Publicidade: conheça a atuação do profissional de marketing no mercado atual
Publicidade: conheça a atuação do profissional de marketing no mercado atual

Publicidade: conheça a atuação do profissional de marketing no mercado atual

Publicidade: conheça a atuação do profissional de marketing no mercado atual

Uma demanda cada vez mais fundamental, o trabalho do publicitário é trabalhar e divulgar a imagem, seja de empresas, clientes ou produtos, de maneira assertiva e direcionada

Publicidade
(Créditos: Jacob Wackerhausen/iStock)

Com uma área de atuação ampla, ao contrário do que comumente se pensa, a profissão de publicitário, regulamentada na década de 1960 no Brasil, vai muito além do desenvolvimento de campanhas publicitárias e ações de marketing. Embora essa seja uma das principais funções do publicitário, a área tem crescido em abrangência, e, junto da tecnologia, novas formas de trabalho também vão surgindo.

Para além da agência de publicidade

Hoje, o profissional de publicidade não fica mais apenas dentro de uma agência. Praticamente toda empresa, seja do ramo que for, vem trabalhando de forma mais criteriosa com seu marketing, dada a sua importância. Com isso, a profissão tem expandido seus horizontes, tornando-se cada vez mais imprescindível.

Características fundamentais do publicitário

Embora a produção audiovisual seja um dos pontos fortes da área, ela acaba sendo mais dinâmica que isso. O publicitário pode trabalhar até mesmo com relações públicas, atendimento, eventos e com gestão de marcas. Logo, há um leque de oportunidades para o profissional formado na área, a depender também da sua afinidade. Porém não pode faltar imaginação e facilidade com uma série de ferramentas.

Em um apanhado geral, o profissional de publicidade deve ser criativo e gostar de se comunicar, afinal, a publicidade é um dos ramos de um leque mais abrangente, o da comunicação. No seu dia a dia, pode trabalhar com o planejamento de campanhas, com a criação de textos, imagens e posts, principalmente quando está tratando com as mídias digitais e o marketing digital.

As mídias digitais são o novo terreno da publicidade

Estas estão em alta: cada vez mais as marcas se colocam nas redes, algo determinante para uma boa visibilidade. Em suma, a tarefa do publicitário é conhecer um determinado público e entender quais canais ou espaços publicitários melhor ligam ele às marcas. Logo, até mesmo a pesquisa de comportamento tem se tornado uma grande demanda dentro da área de publicidade.

Dentro da tecnologia, a Inteligência Artificial tem se tornado uma aliada cada vez maior, principalmente quando ocorre o chamado “bloqueio criativo”. A ajuda não substitui o profissional, porém; apenas otimiza o trabalho e ajuda a lapidar melhor o que está sendo construído. O domínio dessa e de outras ferramentas tecnológicas pode ser um diferencial, uma vez que a demanda por este conhecimento não para de crescer.

O escopo fora do digital

Se nas mídias digitais as técnicas de SEO dominam, em outras áreas do marketing, as demandas são diferentes. O publicitário que trabalha com relações públicas, por exemplo, pode ter que lidar com crises de imagem dos seus clientes. Quando estão trabalhando com branding, o objetivo é criar uma identidade visual para um cliente ou marca, tarefa nada fácil. Mas tudo começa com um bom atendimento, demanda esta que o publicitário também deve dominar.

Obviamente, muitos publicitários almejam trabalhar nas grandes agências, com os grandes nomes da profissão. Contudo, a máquina estatal com todo seu tamanho também abre os braços para esses profissionais. A publicidade dos governos, como campanhas e ações, também é idealizada por profissionais de marketing.

Como saber se a publicidade é a área a se escolher

No geral, o profissional formado em uma faculdade de publicidade precisa ser comunicativo, ousado e criativo. Além disso, tem de ser bem informado e ter a mente aberta. Quem deseja ingressar na área pode começar procurando por estágios, e tão logo providenciar um bom portfólio com seus trabalhos. Ainda que seja uma área que não exige um diploma, este se torna um grande diferencial para as empresas interessadas.

Mais vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?
No mundo atual, as redes...

Marketing

Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Em um cenário digital...
Marketing Educacional: A Estratégia Definitiva para Atrair, Engajar e Encantar Alunos
Marketing Educacional: A Estratégia Definitiva para Atrair, Engajar e Encantar Alunos
A disputa por atenção...

Empreendedorismo

Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Em um cenário digital...
Infoprodutos Como Criar, Vender e Lucrar no Mercado Digital
Infoprodutos: Como Criar, Vender e Lucrar no Mercado Digital
No mundo atual, onde...

Ações Comerciais

Brand
Buyer Persona e Brand Persona: entenda as diferenças e como usá-las em conjunto
No universo do marketing...
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Uma marca é muito mais...

Administração

Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Realizar um bom controle...
Integração Entre Áreas da Empresa Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas da Empresa: Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas...

Ecommerce

Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Uma marca é muito mais...
Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Em um cenário digital...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...

Rota Digital

O que é Matriz GUT e como ela transforma decisões em ações estratégicas
O que é Matriz GUT e como ela transforma decisões em ações estratégicas
Tomar decisões é uma...
Descubra os 5 Principais Pontos Fracos que Podem Sabotar uma Empresa
Descubra os 5 Principais Pontos Fracos que Podem Sabotar uma Empresa
Inicialmente, nenhuma...

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade
Redes sociais influenciam as atitudes da sociedade?
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos
Slogan para Empresas: O Que É e 10 Exemplos Criativos Para Você Se Inspirar

Marketing

Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Marketing Educacional: A Estratégia Definitiva para Atrair, Engajar e Encantar Alunos
Marketing Educacional: A Estratégia Definitiva para Atrair, Engajar e Encantar Alunos
235
Marketing de Saúde: Estratégias Inteligentes para Atrair e Fidelizar Pacientes com Ética e Eficiência

Empreendedorismo

Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Infoprodutos Como Criar, Vender e Lucrar no Mercado Digital
Infoprodutos: Como Criar, Vender e Lucrar no Mercado Digital
Como criar bons anúncios no Instagram guia completo para destacar sua marca
Como criar bons anúncios no Instagram: guia completo para destacar sua marca

Ações Comerciais

Brand
Buyer Persona e Brand Persona: entenda as diferenças e como usá-las em conjunto
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão

Administração

Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Transforme o Controle de Estoque em Lucro e Eficiência
Integração Entre Áreas da Empresa Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Integração Entre Áreas da Empresa: Fortaleça o Marketing com Colaboração Setorial
Transforme sua Comunicação A Humanização como Vantagem Competitiva
Transforme sua Comunicação: A Humanização como Vantagem Competitiva

Ecommerce

Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Quais São os Arquétipos de Marca e Como Usá-los no Seu Negócio
Vendas Online Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
Vendas Online: Transforme Seu Negócio em uma Máquina de Conversão
10489941_4483805
Com avanço do e-commerce, certificado SSL deixa de ser opcional e vira estratégia

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico

Rota Digital

O que é Matriz GUT e como ela transforma decisões em ações estratégicas
O que é Matriz GUT e como ela transforma decisões em ações estratégicas
Descubra os 5 Principais Pontos Fracos que Podem Sabotar uma Empresa
Descubra os 5 Principais Pontos Fracos que Podem Sabotar uma Empresa
Brand
Buyer Persona e Brand Persona: entenda as diferenças e como usá-las em conjunto
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.