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Você já ouviu falar de AIDA, AIDAS e AIDCAS? Mas o que eles significam? É o que vamos falar no post de hoje!

Você sabe como funciona o comportamento do seu cliente ou da pessoa que você quer ter como cliente?

Não? Calma, eu tenho um segredo pra te contar: ninguém sabe exatamente. Mas diversos pesquisadores já tentaram descobrir isso, e não é que algumas teorias que surgiram desses estudos realmente fazem sentido e podem trazer bons resultados?

É caso do Modelo AIDA, que é o nosso tema de hoje do Canal do Consultor.

O que é AIDA?

Esse é um modelo que tenta explicar o comportamento humano na hora da decisão de compra, pensado pela primeira vez em 1898 mas que ainda continua muito atual.

Segundo esse conceito, os passos para fazer com que alguém tenha a atitude que você espera, como por exemplo a compra do seu produto, são os seguintes:

ATENÇÃO!

Chamar a atenção, esse o ponto crucial, sem ele os outros nem chegam a acontecer. Você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica?

Por isso, cause uma boa impressão e tente encantar as pessoas logo de cara. Um bom exemplo disso, são os anúncios do youtube que você pode pular depois de 5 segundos.

Nesse caso, o anunciante tem 5 segundos para chamar a sua atenção e deixar claro que vale a pena assistir o vídeo. Se ele não conseguir. você certamente vai pular o anúncio e aí todo restante da mensagem foi por água abaixo.

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INTERESSE

Você já conseguiu fazer com que a pessoa pare para te ouvir? Agora você precisa mostrar porque ela agiu bem quando decidiu olhar pra você. E explicar exatamente quais as vantagens e os benefícios que o seu produto pode proporcionar.

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DESEJO

Você alguma vez já pensou: “Nossa como eu vivi até hoje sem conhecer tal coisa?” É, meu amigo, esse é o famoso desejo e sensação de eu quero muito esse produto, e que ele vai mudar a minha vida. É quase que uma venda já feita. Por isso cuidar dessa fase e plantar a sementinha do desejo no seu cliente é tão importante. 

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AÇÃO

E claro, chegou a hora de partir para a ação. Os outros passos já mostraram para o seu cliente que comprar o produto é um boa opção. Mas agora é a hora de convida-lo a tomar a atitude.

E o que é AIDAS e AIDCAS?

Esses quatro passos compõem a teoria original. Mas já existem estudiosos que defendem que o processo não acaba aí. E que depois da compra o produto precisa atender as expectativas que você gerou no cliente, se não ele nunca mais vai voltar. Por isso existem empresas que trabalham com o conceito AIDAS. Adicionando um S de satisfação, que é a cereja do bolo. Numa tentativa de conquistar a tão sonhada fidelidade.

Além disso, também existem profissionais que trabalham com o conceito AIDCAS. Onde também é acrescentado um C de Convicção. Nos dias de hoje, com tanta informação dando sopa na internet, e tantos boatos e invenções que vemos por aí. As pessoas estão se tornando cada vez mais céticas. Por isso quase sempre só informar não é suficiente! Você precisa mostrar que os benefícios são reais e passar o máximo possível de confiança para o seu cliente.

Ainda tem Dúvidas??? Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o tema.

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