Há algumas décadas, não faria muito sentido falar em marketing promocional, pois o marketing, por si só, já era considerado uma ferramenta de promoção. Entretanto, os tempos mudaram, e o marketing passou a englobar cada vez mais campos e disciplinas.
De acordo com os teóricos contemporâneos — entre eles Philip Kotler, o principal influenciador acadêmico da área — o marketing moderno nunca esteve tão próximo da administração de empresas. Ele pode ser entendido como um grande processo que se inicia no estudo, na análise e na concepção de um negócio, se estendendo até a venda, a pós-venda e a fidelização.
Essa abordagem ampla exigiu novas ramificações na área, como o marketing promocional, cujo foco está na comunicação da marca e na geração de valor a partir de estratégias de divulgação. Ficou interessado? Então, continue a leitura para entender melhor esse conceito e aprender a utilizá-lo para alavancar o seu negócio!
O Que é Marketing Promocional?
Por definição, o marketing promocional é o conjunto de ações de comunicação de uma empresa e tem como principal objetivo a divulgação de uma marca e de seus produtos, bem como o aumento do seu reconhecimento no mercado.
O conceito de “promoção” em marketing se popularizou com os 4Ps do Marketing de Kotler, uma das metodologias mais difundidas da área. Segundo ela, a promoção é considerada o 4º P essencial para a existência e manutenção de um negócio, após o Preço, a Praça e o Produto. A seguir, vejamos cada um deles!
1º P: O Preço
Nessa primeira fase, definimos o preço de um produto considerando custos de produção, margem de contribuição, lucros e demais variáveis que constituem o processo de precificação.
Esse é o único P que gera receita para o negócio diretamente, por isso, deve ser muito bem planejado. Os elementos seguintes também geram retorno, mas de maneira indireta, ou seja, são investimentos de curto, médio e longo prazo.
2º P: A Praça
Esse segundo P está relacionado à distribuição do seu produto ou à área de cobertura do seu serviço, ou seja, onde você vende.
Se administra um comércio físico, por exemplo, você precisará conseguir um bom ponto em sua cidade, gerir um estoque, estudar a logística necessária e demais parâmetros envolvidos com o local. Por outro lado, se a sua empresa vende produtos em um e-commerce, será preciso pensar em canais de divulgação e estratégias de segmentação on-line.
3º P: O Produto
O terceiro P é o produto ou serviço que a sua empresa entrega. Aqui, pensamos em todos os atributos relacionados à sua oferta, sejam eles tangíveis ou intangíveis.
Uma das maiores preocupações do empresário nessa etapa é a demanda, e pesquisas são frequentemente utilizadas para identificar um público consumidor forte. Entretanto, se a sua empresa trabalha com algum produto inovador, o desafio é maior, pois será necessário criar uma demanda educando as pessoas e sugerindo novos comportamentos.
4º P: Promoção
Finalmente, temos o 4º P do Marketing, a Promoção. Nesta última etapa, o seu objetivo é fazer com que o seu futuro cliente saiba que você existe. Para isso, será preciso investir em estratégias de divulgação, firmar a presença da marca nos canais que a sua audiência utiliza e promover ações de publicidade, como comerciais e ofertas sazonais.
Vale ressaltar que esses 4Ps do Marketing foram desenvolvidos muito antes das transformações digitais ocorridas nos últimos anos, por isso, novas abordagens podem ser necessárias para garantir o bom desempenho do seu negócio nos dias de hoje. A metodologia 8Ps, por exemplo, é uma atualização do conceito de Kotler, pensada para a atual realidade do marketing digital.
Como Aplicar o Marketing Promocional?
Como você já deve ter percebido, o conceito de promoção dentro do marketing está relacionado à divulgação, e não aos famosos descontos do varejo. Portanto, quando tratamos de marketing promocional, estamos falando sobre os meios de tornar o seu empreendimento conhecido.
Sendo assim, algumas perguntas devem ser feitas para direcionar a sua estratégia de promoção:
- Com quem você está falando? Qual é o comportamento e qual é a linguagem do seu público?
- Quais são as características do seu mercado (cronograma, sazonalidade, demanda)?
- Quando e onde você pretende se comunicar com as pessoas?
- Quais são os canais (out-of-home, jornal, rádio, TV ou internet) mais utilizados pelo seu público?
- Como os seus concorrentes promovem a própria marca e os seus produtos?
Quando pensamos em marketing digital, porém, outros elementos entram no planejamento. Será preciso entender o comportamento on-line do seu público, descobrir as redes sociais que essas pessoas utilizam e que tipo de conteúdo consomem nelas. Todo esse conhecimento é imprescindível para conseguir atingir as pessoas certas no melhor momento.
Além disso, precisamos pensar em ações públicas, como a apresentação de campanhas publicitárias, propagandas, comerciais, eventos, entrevistas com especialistas em veículos de mídia relevantes e outras iniciativas, que podem exigir o apoio de uma comitiva de imprensa.
Quais São os Benefícios do Marketing Promocional?
Por fim, é preciso esclarecer que se destacar no mercado e conquistar novos clientes é cada vez mais difícil atualmente. Isso não se deve apenas à concorrência desenfreada, mas também aos consumidores, que estão ficando mais informados e exigentes.
Nesse cenário, o marketing promocional se mostra ainda mais importante para as empresas que desejam firmar seu espaço no mercado. Entre os seus principais benefícios, os que mais merecem ser destacados aqui são:
- Possibilidade de ativação de marca — quando uma empresa passa a ser reconhecida e fazer parte da vida das pessoas;
- Relacionamento mais direto com o público — o que torna as suas ações de marketing mais eficientes e ainda permite um estudo contínuo do comportamento do mercado;
- Crescimento da audiência — suas ações de divulgação ajudam a marca a ecoar as suas ideias e mensagens para mais pessoas;
- Maior número de vendas — variando de acordo com a abrangência das suas estratégias de comunicação;
- Mais apoio e fidelização — ao fazer parte da rotina das pessoas, a marca consegue criar um vínculo com seus consumidores, que passam a apoiá-la e dar preferência.
Conclusão
Em poucas palavras, de nada adianta ser o melhor profissional da região ou ter o melhor produto do mercado se ninguém conhecer o seu negócio e valorizar seu trabalho. Nesse sentido, é essencial trazer os holofotes para a sua empresa e fazer com que as pessoas certas conheçam as vantagens do seu empreendimento.
O marketing promocional, enfim, é um instrumento de divulgação, mas a sua concepção pode ir muito além disso. Grandes empresas não se limitam apenas a chamar a atenção do seu público, elas se esforçam para entregar grandes experiências aos seus consumidores ao longo de toda a jornada de compra. Lembre-se disso!
Este artigo fica por aqui, mas ainda temos muito conhecimento para ajudar o seu negócio a ter o sucesso que você tanto sonha. Por isso, se gostou desta leitura, aproveite para assinar a nossa newsletter e não perder mais nenhuma novidade do blog!