Investir em estratégias de SEO específicas potencializa a experiência do usuário e gera resultados sustentáveis em longo prazo
O SEO, sigla de Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias indispensáveis para impulsionar o e-commerce. Investir na otimização do site significa aumentar as chances de ser encontrado por clientes em potencial. No entanto, não é o único benefício, também melhora a experiência do usuário e constrói uma reputação digital mais forte.
É importante ressaltar que o processo é contínuo e os resultados podem variar com diversos fatores, como a concorrência e as atualizações dos algoritmos dos mecanismos de busca, por exemplo. Não há garantia de que irá alcançar o primeiro lugar em todas as pesquisas, porém as práticas de SEO, quando aplicadas corretamente, contribuem para um crescimento orgânico e sustentável do tráfego.
Faça um planejamento de palavras-chave
As palavras-chave são a ponte principal entre o conteúdo e os usuários. É necessário ter páginas com os termos mais relevantes para o negócio, aumentando as chances de aparecer nas primeiras posições nos resultados de pesquisa. Recomenda-se usar ferramentas como o planejador de palavras-chave do Google e o Ubersuggest no processo, especialmente por entregar dados sobre volume de busca, concorrência e tendências.
Produza títulos e Meta Tags únicos para cada URL
Elas não são visíveis na página em si, mas aparecem nos resultados de busca. Quando se faz uma pesquisa pela caixa do Google, o Meta Title é o título que aparece em azul, e a Meta Description é o texto que vem logo abaixo. É imprescindível que ambas sejam mais diretas e persuasivas, pois o leitor está em busca de um resultado rápido.
O tamanho ideal para o Meta Title é de 55 caracteres, e, para Meta Description, de 145 caracteres, especialmente para dispositivos móveis, os quais são cada vez mais relevantes para o Google. Evite textos genéricos ou repetitivos – a recomendação é oferecer um resumo claro e objetivo sobre o conteúdo da página.
Tenha um registro de endereço virtual e URLs amigáveis
O registro de domínio é o primeiro passo, servindo como um “espaço” exclusivo no âmbito digital. Por isso, precisa ser estratégico e pensado para um ranqueamento satisfatório. Escolha um nome que inclua o nome do negócio ou palavras-chave que sejam fáceis de lembrar.
Isso serve também para as demais URLs, que devem, novamente, incorporar palavras-chave assertivas e impedir caracteres especiais; dessa forma, os mecanismos conseguem compreender melhor os endereços virtuais e processar as informações sobre o conteúdo daquela página. Além disso, são mais atraentes para os usuários, incentivando-os a clicar nos links.
Não se esqueça de incorporar Alt Text
Toda indexação é baseada em textos. Isso significa que, para o Google, uma imagem é apenas um arquivo. Máquinas não possuem a capacidade de “ver” algo visual e identificar o que ela representa. Nesse sentido, acessibilidade digital e inclusão são consideradas práticas muito avaliadas pelo Google.
O Alt Text é uma breve descrição em relação ao que se enxerga na imagem, servindo como um substituto visual e sendo exibido quando a imagem não carrega da forma como deveria, ou quando um usuário ativa o leitor de tela. Permite que os buscadores entendam qual é o conteúdo da imagem e indexem a página mais rapidamente.