“O que é CEO?”: descubra o que é C-Level e qual o significado das siglas

O que não falta no mundo empresarial são siglas e termos em inglês que causam certo estranhamento em um primeiro contato. Todos nós, por exemplo, já nos perguntamos o que é CEO e o que fazem esses cargos de liderança que sempre começam com a letra “C”, como CFO, CMO e por aí vai.

Por isso, o artigo de hoje serve para explicar, de uma vez por todas, o que é este grupo que chamamos de C-Level – ou nível C em português – e como eles atuam para liderar uma empresa e fazê-la prosperar.

Continue lendo, fique por dentro do mundo empresarial e descubra as melhores dicas para escalar até um cargo de liderança.

O que é C-Level?

Cada empresa tem uma organização e uma classificação de profissões que é particular do segmento em que ela atua. Para exemplificar, uma loja de shopping tem funcionários que desempenham o cargo de vendedor enquanto restaurantes têm cozinheiros e garçons.

Porém, quanto mais alto chegamos na hierarquia de qualquer empresa, mais frequentemente vemos cargos análogos, que possuem uma nomenclatura universal. Esses títulos costumam ser resumidos em siglas, como CEO, CFO, e por aí vai.

Tais cargos, que podemos agrupar como C-Level ou C-Suite, representam a liderança de departamentos inteiros e da empresa como um todo. 

Nesse sentido, são profissionais que compartilham os mesmos requisitos em preparação estratégica, teórica e emocional, capazes de tomar decisões que afetam o negócio como um todo.

Já as siglas do C-Level, apesar de serem muito utilizadas, têm origem na língua inglesa e, por isso, não são tão transparentes e poucos conhecem seus significados por extenso.

Porém, esses termos são conhecidos mundialmente. No senso comum, todos sabem o que é CEO

E um CEO nos Estados Unidos tem as responsabilidades e obrigações análogas ao de um CEO no Brasil, na Índia ou seja lá onde for.

Então, vamos começar a entender melhor o significado de cada uma dessas siglas e quais as funções desses cargos de liderança.

O que é CFO?

Primeiramente, vamos abordar o que exatamente é um CFO. A sigla de CFO em inglês significa Chief Financial Officer, que pode ser traduzido para o português como Diretor Financeiro do Ofício.

Assim, quando traduzimos este título por extenso, a ideia deste cargo fica bem mais compreensível.

O CFO é, portanto, a principal liderança sobre as operações financeiras e orçamentárias da empresa, sendo responsável pela liquidez, solvência e permanência no mercado da mesma. Tudo o que envolve custos para uma empresa, passa por esse diretor.

O CFO analisa todos os riscos de investimentos e aquisições que estão no horizonte da empresa, pensando tanto na sobrevivência da empresa atual quanto a longo prazo.

Por isso, é uma função que exige muita objetividade e um amplo conhecimento em economia e mercado em geral, com uma experiência de longa data na área financeira.

O que é CMO?

Igualmente ao CFO, o segmento de atuação do CMO também fica claro quando a gente fala o nome desse cargo por extenso: Chief Marketing Officer.

E quando falamos sobre Marketing, estamos nos referindo ao posicionamento da empresa no mercado e o fortalecimento da marca como um todo.

Nesse sentido, a função do cargo de CMO é analisar o mercado, detectar oportunidades e ameaças, ao mesmo tempo em que planeja estratégias para a ampliação da marca.

Para este título, é necessário possuir, além da experiência com a área de Marketing, um bom timing de campanhas, conhecimento sobre posicionamento e segmentação de produtos e disposição para aproveitar oportunidades cruciais para o real crescimento do negócio.

O que é COO?

O cargo de COO é um que não ouvimos tanto com essa sigla no contexto brasileiro. Porém, para o bom funcionamento dos cargos de C-Level, ele é um título chave.

COO significa Chief Operating Officer, o que podemos traduzir como Diretor de Operações de Ofício.

Ele costuma ser o segundo no comando, logo após o CEO, e tem a responsabilidade de garantir a eficiência e a produtividade de todas as operações comerciais da empresa. Por isso, ele normalmente trabalha em conjunto com o CFO, coordenando suas ações conforme o orçamento disponível. 

Em outras palavras, o COO se assegura que nada fique fora do lugar. Para isso, todos os planos e estratégias de negócio passam por ele.

O que é CEO?

CEO é a sigla que nós mais ouvimos nas notícias, nas redes sociais e no dia a dia.

