo de negociação, com vários argumentos de vendas e com um ciclo que pode levar mais tempo, o SNAP Selling tenta ser o oposto.
No SNAP Selling, a tendência é de existir apenas um decisor, para vendas de ciclo rápido com clientes que não querem ficar muito tempo na negociação.
Por isso, apesar de não ser exatamente uma regra, o SPIN Selling é melhor sucedido com vendas complexas, de ticket médio mais alto. Por sua vez, o SNAP Selling funciona melhor com vendas de ticket médio mais baixo.[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.16″ custom_margin=”|auto|11px|auto||” custom_padding=”0px||0px|||” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ global_colors_info=”{}”][et_pb_image src=”https://canaldoconsultor.com.br/wp-content/uploads/2022/06/SNAP-Selling-2.jpg” alt=”venda e compra e-commerce” title_text=”SNAP Selling (2)” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_image][et_pb_text _builder_version=”4.17.4″ link_text_color=”#E09900″ max_width=”91.8%” module_alignment=”center” custom_margin=”-16px|||||” custom_padding=”49px||0px|||” global_colors_info=”{}”]
Conclusão
Você já deve estar isso gravado, mas não custa reforçar: no mundo de hoje, simplificar e acelerar o processo de vendas pode ser o que faltava para o sucesso do seu negócio.
Dessa forma, o SNAP Selling é mais um dos métodos que você pode estudar, testar e aplicar para otimizar a abordagem do seu negócio na hora da venda.
Porém, se você quiser turbinar suas vendas e estar sempre por dentro de outros métodos para conquistar seus clientes, não se esqueça de sempre conferir o Canal do Consultor e se inscrever também no meu canal do YouTube.
E se você ficou com alguma dúvida, me conta nos comentários abaixo ou me chama no Instagram.
Até a próxima!
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”]
Canal do Consultor no YouTube:
[/et_pb_text][et_pb_video src=”https://www.youtube.com/watch?v=YDSbflXhbuM” _builder_version=”4.17.4″ _module_preset=”default” hover_enabled=”0″ global_colors_info=”{}” sticky_enabled=”0″][/et_pb_video][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” global_colors_info=”{}”][et_pb_text _builder_version=”4.16″ _module_preset=”default” link_text_color=”#e09900″ global_colors_info=”{}”]
Leia também:
- Você sabe qual é a diferença entre Inside Sales e SDR? (Sales Development Representative)?
- Pitch de vendas: como fazer um pitch matador?
- Como o WhatsApp Business pode alavancar suas vendas?
[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]