Uma demanda cada vez mais fundamental, o trabalho do publicitário é trabalhar e divulgar a imagem, seja de empresas, clientes ou produtos, de maneira assertiva e direcionada
Com uma área de atuação ampla, ao contrário do que comumente se pensa, a profissão de publicitário, regulamentada na década de 1960 no Brasil, vai muito além do desenvolvimento de campanhas publicitárias e ações de marketing. Embora essa seja uma das principais funções do publicitário, a área tem crescido em abrangência, e, junto da tecnologia, novas formas de trabalho também vão surgindo.
Para além da agência de publicidade
Hoje, o profissional de publicidade não fica mais apenas dentro de uma agência. Praticamente toda empresa, seja do ramo que for, vem trabalhando de forma mais criteriosa com seu marketing, dada a sua importância. Com isso, a profissão tem expandido seus horizontes, tornando-se cada vez mais imprescindível.
Características fundamentais do publicitário
Embora a produção audiovisual seja um dos pontos fortes da área, ela acaba sendo mais dinâmica que isso. O publicitário pode trabalhar até mesmo com relações públicas, atendimento, eventos e com gestão de marcas. Logo, há um leque de oportunidades para o profissional formado na área, a depender também da sua afinidade. Porém não pode faltar imaginação e facilidade com uma série de ferramentas.
Em um apanhado geral, o profissional de publicidade deve ser criativo e gostar de se comunicar, afinal, a publicidade é um dos ramos de um leque mais abrangente, o da comunicação. No seu dia a dia, pode trabalhar com o planejamento de campanhas, com a criação de textos, imagens e posts, principalmente quando está tratando com as mídias digitais e o marketing digital.
As mídias digitais são o novo terreno da publicidade
Estas estão em alta: cada vez mais as marcas se colocam nas redes, algo determinante para uma boa visibilidade. Em suma, a tarefa do publicitário é conhecer um determinado público e entender quais canais ou espaços publicitários melhor ligam ele às marcas. Logo, até mesmo a pesquisa de comportamento tem se tornado uma grande demanda dentro da área de publicidade.
Dentro da tecnologia, a Inteligência Artificial tem se tornado uma aliada cada vez maior, principalmente quando ocorre o chamado “bloqueio criativo”. A ajuda não substitui o profissional, porém; apenas otimiza o trabalho e ajuda a lapidar melhor o que está sendo construído. O domínio dessa e de outras ferramentas tecnológicas pode ser um diferencial, uma vez que a demanda por este conhecimento não para de crescer.
O escopo fora do digital
Se nas mídias digitais as técnicas de SEO dominam, em outras áreas do marketing, as demandas são diferentes. O publicitário que trabalha com relações públicas, por exemplo, pode ter que lidar com crises de imagem dos seus clientes. Quando estão trabalhando com branding, o objetivo é criar uma identidade visual para um cliente ou marca, tarefa nada fácil. Mas tudo começa com um bom atendimento, demanda esta que o publicitário também deve dominar.
Obviamente, muitos publicitários almejam trabalhar nas grandes agências, com os grandes nomes da profissão. Contudo, a máquina estatal com todo seu tamanho também abre os braços para esses profissionais. A publicidade dos governos, como campanhas e ações, também é idealizada por profissionais de marketing.
Como saber se a publicidade é a área a se escolher
No geral, o profissional formado em uma faculdade de publicidade precisa ser comunicativo, ousado e criativo. Além disso, tem de ser bem informado e ter a mente aberta. Quem deseja ingressar na área pode começar procurando por estágios, e tão logo providenciar um bom portfólio com seus trabalhos. Ainda que seja uma área que não exige um diploma, este se torna um grande diferencial para as empresas interessadas.