É fácil cruzar com manchetes como “O CEO da Apple anunciou o novo iPhone” ou “Jeff Bezos deixa o cargo de CEO da Amazon”, mas poucos conseguem traduzir o que essa sigla significa por extenso.

Acredito que a maioria das pessoas traduz mentalmente esse termo como se fosse o “chefão” de uma empresa. Entretanto, o seu significado real é Chief Executive Officer

Traduzindo, teríamos algo como Chefe Executivo de Ofício.

Um CEO é considerado a autoridade máxima dentro de uma empresa, supervisionando todas as atividades operacionais do negócio e recebendo reportes dos demais executivos, como o CFO, CMO, e por aí vai.

Nesse sentido, cabe ao CEO liderar e levar todos os colaboradores e chefes de departamento rumo às metas e objetivos estabelecidos pela empresa ou tomar as decisões para segurar as pontas nos momentos de crise.

Essas decisões que o CEO precisa tomar são capazes de afetar a empresa a curto, médio ou longo prazo, o que requer uma boa visão de mercado e muita expertise na área, com um currículo cheio de certificados.

CEO e presidente são a mesma coisa?

É comum que o presidente seja o segundo no comando, logo depois do CEO.

Calma, eu sei que eu já falei que o COO costuma ser o segundo no comando, mas isso tem uma explicação: o presidente e o COO de uma empresa podem ser o mesmo profissional.

Em grandes empresas, isso acontece com certa frequência. Já nas startups e em empresas menores isso é ainda mais recorrente – podemos considerar normal que um mesmo profissional desempenhe mais de uma função C-Level

Então, não é estranho ver empresas em crescimento com uma pessoa que é CEO e ao mesmo tempo também é presidente, CFO ou COO.

Em resumo, o que é CEO e o que é ser presidente são coisas diferentes. Enquanto o CEO estabelece as metas da empresa em diversos prazos, o presidente é responsável por supervisionar se tudo está de acordo com o planejado pelo CEO.

Dicas para chegar ao C-Level

É esperado que os profissionais de C-Level tenham anos de experiência em suas respectivas áreas e se dediquem na sua própria carreira e aprimoramento. Sendo assim, capazes de atestar seus conhecimentos e habilidades específicas para manter uma empresa no mercado e em crescimento.

Algumas das competências que a gente pode listar como os diferenciais para o C-Level são:

  • Uma boa carreira acadêmica, com uma graduação compatível com o cargo e cursos complementares à formação. Ter MBAs relevantes é o ideal;
  • Línguas estrangeiras, como Inglês e Espanhol fluentes;
  • Expertise de liderança também é essencial, normalmente com 5 a 10 anos de experiência em liderança de equipe – desenvolvendo capacidades de negociação, estratégia, gestão e comunicação.

Tudo isso para dizer: a preparação para um cargo de C-Level começa bem cedo. É preciso fazer todo um planejamento de carreira, tentando aproveitar o máximo de cursos e atualizações que te deixe à frente dos demais e que ajude no seu desenvolvimento pessoal.

E aproveite as redes sociais, como o LinkedIn, e acompanhe os líderes que te inspiram. Descubra como eles conquistaram seus cargos e estude suas trajetórias até alcançarem o cargo em questão.

Conclusão

Espero que este texto tenha esclarecido as suas dúvidas sobre os cargos de C-Level e quais os significados das siglas que você tanto ouve falar na mídia.

Em suma, o mundo corporativo e empreendedor possui muitas particularidades, e saber mais sobre elas é uma das melhores formas de enriquecer a sua experiência e como você aborda a gestão do seu negócio.

Mesmo que você gerencie uma pequena empresa, a mentalidade das grandes corporações e o aprendizado com os grandes CEOs pode te ajudar a expandir seus horizontes.

Caso você queira ficar sempre por dentro do mundo empresarial e conhecer os principais modelos de negócio para atingir os seus objetivos, continue sempre acompanhando o Canal do Consultor.

Acesse também o meu canal do YouTube e se precisar esclarecer alguma dúvida, deixa aqui nos comentários ou me manda uma mensagem no meu Instagram.

Até a próxima!

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...
banner de um bom vendedor de sucesso
3 Perguntas que Todo Bom Vendedor Deve Saber Responder
Se você está envolvido...
capa_2008
O que é Key Visual? Como ter uma identidade única?
Aprenda tudo sobre o...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...
banner-parabola-da-vaquinha-canal-do-consultor
Parábola da Vaquinha
Esta parábola é a historia...
capa_3
O que é Cash and Carry? Como funciona?
Você já ouviu falar em...

