Traduzindo para o português Market Share significa Participação de Mercado. Portanto, é a fatia (ou quota) de mercado que uma determinada empresa, marca ou produto tem no seu segmento.

O que ajuda saber o Market Share de minha empresa, marca ou produto?

Sobretudo, o Market Share ajuda avaliar a força, os potenciais de crescimento e as dificuldades da sua empresa, marca ou produto junto a aceitação do mercado (clientes).

E, para entender melhor vamos usar como exemplo o setor de telefonia:

Uma empresa X tem 50% de números/clientes em telefonia móvel, já a marca Y tem 25% e as demais empresa do setor juntas somam outros 25%.

Portanto, neste caso a marca X tem a metade do mercado de telefonia móvel, com esses dados ela pode avaliar duas estratégias:

  • A primeira é de aumentar sua participação (trazer clientes dos concorrentes;
  • E a outra é não perder (clientes) percentual nessa quota.

Assim, parece óbvio. Mas não é! Pois ela tem de saber manter seus clientes ao mesmo tempo que pretende conquistar novos. Sobretudo, caso não consiga obter êxito poderá perder espaços para os concorrentes e com isso faturamento.

Já a marca Y e as outra concorrentes, tem como principal foco aumentar a participação do mercado, ou seja, buscar novos cliente. Porque, senão ela corre o risco da empresa X aumentar cada vez mais a diferença no mercado.

Como descubro o Market Share de uma empresa ou produto?

Através de pesquisas, mas para isso precisa-se contratar uma boa empresa ou instituto de pesquisas.

A ideia é ter um panorama mais correto para ajudar a buscar os melhores caminhos a se seguir e nas tomadas de decisões.

Ficou alguma dúvida? Assista o vídeo abaixo e veja se ele as esclarece.

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