O que é AIDA, AIDAS e AIDCAS?

Você já ouviu falar de AIDA, AIDAS e AIDCAS? Mas o que eles significam? É o que vamos falar no post de hoje!

Você sabe como funciona o comportamento do seu cliente ou da pessoa que você quer ter como cliente?

Não? Calma, eu tenho um segredo pra te contar: ninguém sabe exatamente. Mas diversos pesquisadores já tentaram descobrir isso, e não é que algumas teorias que surgiram desses estudos realmente fazem sentido e podem trazer bons resultados?

É caso do Modelo AIDA, que é o nosso tema de hoje do Canal do Consultor.

O que é AIDA?

Esse é um modelo que tenta explicar o comportamento humano na hora da decisão de compra, pensado pela primeira vez em 1898 mas que ainda continua muito atual.

Segundo esse conceito, os passos para fazer com que alguém tenha a atitude que você espera, como por exemplo a compra do seu produto, são os seguintes:

ATENÇÃO!

Chamar a atenção, esse o ponto crucial, sem ele os outros nem chegam a acontecer. Você já ouviu dizer que a primeira impressão é a que fica?

Por isso, cause uma boa impressão e tente encantar as pessoas logo de cara. Um bom exemplo disso, são os anúncios do youtube que você pode pular depois de 5 segundos.

Nesse caso, o anunciante tem 5 segundos para chamar a sua atenção e deixar claro que vale a pena assistir o vídeo. Se ele não conseguir. você certamente vai pular o anúncio e aí todo restante da mensagem foi por água abaixo.

INTERESSE

Você já conseguiu fazer com que a pessoa pare para te ouvir? Agora você precisa mostrar porque ela agiu bem quando decidiu olhar pra você. E explicar exatamente quais as vantagens e os benefícios que o seu produto pode proporcionar.

DESEJO

Você alguma vez já pensou: “Nossa como eu vivi até hoje sem conhecer tal coisa?” É, meu amigo, esse é o famoso desejo e sensação de eu quero muito esse produto, e que ele vai mudar a minha vida. É quase que uma venda já feita. Por isso cuidar dessa fase e plantar a sementinha do desejo no seu cliente é tão importante.

AÇÃO

E claro, chegou a hora de partir para a ação. Os outros passos já mostraram para o seu cliente que comprar o produto é um boa opção. Mas agora é a hora de convida-lo a tomar a atitude.

E o que é AIDAS e AIDCAS?

Esses quatro passos compõem a teoria original. Mas já existem estudiosos que defendem que o processo não acaba aí. E que depois da compra o produto precisa atender as expectativas que você gerou no cliente, se não ele nunca mais vai voltar. Por isso existem empresas que trabalham com o conceito AIDAS. Adicionando um S de satisfação, que é a cereja do bolo. Numa tentativa de conquistar a tão sonhada fidelidade.

Além disso, também existem profissionais que trabalham com o conceito AIDCAS. Onde também é acrescentado um C de Convicção. Nos dias de hoje, com tanta informação dando sopa na internet, e tantos boatos e invenções que vemos por aí. As pessoas estão se tornando cada vez mais céticas. Por isso quase sempre só informar não é suficiente! Você precisa mostrar que os benefícios são reais e passar o máximo possível de confiança para o seu cliente.

Ainda tem Dúvidas??? Veja abaixo um vídeo explicativo sobre o tema.

Você também pode curtir o nosso Facebook e Instagram, e conferir o nosso canal do Youtube.

Leia também os nossos outros posts para ficar por dentro do mundo do marketing digital:

O que é Business Intelligence?

Dropshipping: o que é? Posso fazer?

Mais Vistos

Nos ultimos 30 dias.
o que é target
O que é Target?
Se você ainda não sabe...
banner de um bom vendedor de sucesso
3 Perguntas que Todo Bom Vendedor Deve Saber Responder
Se você está envolvido...
capa_2008
O que é Key Visual? Como ter uma identidade única?
Aprenda tudo sobre o...
capa_2708
Conheça os 7 Ps do Marketing de Serviços
O marketing de serviços...
banner-parabola-da-vaquinha-canal-do-consultor
Parábola da Vaquinha
Esta parábola é a historia...
capa_3
O que é Cash and Carry? Como funciona?
Você já ouviu falar em...

Marketing

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
E aí, empreendedor? Você...
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico
O funil de vendas é uma...
Capa
Remarketing: A estratégia para impulsionar suas vendas online
Você já ouviu falar sobre...
Omnichannel, Multichannel e Crosschannel
Qual a diferença entre Omnichannel, Multichannel e Crosschannel?
Apesar de parecer a mesma...
cross channel
O que é Cross Channel? Descubra como usar essa estratégia
O Cross Channel é uma...