Marketing

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
E aí, empreendedor? Você...
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico
O funil de vendas é uma...
Capa
Remarketing: A estratégia para impulsionar suas vendas online
Você já ouviu falar sobre...
Omnichannel, Multichannel e Crosschannel
Qual a diferença entre Omnichannel, Multichannel e Crosschannel?
Apesar de parecer a mesma...
cross channel
O que é Cross Channel? Descubra como usar essa estratégia
O Cross Channel é uma...

Empreendedorismo

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
No contexto atual, em...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...
3D rendering Online Order Parcel Delivery
Como medir o sucesso de um e-commerce?
No mundo atual, o comércio...
banner-canal-do-consultor-Callbell a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Callbell: a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Se você usa ou quer usar...

Ações Comerciais

Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público
Entender o comportamento...
homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
E aí, empreendedor? Você...
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
As compras online oferecem...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...

Administração

homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
No contexto atual, em...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...
banner-canal-do-consultor-Callbell a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Callbell: a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Se você usa ou quer usar...
imagem_2022-09-02_145559012
Como preparar sua empresa para trabalhar com Business Intelligence (BI)
Trabalhar com Business...

Ecommerce

Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
A proteção de dados é...
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
As compras online oferecem...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...
3D rendering Online Order Parcel Delivery
Como medir o sucesso de um e-commerce?
No mundo atual, o comércio...
Os 6 melhores Marketplaces para vender todos os dias
Os 6 melhores Marketplaces para vender todos os dias
Você já deve saber que...
Venda online conheça os 3 tipos de plataforma para e-commerce
Venda online: conheça os 3 tipos de plataforma para e-commerce
Você quer vender pela...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico
O funil de vendas é uma...
Black Hat SEO
A verdade nua e crua sobre Black Hat SEO
Black Hat SEO pode parecer...
tráfego na web
Tráfego na Web: Entenda o que é e como aplicar no seu site
Saber como dar um up...
dicas de seo
10 Dicas de SEO para Utilizar no seu Site
[et_pb_section fb_built=”1″...

Rota Digital

Métodos Eficazes para Potencializar suas Vendas e Expandir o Negócio
Métodos Eficazes para Potencializar suas Vendas e Expandir o Negócio
Oferecer produtos e serviços...
Live Commerce: A Estratégia Que Pode Multiplicar Suas Vendas
Live Commerce: A Estratégia Que Pode Multiplicar Suas Vendas
Saiba como essa tendência...
Estratégias Para Gerenciar um Ecommerce de Forma Eficiente
Estratégias Para Gerenciar um Ecommerce de Forma Eficiente
Entenda tudo sobre como...
Como Escolher a Melhor Plataforma de Vendas Online em 2025
Como Escolher a Melhor Plataforma de Vendas Online em 2025
Descubra as melhores...
Expansão de Marca: Como a Estratégia Transmídia Pode Elevar Seu Negócio
Expansão de Marca: Como a Estratégia Transmídia Pode Elevar Seu Negócio
A transmídia é uma abordagem...
O Poder da Reciprocidade: Como Aumentar Suas Vendas com Estratégia
O Poder da Reciprocidade: Como Aumentar Suas Vendas com Estratégia
Para que qualquer empresa...

Confira outros posts

Saiba como vincular o SEO local a estratégias para melhorar presença online 
Saiba como vincular o SEO local a estratégias para melhorar presença online 
No mercado digital, o...
10 Erros que Não Devemos Cometer no Mundo Digital
10 Erros que Não Devemos Cometer no Mundo Digital
No mundo digital, o sucesso...
Por Que Empresas Estão Adotando Geradores de Voz IA em Suas Estratégias de Marketing
Por Que Empresas Estão Adotando Geradores de Voz IA em Suas Estratégias de Marketing
No mundo do marketing...
SEO e UX como funciona a combinação estratégica que impulsiona o marketing digital das empresas
SEO e UX: como funciona a combinação estratégica que impulsiona o marketing digital das empresas
Técnicas de SEO e experiência...
Como uma boa identidade visual impacta no marketing do seu negócio?
Como uma boa identidade visual impacta no marketing do seu negócio?
Uma marca com uma identidade...
Como criar um texto persuasivo de vendas que realmente converte
Como criar um texto persuasivo de vendas que realmente converte
O texto persuasivo de...