Empreendedorismo

empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
No contexto atual, em...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...
3D rendering Online Order Parcel Delivery
Como medir o sucesso de um e-commerce?
No mundo atual, o comércio...
banner-canal-do-consultor-Callbell a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Callbell: a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Se você usa ou quer usar...

Ações Comerciais

Conceito comportamento do consumidor
Comportamento do Consumidor: O Segredo para Conquistar a Mente e o Coração do seu Público
Entender o comportamento...
homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...
empresário descobrindo como prospectar clientes
6 Estratégias para Prospectar Clientes sem Gastar Dinheiro
Prospectar clientes é...
influenciador parceiro no marketing de influência
Marketing de Influência: Como Colaborar com Influenciadores para Impulsionar Vendas
E aí, empreendedor? Você...
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
As compras online oferecem...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...

Administração

homem pensativo sobre o plano de negócios
Como Montar um Plano de Negócios Prático em 8 Etapas
Um plano de negócios...
Notebook com nave especial decolando da tela para indicar como o empreendedorismo digital está a alçando voos mais longes
Empreendedorismo Digital: Como Iniciar um Negócio Online de Sucesso
Hoje é dia de falar de...
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
Ferramentas de colaboração em equipe para home office
No contexto atual, em...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...
banner-canal-do-consultor-Callbell a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Callbell: a ferramenta de atendimento no WhatsApp que vai mudar o seu negócio
Se você usa ou quer usar...
imagem_2022-09-02_145559012
Como preparar sua empresa para trabalhar com Business Intelligence (BI)
Trabalhar com Business...

Ecommerce

Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
Proteção de dados: veja quais são as medidas a serem tomadas
A proteção de dados é...
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
Como a tecnologia está revolucionando as compras online
As compras online oferecem...
Segurança da informação: veja práticas adequadas
Segurança da informação: veja práticas adequadas
De maneira geral, é possível...
3D rendering Online Order Parcel Delivery
Como medir o sucesso de um e-commerce?
No mundo atual, o comércio...
Os 6 melhores Marketplaces para vender todos os dias
Os 6 melhores Marketplaces para vender todos os dias
Você já deve saber que...
Venda online conheça os 3 tipos de plataforma para e-commerce
Venda online: conheça os 3 tipos de plataforma para e-commerce
Você quer vender pela...

SEO

SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
SEO e SEM: O que são e qual a diferença entre eles?
No mundo do marketing...
Técnicas de SEO na prática
10 Técnicas de SEO para Impulsionar o Posicionamento do seu Site
Se você deseja aumentar...
4a94a0_8f7a1a48308d4c50aaa1c41462e5a67d~mv2
Funil de vendas: como desenvolver conteúdo estratégico
O funil de vendas é uma...
Black Hat SEO
A verdade nua e crua sobre Black Hat SEO
Black Hat SEO pode parecer...
tráfego na web
Tráfego na Web: Entenda o que é e como aplicar no seu site
Saber como dar um up...
dicas de seo
10 Dicas de SEO para Utilizar no seu Site
[et_pb_section fb_built=”1″...

Rota Digital

Conheça 10 Tendências de Marketing Digital para Acompanhar em 2025
Conheça 10 Tendências de Marketing Digital para Acompanhar em 2025
Com o fim de cada ano,...
Stakeholders: Entenda o Papel das Partes Interessadas nos Negócios
Stakeholders: Entenda o Papel das Partes Interessadas nos Negócios
Entender o conceito de...
Transforme Obstáculos em Vantagens no Marketing
Transforme Obstáculos em Vantagens no Marketing
O marketing digital no...
Descubra o Poder das Lives: Guia Completo Para Iniciantes
Descubra o Poder das Lives: Guia Completo Para Iniciantes
Se você ainda não utiliza...
CIOT: Essencial para a Transparência no Transporte Rodoviário
CIOT: Essencial para a Transparência no Transporte Rodoviário
No setor de logística...
Entenda a Relação entre Sustentabilidade e Logística
Entenda a Relação entre Sustentabilidade e Logística
Embora não seja uma ideia...

Confira outros posts

Como criar um texto persuasivo de vendas que realmente converte
Como criar um texto persuasivo de vendas que realmente converte
O texto persuasivo de...
Como Superar os Desafios dos Atrasos nas Entregas
Como Superar os Desafios dos Atrasos nas Entregas
O recebimento da mercadoria...
começar no dropshipping
Como Começar no Dropshipping do Zero em 2024
O dropshipping é uma...
Inbound marketing no setor imobiliário: atração e fidelização com conteúdo relevante
Inbound marketing no setor imobiliário: atração e fidelização com conteúdo relevante
Saiba mais da estratégia...
3 estratégias de marketing para melhorar os resultados de um pet shop
3 estratégias de marketing para melhorar os resultados de um pet shop
Saiba como cupons de...
Principais fatores que moldam o comportamento do consumidor
Principais fatores que moldam o comportamento do consumidor
Entender as influências...